RESENHA CRÍTICA SOBRE CORPOREIDADE, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO

Sandra Souto Silva Souza *



Referencias:
BOSANELLO. Débora Pereira. Em Pleno Corpo: Educação Somática, Movimento e Saúde. Curitiba, Paraná: Juruá, 2008.
GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, Pensar e Agir; Corporeidade e Educação. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.
SILVA, Lauraci Dondé. POLENSE, Tamara. Educação e Contemporaneidade: Mudança de Paradigma na Ação Formadora da Universidade. Canoas:ULBRA, 2002.

Entende-se a corporeidade em sua dinâmica, como um corpo sensiente, um corpo que em sua introspecção "conhecimento de si " e consciente de suas próprias sensações, numa contextualização que implica um corpo em movimento, e na contemporaneidade, percebe-se que cada vez mais está correlacionado aos processos vitais do organismo e processos de conhecimentos, e na epistemologia evolucionista, o conhecimento como processo vital de sobrevivência e interação do ser vivo, onde o corpo não é um aglomerado de ossos e músculos mas algo que exterioriza e interioriza nossas ações, refletindo-se sobre a abordagem da dimensão que este termo corporeidade dá .Nota-se que existe uma dicotomia do corpo e da mente , de forma perceptiva e ter-se o entendimento de como acontece a aprendizagem.



Dondé, em seu livro intitulado: Educação e Contemporaneidade:Mudança de Paradigmas na Ação Formadora , citando Maturana, nos diz::

Sejam quais forem nossas percepções, conscientes, ainda que as diferenciamos entre sensoriais ou espirituais (dos sentidos , emoções pensamentos , idéias e imagens, etc.)elas são o corpo,são expressões da dinâmica estrutural do sistema nervoso em seu presente , operando no espaço das discrições reflexivas de tal fenômeno (em estudo).Pensamento e percepção são operacionalmente e indistintas no sistema nervoso, por isso não tem sentido de falar de espírito versus matéria ou de idéias versus corpo:todas essas dimensões experienciais são o mesmo no sistema nervoso , noutras palavras são operacionalmente indiferenciáveis. (DONDÉ apud, MATURANA, pág. 346, 2002).
Verifica-se a importância das percepções e da estrutura do sistema nervoso para que haja uma simbiose e o corpo se integre nela , onde por meio dessa construção de linguagem verbal e corporal a aprendizagem seja melhor apreendida.
Tal aprendizado individual com interação também com o outro , buscar-se uma educação ,que o alunato possa adquirir com os movimentos corporais e entendendo seu corpo e sua relação com o outro, melhorando suas percepções visuais , espaciais , o respeito as individualidades e o espaço do outro , em uma educação e reeducação , socializadora e provedora de uma melhor qualidade de vida, por entender-se ser o homem um ser biopsicossocial .
É de primordial importância que o educador tenha este foco mais amplo em corporeidade e motive em seus aprendentes fazendo-se uma reflexão sobre sua práxis educativa ,melhorando não somente suas relações de interações sócias entre alunos-alunos e professores ?alunos, mas também que jogos e brincadeiras tenham uma dimensão de maior amplidão , podendo o ensinante estimular no aprendente um melhor desempenho nas demais disciplinas, ou seja , levando-se a disciplina para seu trabalho de corporeidade e vice versa.
Constata-se que os movimentos psicomotores das crianças são mais acentuados , quando exercitam através de jogos e brincadeiras também suas aprendizagens, as construções e cognições ampliam-se por certo, nas tomadas de decisões, nas produções de artes e em todas as disciplinas , por entender-se que os movimentos psíquicos acompanham os movimentos do corpo.Educadores que utilizam-se desta motivação da importância de corporeidade, obterá resultados excelentes com seu alunato,um trabalho pedagógico com esta dimensão ajudará nas interdisciplinaridades , fator que desperta-se as construções de aprendizagens.
Observa-se que, por conseguinte como em qualquer modalidade de aprendizagem, é necessário que o ensinante, conheça seu próprio corpo, tenha uma visão de corporeidade de si mesmo para que possa trabalhar esta visão em seu aprendente. E este conhecimento se dá pelas vivencias profissionais e pessoais que permeiam o aprender e apreender, essa interação corpo/mente integra-se com a personalidade de cada um.
Tal procedimento terapêutico tem grande relevância nos trabalhos de corporeidade, em Psicopedagogia clínica/hospitalar, onde se trabalha o sujeito aprendente que está distanciado do convívio com os demais aprendente no âmbito da escola. Denominado de Somato-psicopedagogia, (que hoje se compreende também a ginástica sensorial), criada pelo osteopata Danis Bois , na década de 80, Séculoxx, origina-se da Fasciaterapia, terapia manual do mesmo autor acima citado. Observa-se que sua finalidade é postular a integridade do corpo, ao que nomeamos de saúde, ao perder-se esta integridade e o distanciamento de si mesmo.


