Resenha do filme Top Gun

Por Krisna Martins da Silva

Nos ano de 1986 foi lançado o filme Top Gun, filme este que foi considerado uma das maiores bilheterias daquele ano, mas também não era pra menos, pois, era um filme que tinha no elenco o ator Tom Cruise no início de sua carreira, e tinha também o então desconhecido ator Val Kilmer, que fez bastante sucesso nos anos 90, atuando em muitos filmes como Batman Eternamente, que  tem em seu elenco a também desconhecida atriz Meg Ryan, esse  filme é uma mescla de ação, música, romance e uma fotografia fora de série, podemos perceber que no filme tem muita adrenalina e evidencia o perigo constante que os pilotos americanos passam para entrar no curso de pilotos de caça que é muito prestigiado pela marinha americana.

A trama de Top Gun tem como cena inicial a decolagem e aterrisagem de aviões e tem como foco a história de Pete “Maverick” Mitchell, um jovem piloto impetuoso, que não se importava em violar regras, mas ele carregava consigo traumas de seu passado como a morte de seu pai, que também era piloto e que acabou morrendo por causa de um suposto erro e que levou juntamente com ele outras vidas, e ele descartava o fato de terem o obrigado a trabalhar com inimigos soviéticos em uma missão. Mas mesmo com todos esses obstáculos Maverick só quer poder provar a sua competência e o seu valor a si mesmo, pois, ele sempre busca ser o melhor piloto.

A partir do momento que Maverick entra para a escola de pilotos de caças, ele acaba conhecendo a bela Charlotte Blackwood, que seria a sua instrutora, ela é uma mulher durona e arredia, com quem ele iria ter que aprender as teorias dos cursos de pilotos, mas na verdade ele acaba se apaixonando por sua instrutora, mas conquistar a bela não foi uma tarefa muito fácil, podemos citar uma cena do filme em que numa noite ele arrisca seduzir Charlotte, só que ele se dá mal, mas depois todo sacrifício valerá a pena, pois, no final ele consegue conquistar a moça e acaba vivendo um lindo romance com ela. Em outra cena vemos ele andando de moto e de fundo musical toca a linda música “Take My Breath Away “do Berlin, canção esta que rendeu um Oscar ao filme, mas como nem tudo no filme é amor e romance, Maverick teria que ter algumas doses de aventura e adrelina, enfrentando o “folgado” Tom “Iceman” Sazanski, que era um homem arrogante, que se achava melhor que o Maverick quando estava pilotando, e toda essa competitividade era um exemplo da rivalidade que existiu durante muitos anos entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética, que foi chamada de Guerra Fria. O filme Top Gun também foi indicado aos prêmios: Efeitos Sonoros, Montagem, Som. Globo de Ouro 1987 - Vencedor do prêmio: Música Original. Indicado aos prêmios: Trilha Sonora. Para mim as cenas boas são as cenas de batalhas dos aviões que considero espetaculares.