Entre a vida pessoal, e o apoio a massa.

A Hora da Luta: uma Literatura Juvenil de Álvaro Cardoso Gomes, publicado pela editora FTD em 1999, com 188 paginas, e hoje custando R$33,80, conta a história de uma juventude estudantil brasileira com ideais revolucionários, achavam-se capazes de transformar o mundo, acabar com a miséria e a opressão, e instaurar a justiça, vivenciado no inicio da década de 60.

Não contente com a perspectiva oferecida pela cidade de Americana no interior de São Paulo, o jovem Roberto com 17 a 18 anos, se muda para a Capital de São Paulo, onde no inicio mora com seu amigo Batata em uma academia de ginástica, onde Batata trabalha. Beto tinha uma namorada, Lucia Helena, que coincidentemente também vai morar em São Paulo, na casa de sua tia Olívia. Órfão de mãe deixa seu pai em Americana, e seu irmão Lelo com residência nos Estados Unidos.

Com ajuda do pai de Lucia Helena, Beto arrumar um emprego no antigo Banco Nacional, após conseguir este emprego, ele entra no Colégio Caetano de Campos, onde conhece Valentim, um jovem totalmente revolucionário, que leva Beto para morar em uma pensão, onde dividi quarto com ele.

Influenciado por seu amigo Valentim, Beto começa a frequentar a Universidade de São Paulo, USP, na Rua Maria Antônia, onde os estudantes de esquerda ficavam, e por conta de sua curiosidade começa e participar das reuniões secretas estudantis. Seu interesse foi crescendo, e sem perceber foi deixando a política à cima dos seus interesses pessoais, a escola, o trabalho, e de sua namorada Lucia Helena. Em uma das noites frequentadas na USP, Beto conhece Fernanda, uma jovem também revolucionária, e muito inteligente.

Já com um bom tempo frequentando a USP e as reuniões, junto cos jovens, Beto resolve fazer uma passeata, nesta ação, alguns colegas de Beto são pegos e outros fogem.

Beto e Lucia Helena acabam se desentendendo algumas vezes, por alguns motivos que atrapalham o relacionamento dos dois. Após Beto ser despedido do Banco, ele se encontra sozinho e resolve pensar em sua vida. Então começa a trabalhar na Apostilaria do grêmio estudantil do colégio. Mais tarde já com a cabeça no lugar, consegue reatar seu namoro com Lucia Helena.

O autor do livro, Álvaro Cardoso Gomes, que além de autor de livros de literatura juvenil, é também de literatura infantil, livros acadêmicos, ficção e poesia, nasceu em batatais, no dia 28 de março de 1994, viveu sua adolescência em Americana interior de São Paulo, cenário usado para suas obras. Formou-se em letras pela USP, e tornou-se professor titular de Literaturas portuguesas.

O autor, mostrando-se profissional, elaborou um livro bem completo, passando boas informações ao publico, e de fácil entendimento para o jovem. A ilustração do livro também está concordando bastante com seu conteúdo, mostrando na capa os personagens principais, e de fundo algumas pessoas que participaram da revolução da época do Goulart, já dentro do livro mostra algumas ilustrações do que está acontecendo no momento da leitura. O corpo do livro foi muito bom, porém no final, esperava-se um fechamento com mais detalhes sobre a revolução, e não apenas a reatada do relacionamento de Beto com Lucia Helena.