AUTOR: JOSÉ DE ALENCAR

1ª EDIÇÃO: 1857

PERSONAGENS PRINCIPAIS:

CAROLINA /VIUVINHA, JORGE/CARLOS FREELAND, D. MARIA, SR. ALMEIDA

A viuvinha foi publicada em 1857 e pertence à linha urbana dos romances de José de Alencar. A ação transcorre no Rio de Janeiro e tem como personagens centrais dois jovens apaixonados, Jorge e Carolina. É narrada a história de amor para uma prima, possuindo todas as características do estilo romântico.

Jorge, herdeiro de uma grande fortuna, dilapida seu patrimônio com prazeres e desvarios. Apaixona-se por Carolina,mas ao descobrir-se pobre, abandona-a na noite de núpcias. Seu intento era se suicidar, mas é impedido pelo senhor Almeida, um amigo da família. Viaja e quando retorna ao Brasil vem com o nome de Carlos Freeland. Quando finalmente salda as dívidas de seu genitor, vai à procura de seu grande amor, mas primeiro quer ter a certeza de que ela não o esquecera. Carolina, por sua vez, conhecida por "viuvinha", por sempre usar trajes negros, permanece com seu coração entregue ao "falecido" marido. As investidas de um desconhecido faz seu coração sucumbir.Por fim, oamor de seu marido cheio de galanteiosrenasce junto a sua eterna esposa.

O romance é envolto por minúcias, detalhes e mistérios, descrição da época do império.

A novela é bem escrita, tem um bom ritmo e traz várias características que marcaram o período romântico da literatura brasileira. Sua estrutura é composta de capítulos curtos que prendem a atenção dos leitores.

Por estar compreendida entre os romances urbanos de Alencar que sempre traziam críticas a alguns comportamentos burgueses, A Viuvinha não é exceção. Na obra, o autor exalta o Brasil.

Esta obra de Alencar merece ser lida, mesmo por aqueles que não gostam do romantismo, mas que querem ter um bom conhecimento de vários momentos da literatura brasileira.