A obra é composta pelos doze trabalhos finais dos estudantes de Mídia e Tecnologias da FATEA. Os nomes dos discentes são: Adriano Matheus da Cunha Pereira, Ana Cláudia da Cruz Silva, Arildo Silva de Carvalho Júnior, Camila Alves S. Rodrigues Pimentel, Débora Burini, Francini Mengui Campos, Helaine Aparecida Pelegrine Silva, Jeferson Diego da Silva, Karina Pereira Ferreira, Pedro Henrique M. Whately Martins, Ralphy Batista dos Santos e Thamyres Yumi Côrte-Real S. Kubo.

E quanto aos responsáveis que se encarregaram da organização da obra são: Jefferson José Ribeiro de Moura (diagramação), Neide Aparecida Arruda de Oliveira (revisão) e Diego de Magalhães Barreto (Capa).


O livro que tem como título: Educação e Mídia: Propostas para Trabalhar Educomunicação, pertencente à coleção "Bicho Carpinteiro" 1, foi publicado em 2014 pela Editora Instituto Santa Teresa, tem 338 páginas e, como mencionado anteriormente, está dividido em doze tópicos, que respectivamente são: Tecnologia na Educação: a aprendizagem da Língua Inglesa por meio da rede social LiveMocha; A Escola na Tela da TV: Experiências da Linguagem Ficcional Televisiva na Escola Pública; O Facebook como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua estrangeira; O Jogo Angry Birds Space como Ferramenta Educativa;
Produção de Rádio para crianças do ensino de base em Lorena-SP; Educomunicação: uma análise das técnicas publicitárias como ferramenta de ensino-aprendizagem na formação do senso crítico com alunos do 7° ano das redes pública e particular de ensino; Gênero Discurso Peça Teatral: Uma Adaptação da Obra Dom Casmurro; Uso da Comunicação Social como ferramenta complementar de educação para educandos da Casa do Pequeno; Uso da Tecnologia como mediação pedagógica; A utilização do roteiro como estratégia de ensinoaprendizagem;
Educomunicação - Um campo de conquistas e desafios a partir de práticas educomunicativas e por fim o tópico A rádio comunitária como ferramenta no exercício da cidadania.