Edileuza Ribeiro de Santana Valadares
Resenha do livro 1984 de George Orwell- Intervenção do Estado na Propriedade Privada

I- Referência Bibliográfica

GEORGE ORWELL, Tradução: Wilson Velloso, Companhia Editora Nacional, SÃO PAULO, do original inglês"NINETEEN EIGHTY - FOUR" Direitos para a língua portuguesa adquiridos pela COMPANHIA EDITORA NACIONAL que se reserva a propriedade desta tradução.Impresso nos Estados Unidos do Brasil [*]


II- Credencias do autor
O Autor George Orwell, nascido em 25/06 /1903, Motihari ? Índia, tem como data da sua morte 21.01.1950 - Londres ? Inglaterra, foi um dos escritores mais influentes do século XX. Em sua obra supracitada, o autor previu um mundo controlado pela tecnologia, onde a novilíngua e o duplipensar estariam presentes.

III- Resenha Critica

O livro 1984, obra do autor George Orwell, escrito em 1948, revela o poder do Estado na propriedade privada, onde os direitos e garantias fundamentais não existem e a liberdade individual deve ser combatida e banida, onde o cidadão trabalha e toda riqueza é produzida para o Estado. Para o autor, o controle do Estado era tão absurdo, que as pessoas não se davam conta das suas privações, sejam ela de liberdade, seja ela de pensamento, o que difere, com a nossa Constituição federal, que assegura e reconhece em seu art. 170, a propriedade privada, e condiciona o uso desta ao bem estar social, onde o Poder Público impõe normas e limites, para o uso e o gozo dos bens e riquezas particulares, essa intervenção é feita pelo Poder Público, que através dos seus atos, visam satisfazer as exigências coletivas e reprimir a conduta anti-social do particular, sendo regulada por leis federais, prevista na nossa Constituição, que disciplinam as medidas interventivas e estabelecem o modo e forma de sua execução, condicionando ao atendimento do interesse público, mas respeitando as garantias individuais elencadas na Carta Magna, e tendo como objetivo principal a proteção dos interesses coletivos.
A obra supracitada, conta a estória de Winston, personagem criado pelo autor Orwell, um homem, que em busca das suas respostas, começa a questionar as atitudes repressoras do Estado e começa escrever suas histórias, angustias e sonho de liberdade, comportamento esse, proibido. O mesmo era um funcionário do governo, trabalhava no Ministério da verdade, órgão responsável pelas informações, onde Winston repassava as informações do Partido, informações essas, que alienavam o povo, eram noticias velhas, que controlavam de forma implícita, a mente dos indivíduos e como forma de conscientizar, Smith distorcia as noticias, o que para o partido, era um "crime mental".