Sergio L.G. Pinheiro,Wilson Schmidt, O enfoque sistêmico e a sustentabilidade da agricultura familiar; Uma oportunidade de mudar o foco de objetos/sistemas físicos de produção para os sujeitos/complexos sistemas vivos e as relações entre o ser humano e o ambiente.

 

Segundo o  texto, a abordagem sistêmica de forma holística estar causando diferenças em diversas experiências como na Associação de Agricultores ecológicos das encostas da Serra Geral de Santa Catarina(AGRECO) , melhorando em diversos aspectos.

Mas a palavra sistema trás diversas interpretações como:visão do todo,interação e autonomia, organização e objetivos.

O modelo soft systems é o utilizado no sistema agroecologico em que os resultados são construídos sociamente, enquanto que a abordagem hard systems é usada na Agricultura e não leva em consideração o grupo,mais muitas das vezes prevalece a opinião dos técnicos.

Para o autor ao levarmos a abordagem Hards Systems no espaço produtivo,a realidade é única e objetiva,o que interessa é o aspecto físico da realidade,o conhecimento popular pode ser levado em consideração, mais o que prevalece é superioridade da ciência.

Enquanto que na Soft- Systems, as realidades dependem da concepção de cada ser humano, buscando dialogar maneiras de reconhecer e aperfeiçoar a realidade.