NUBIA DE SOUZA LEAL

RESENHA DA OBRA LETRAMENTO LITERÁRIO: NÃO AO TEXTO, SIM AO LIVRO.

A obra “Letramento literário: não ao texto, sim ao livro”, da autora Regina Zilberman, é abordado o seguinte subtítulo: Letramento literário e livro didático, ou a difusão da literatura pela escola”, neste ponto é feita uma introdução sobre o livro didático, suas funções e época. Segundo a autora “o livro didático constitui um dos gêneros literários mais antigos do Ocidente”. (ZILBERMAN 2007, p.245) Durante muito tempo ele foi confundido com o manual da retórica, e já nesta época a matéria que predominava era a linguagem e a literatura.

No capítulo é relatado que, no século XVI várias obras foram destinadas as escolas, graças a expansão da imprensa. Neste mesmo período dava-se o início da colonização do Brasil pelos portugueses, os jesuítas davam aulas para os índios com o objetivo de catequizá-los, porém com a chegada de Pombal o governo Portugal decidiu investir na educação do jovem. O livro desta época abordava a ação verbal, ao final de tal processo foram incluídas novas áreas, sendo uma delas a literatura.

Segundo Zilberman, as funções das cartilhas antigamente era o de aprender utilizar o alfabeto como prática de leitura, contudo mais tarde, o livro didático priorizava a poesia, a retórica e a gramática.

“O livro didático principia sua trajetória, no Brasil, na condição de coletânea de textos educativos, aptos à formação ética e cultural da infância aqui residente” (ZILBERMAN 2007, p.250). No início os textos dos livros eram de origem portuguesa, algo que incomodava os brasileiros da época fazendo com que os mesmo reivindicassem a nacionalização do livro didático. No período republicano se expande a indústria de livros nacionais, com várias obras destinadas ao público estudantil.

Nos livros sempre estavam inclusos a palavra leitura nos vários temas, algo que servia de incentivo para os alunos.

Outro ponto que a autora destaca é: “Entre o texto e o livro”, nesta parte da obra Zilberman faz levantamentos importantes sobre o uso dos textos nos livros didáticos, ela ressalta que devemos tomar cuidado ao abordar certos conteúdos da Língua Portuguesa com nossos alunos.

No final da obra ela ressalta que: “um projeto educacional destinado a preparar os indivíduos para o exercício competente da cidadania, não supõe, acredita-se” (ZILBERMAN 2007, p.245).

Através de tal obra é percebível que o livro didático sempre foi um instrumento de apoio na educação, porém nós professores não devemos nos prender somente no que ele está nos pedindo, devemos expandir nossas metodologias, principalmente nos textos literários. Temos que priorizar que o aluno vivencie novas experiências.

Bibliografia:

PAIVA, MARTINS, PAULINO,VERSIANI. “Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – O jogo do livro”. 1 ed. Editora Autêntica, Belo Horizonte, 2007.