Resenha Crítica referente ao Artigo: “Harmonização de Normas Contábeis: um estudo sobre as divergências entre Normas Contábeis Internacionais e seus reflexos na Contabilidade Brasileira”.

O artigo analisado foi elaborado pela autora: Cátia Beatriz Amaral da Silva, aluna do curso de Ciências Contábeis da UFMG, orientada pelo professor Geová José Madeira.

 

O presente artigo apresentou o inicio da necessidade de aplicação das normas internacionais de contabilidade que se deu a partir do crescimento de empresas, quando tornadas empresas  multinacionais instaladas em diferentes países de suas matrizes, surgirá a necessidade de mensurar seu patrimônio, e assim era encontrada diferentes formas de mensuração entre o país de origem e os países no quais estavam sediadas suas filiais.

Isso levou à necessidade das empresas terem que gerar dois conjuntos de demonstrativos financeiros, um atendendo as normas adotadas pela matriz, e outro obedecendo as exigências das autoridades regulamentadoras do país no qual está localizada sua filial.

Além dos problemas encontrados em inconsistência das informações prestada e o custo para elaboração de mais de um demonstrativo, essas organizações se deparam com a dificuldade de interpretação das demonstrações financeiras preparadas sob a ótica de órgãos e agências regulamentadoras e os princípios contábeis locais que se divergiam dos adotados em outros países.

As novas Normas Contábeis (IFRS, International Financial Reporting Standards, ou, simplesmente, normas internacionais de contabilidade) foram  introduzidas no Brasil a partir de 2007, trazendo inpactos relevantes para as áreas de tecnologia, financeira, organizacional e funcional, dentro das empresas uma vez que as demonstrações contábeis serão mais detalhadas e extensas.

A Harmonização das normas contábeis trata-se de novos padrões contábeis e financeiros emitidos pelo IASB, pronunciado através da IFRS, que tem como objetivo internacionalizar as informações, proporcionando comparabilidade, precisão e transparência, assim tornando a informação econômica comum entre todos os países em benefício do desenvolvimento econômico-financeiro das empresas, facilitando assim a analise de investidores financeiros, tornando a contabilidade como a linguagem universal dos negócios. Foi um processo no qual, vários países se submeteram a modificação de seus sistemas respeitando as peculiaridades e características de cada região com intuito de atrair novos investidores também.

Esta harmonização de normas foi um grande ganho as empresas e aos órgãos fiscalizadores, tendo em vista a unificação das informações prestadas, uma vez que a contabilidade fornece informações úteis ao processo decisório.

A adoção das normas de contabilidade internacionais significa uma oportunidade à mais para a economia do país, uma vez que se tem essa abertura econômica para os negócios em outros países, o mercado brasileiro tende a atrair investidores externos.

O processo de convergência, assim como proporcionado grandes oportunidades para o país, trará também  muitos obstáculos a serem enfrentados para essa total adoção, principalmente pelos profissionais de contabilidade, que terá um trabalho imenso para absorver e se adequar as novas informações e de forma imediata.

Processo trabalhoso porem de grande valia as empresas e profissionais, uniformizando a informação entre empresas.

Francielly Cardoso de Aguiar, acadêmica do curso de graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul.