Resenha do texto: “Da divisão do trabalho social: A função da divisão do trabalho” de Émile Durkheim

Resenhado por: Eydy Souza Silva.

David Émile Durkheim (1858 – 1917) foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Foi o criador da matéria de Sociologia e, com Karl Marx e Max Weber, Durkheim é citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologia. Sua primeira obra sociológica importantíssima foi “Da divisão do trabalho social” sendo publicada a primeira edição em 1893.

Como foco principal, exporemos o tópico “A função da divisão do trabalho” que se encontra no livro citado acima.

Para Durkheim a palavra função tem duas maneiras a ser compreendida.  Na primeira ele a determina como um sistema de movimentos vitais, que quer dizer movimentos relativos ao organismo. Nesse primeiro entendimento, Durkheim cita exemplos como; digestão e respiração, explica que as duas devem cumprir o seu papel no organismo e ambas são vitais para a sobrevivência do ser humano. Na segunda maneira, Durkheim expõe função na forma a qual iremos focar a nossa análise, que é a função da divisão do trabalho.

A divisão do trabalho é a condição necessária do desenvolvimento intelectual e material das sociedades, é a fonte da civilização, porém não podemos afirmar por absoluto que a civilização seja uma coisa moral. Com o progresso das indústrias, da ciência e das artes, o aumento do número médio de suicídios e crimes serve para assinalar a altura da imoralidade de uma sociedade. A civilização e a atividade econômica passam longe de servir ao progresso da moral. São nos grandes centros industriais que o número de crimes, suicídios são mais numerosos.

Com o progresso, foram substituídas as diligências por ferrovias, navios a vela por transatlânticos, pequenas oficinas pelas manufaturas; tudo isso costuma ser visto como uma troca útil, mas isso não tem nada de moralmente obrigatório, pois uma pequena indústria, ou uma pequena empresa que ainda persevera e permanece em suas estruturas modestas, cumprem tão bem o seu dever quanto a grande empresa que constrói várias fábricas no país e assim reúne sob suas ordens um grande número de operários e funcionários. Está certo que as indústrias correspondem às necessidades, mas estas não são morais.

REFERENCIA:

DURKHEIM, D.E. Da divisão do trabalho social. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes. Traduzido por: Eduardo Brandão, 1999, p.

KELSEN, Hans. Teoria Geral do Direito e do Estado. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998