Resenha da entrevista de Robert Stenberg a Vinícius Romanini, no ano de 2006.

"A ESCOLA PREJUDICA O EMPREENDEDOR"

Robert Stenberg é um professor de psicologia e educação da Universidade Yale, recentemente assumiu a reitoria da Escola de Artes e Ciências da Universidade Tufts, em Bostom, com a missão de mudar a maneira de avaliação da inteligência dos alunos, querendo desenvolver a capacidade criativa dos mesmos.
Para Stenberg, as faculdades de negócios vivem do passado e suas práticas enfatizam exatamente o oposto do que alguém precisa saber para vencer como dono do seu próprio negócio.
O professor Americano conclui que as provas de avaliação do aprendizado dos alunos não importam para o sucesso do empreendedor.
Na categoria de aluno universitário do Curso de Gestão Hospitalar, em uma faculdade privada no estado do Ceará, observo as práticas na universidade desenvolvidas inertes ao mundo do empreendedorismo, ou seja, existe uma enfatização metódica das teorias de pensamentos e práticas de autores passados, o que bloqueia o aluno de criar sua própria filosofia.
As avaliações nas escolas não influenciam para o aluno numa busca de vencer obstáculos, uma vez que o aprendiz deseja experimentar e viver desafios, movidos pela força da inovação e da conquista embasada na sua própria criação.
"O mundo já não é mais aquele lugar estável de antigamente", diz Stenberg.
A ruptura com a mesmice dentro do mundo dos negócios tornou-se uma exigência na sociedade atual, o consumidor tem se tornado mais incontestável no momento que busca inovação e além do contentamento o encantamento.
Como mudança de filosofia das escolas sugeriria que aproximassem mais o aluno da realidade atual, colocando-o a frente de decisões, absorvendo seu poder de liderança, inovação e empreendedorismo, por meio de estudos de casos, seminários que explorem as suas criatividades e descobertas próprias, ou seja, formando novos autores e não somente seguidores.
Esse processo de mudança de filosofia, é conhecido como quebra de paradigmas e esta quebra não pode ser considerada negativa, pois é preciso acreditar na idéia, ter motivação e empreendimento com as melhores ferramentas.
Um filosofo Peter Drucker, diz que a melhor maneira de prevê o futuro é cria-lo, o professor americano afirma este pensamento ? "é preciso aprender fazer previsões acertadas".
"Bons empreendedores não seguem o mercado, eles o criam", ressalta Robert Stenberg.
"O que está errado errado são as habilidades requeridas pelas escolas que permitem trabalhar com o que já existe , mas não com o que está por ser criado. Os empreendedores de hoje têm de criar as alternativas, em vez de fazer escolhas entre as que lhe são dadas", explica o psicólogo.
Acredito que o grande desafio das escolas é o de criar um ambiente favorável que estimule o potencial empreendedor dos alunos.
Pesquisas relatam que o empreendedorismo é inerente ao ser humano, o importante é estimulá-lo.
É comum observarmos nos cursos de Administração de Empresas e Engenharias, constar na grade curricular a disciplina de empreededorismo. A proposta é que os demais cursos também tenham em suas grtades o empreendedorismo, pois este amplia a visão do aluno como empreendedor dentro da sua específica profissão.
Contudo, o empreendedorismo não é uma disciplina que se transferi conhecimento, como Biologia, Química, História, mas é uma disciplina que motiva as atividades mais práticas do que teóricas.
Para robert Stenberg o pequeno roteiro para o empresário que deseja progredir é ter coragem, ver as coisas por ângulos diferentes, disposição para vender uma idéia às outras pessoas e vontade de enfrentar e vencer obstáculos.
É na sala de aula que este roteiro precisa cada vez mais ser estimulado para os alunos. O ensino tradicional mais inibe que incentiva.
"O fracasso faz parte do negócio", diz Robert Stenberg.
Enquanto alunos o fracasso estará um pouco mais previsível para nós, porque estaremos galgando os primeiros passos no mundo empreendedor, porém e necessário se arriscar com inovações, sem visar somente o lucro. O professor americano diz que "o dinheiro segue o sucesso naturalmente".
Eu afirmo que o reconhecimento do meu trabalho é o resultado de uma eficiência, eficácia e efetividade vividas no processo de desenvolvimento de uma idéia.