Alicia Fernandez,psicopedagoga argentina , nos diz em seu livro A Inteligência Aprisionada, ao falar da aprendizagem , relata que :
"A modalidade de aprendizagem é como é como uma matriz, um molde e um esquema de operar que vamos utilizando nas diferentes situações de aprendizagem" (Alícia Fernandez, p.19, 1999).

Trabalhar as modalidades de aprendizagem em simbiose com o entendimento de corporeidade, é primordial ao trabalho do educador , dar ao aprendente um foco maior do conhecimento de seu corpo , não somente no sentido estético, mas em uma corporeidade socializadora que conscientize o cuidado com os alimentos e uma melhor qualidade de vida , paralelo a essa ação educativa, o respeito ao outro , seu espaço , e as individualidades.
Objetivando-se restaurar a importância do domínio do corpo e da mente em um processo terapêutico. Verifica-se ser de suma importância a interiorização que o sujeito aprendente tem em um contato subjetivo com seu próprio corpo, encontrando-se um sentido correspondente , faz-se refletir que o corpo será então manancial de conhecimento?
Estabelece-se uma relação com o corpo que se permite um aprendizado através dele e esta ação está interligada a esfera cognitiva, dando-se uma percepção da compreensão das subjetividades experienciadas , a Somato-psicopedagogia, faz o aprendente ter vontade de fazer coexistir o corpo e a mente, partindo-se de um acontecimento experiencial novo e aprende-se com muita intensidade com os estímulos externos , enriquecem as observações, geram novas incentivadoras de reflexões e capacita-se uma maior aprendizagem, em uma abordagem inicialmente interior , nunca dantes percebidas e que dá sentido ao que se vai aprender.

Tal abordagem Somato-psicopedagógica vai além quando é utilizada também como para minimizar as dores físicas e pessoas que almejam aprofundar-se no sentido de suas vidas.
A corporeidade focada pelo âmbito filosófico, entende-se ter um caráter ambíguo, ser um lugar de liberdade, verdadeiro e justo ou um lugar de opressão, de inverdade, de injustiça, abrangendo-se o homem em uma fundamentação de uma unidade corpórea e espiritual, criando-se um mundo e paralelamente a esta criação , a influencia do próprio mundo.

Amaneira de ser, e falar-se em corporeidade é falar também de educação física , já que o corpo é o ponto central do educador desta área, mas que atualmente deixou de ser uma disciplina que preocupa-se somente com a parte motora, mas que vai aquém desse foco, pautada num projeto de humanização e emancipação do h homem, tornando-se uma vertente da educação, em uma perspectiva filosófica,
Possibilitando-se ao aprendente a resgatar sua criatividade , sensibilidade , sua identidade e suas afetividades sócio-culturais, quebrando-se o paradigma de uma práxis educativa alienada, em uma busca de superação mais justa e social, sabe-se que a filosofia ajuda a reflexão sobre o que é o homem nessa realidade social?Que sentido permeia a existência da corporeidade e que influencia se dá no movimento na vida do mesmo?
Necessário se faz ver o sujeito - aprendente, não somente em sua individualidade, mas em sua reações dialética com o mundo do qual está inserido, sem o tirar de seu convívio social perceber-se que a sociedade vai além do seu contexto histórico, mas que é geradora de mudanças promovidas pelos avanços de que se destinam a humanidade e consequentemente sem deixar de admitir a importância das demais ciências afins.Observar-se que a reflexão filosófica auxilia as demais , mas que permite ao educando redimensioná-las e integrá-las no ato educativo e para que não limite somente ao movimento e em um entendimento do sentido de forma radical.
Diante de todas as modalidades de que a corporeidade se destina, é de primordial importância que o educador em geral, tenha antes de tudo um conhecimento de si mesmo, conhecer seus educandos, em todas as suas limitações, anseios, dificuldades e esperanças, dar-se respaldo na promoção de fazer pedagógico prazeroso, criativo, onde o resultado de sua ação educativa resulte em seres humanos mais autônomos e capacitados a enfrentar a vida , com todas as intempéries que ela apresenta.

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, especialista em Arte-Educação.*