Hipólito, Artur J. Competindo pelo Cliente. Blumenau, SC: editora Eko, 2004.

Competindo pelo Cliente é uma obra de Artur j. Hipólito um advogado formado pela PUC Campinas e Pós-graduado em marketing pela escola superior de Propaganda e Marketing. Foi responsável pela formação das primeiras equipes do Banco do Brasil, foi franqueador da maior rede de franquias do mundo, chegando á diretoria da rede Wizird, da palestras sobre marketing vendas e atendimento ao cliente, atuando em várias empresas como Senac e Sebrae.

  Nos dias atuais vivemos em uma sociedade extremamente competitiva e capitalista.

No entanto essa obra destina-se a pessoas que trabalham ou pretendem atuar na área de vendas e atendimento, seja de produto tangível ou intangível.

  O vendedor tem que fazer de um tudo para conquistar o cliente, o mais difícil do que está conquista é manter a fidelidade do mesmo, que anda cada vez mais exigente, e a competição mais acirrada. Então para que isso seja possível o bom vendedor terá que ser o melhor nesta luta incansável.

  Como sabemos a prioridade é obter o tal cliente a qualquer custo, o profissional em vendas não poderá medir esforços, adotando boas técnicas de vendas, tendo visão comercial, as quais são fundamentais nos princípios de marketing o qual rege toda a estrutura para uma boa venda.

  Hipólito aponta estratégicas para vencer essas barreiras e alcançar resultados mais satisfatórios na carreira profissional. Dando uma dose de incentivo para que o leitor possa conseguir em sua vida, seja financeira ou pessoal.

   Segundo o autor o marketing é uma ciência de manter e conquistar o cliente. E ainda alerta o leitor manter sempre atualizado tecnologicamente com as mudanças que acontecem constantemente a sua volta, pois o profissional que tem uma rápida percepção faz a diferença no mercado capitalista dos dias atuais. Par que isso e torna possível, o empreendedor terá que está sempre preparado par mudar continuamente.

  A palavra percepção e velocidades juntas têm um poder inestimável para o sucesso do profissional de qualquer área.

  Ás vezes parece que se tem o controle neste mundo globalizado, mas de certa forma tudo está interligados, e assim segue-se a vida freneticamente em busca da tão sonhada instabilidade financeira.

 De acordo com o autor “um dos maiores problemas do homem é em perceber as mudanças na hora em que estão ocorrendo”. Mudanças das quais estão acontecendo ao longo dos tempos sejam, elas sociais, culturais e econômicas e empresas que não se adaptarem a essas novas mudanças simplesmente depareceram ou cederam os seus espaços para novas companhias que souberem entender as novas necessidades e desejos dos consumidores.

 Primeiro passo de um bom vendedor é conhecer bem o produto, tornando o mesmo atrativo para o consumidor. É fundamental a importância de transformar um produto simples em algo especial. Portanto os passos necessários para o sucesso de uma venda eficaz são 7:

  1. Planejamento
  2. Início
  3. Conhecimento
  4. Demonstração
  5. Esclarecimento
  6. Fechamento
  7. Pós-venda

                        Pois há 4 tipos de clientes: o observador, o atenção, o relâmpago e o resultado.

Considerações finais essa obra é muito envolvente, e o autor nos transmite de forma clara e objetiva as técnicas para ser um profissional excelente e no decorrer da obra ele narra acontecimentos do seu cotidiano.