No Artigo PROFISSÃO PROFESSOR: DIVERSIDADE, ADVERSIDADE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL o autor apresenta uma análise da profissão docente diante das diversidades e adversidades contemporâneas que a permeiam. Para atingir o seu objetivo o autor utilizou pesquisa bibliográfica predominantemente qualitativa onde procurou estabelecer relações entre a diversidade contextual da profissão docente e as adversidade inerentes à complexidade do seu exercício.

O autor do artigo o dividiu cinco capítulos. No primeiro capítulo faz uma introdução com um breve argumento histórico-filosófico sobre o homem e o ensino, onde apresenta a afirmação “ensinar é humano”, que direciona a temática do texto até o final. No segundo capitulo é abordado o procedimento metodológico que rege o artigo, sendo ancorado em reflexões e leituras de uma disciplina do curso de mestrado ocorrido em um semestre em uma universidade pública de Minas Gerais. No terceiro capítulo o autor trata das constatações da adversidade na diversidade apresentando argumentos quantitativos e qualitativos da profissão docente, analisando os seus obstáculos e as suas dificuldades de reconhecimento junto a sociedade, discorre sobre as políticas públicas nacionais e a sua ineficiência, a ineficácia de sua representatividade profissional de classe. A itinerância do profissional docente também foi elucubrado pelo autor no mesmo capitulo, a indisciplina dos alunos nos alunos de educação básica também é discutida, bem como a percepção da sociedade em vista a função do docente. No quarto capítulo as possibilidade de transformação, dentro das sugestões apresentadas e largamente embasadas em bibliografia especializada o autor arrola a ligação entre a universidade e/ou instituição de ensino superior e a escola, alegando que não é só necessária como imprescindível e, observando que nesse particular, encontram-se poucas iniciativas. O autor conclui o artigo incentivando os professores a buscar motivação nas adversidades e transforma-las em oportunidades de contribuição para uma sociedade melhor, mais justa e igualitária. Apresenta, também como caminhos imprescindíveis para atingir essa máxima a capacitação ampla para toda a complexidade envolta na docência, incorporação do uso das novas tecnologias de informação e comunicação e a política (ciência social) como instrumento de construção coletiva e humanitária.

Há que se admitir que a figura do professor, que já não grassava de grande respaldo em nosso país, tem, nas últimas décadas, decaído ainda mais. O educador como fonte de inspiração e referência para a juventude é uma figura que tem experimentado uma decadência expressiva, tanto por todas as questões culturais tão bem debatidas pelo autor do artigo aqui resenhado, quanto por ideologias pérfidas das novas configurações educacionais que permeiam a academia contemporânea. A crise de autoridade que experimentamos, a filosofia de que o saber é apenas mais um produto de consumo tem interferido no comportamento dos discente com relação aos seus mestres. A simples apresentação de conteúdo é insuficiente para tornar o indivíduo um profissional docente. Essa figura que denota hierarquia na sala de aula tente a assumir uma posição cada vez mais passiva se não aprender a reagir as intempéries da depreciação de sua profissão. Cabe aos próprios docentes buscar a cura desse mal, reassumir seu lugar na sociedade, demostrar que a sociedade carece de aprendizado e que esse saber só pode ser distribuído por alguém reconhecido, valorizado e, acima de tudo, confiante do seu papel.

A sociedade prossegue se organizando na medida de sua evolução, a humanidade usa o conhecimento para progredir em suas relações interpessoais, nas suas relações com o meio ambiente e no autoconhecimento. Destarte a presença do profissional da docência é imprescindível e preponderante a evolução das sociedades.

O artigo aqui resenhado propõe a valorização do docente por ele mesmo, pela sociedade e pelas instituições, o autor é generoso ao apresentar os caminhos que podem reconduzir o docente ao seu lugar de respeito dentro da sociedade. Mudar paradigmas para o sucesso dessa empreitada é possível e necessário. O presente trabalho deve servir para orientar uma nova postura tanto para o profissional da docência quanto às instituições que o abrigam e mantém no sistema educacional. É uma leitura recomendada aos professores, alunos, instituições e especialmente, os governos que podem daqui criar programas de incentivo ao professor e beneficiar a sociedade como um todo.

O Artigo estudado nesta resenha é de autoria de Júlio Cesar Oliveira Bernardo, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em  Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro –UFTM / Uberaba - MG.

Levi Lima de Oliveira (Levi Beltrão)

Economista (CORECON/PA 3552)

Aluno do Curso de Pós Graduação e Docência do Ensino Superior – ITPAC/FAHESA – Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína.