Vanessa Maria Redígolo Castilho

                                                                                                            [email protected]

 

RESENHA

 

Formação continuada de professores: processos de formação, observando trajetórias de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

MIZUKAMI, M. da G.N.;REALI, A.M de R. Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EDUFSCAR, 2010.

O livro tem o propósito de investigar o desenvolvimento profissional de professoras das séries iniciais do ensino fundamental em exercício no Magistério Público e que retornam a universidade a partir do curso de Pedagogia, constitui como parte de um programa de Qualificação de Professores do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso, em que se busca a construção de uma política de profissionalização do professor das séries iniciais, a co-produçaõ de conhecimentos relativos à educação nestas séries e a mudança nas condições de trabalho dos professores. O programa é caracterizado por duas ações: o curso de graduação e o projeto de assessoria às escolas para se desenvolver uma dinâmica de discussão como estratégia formativa.

O estudo propôs analisar e compreender a percepção que as professoras possuem dos seus percursos e processos e como elas significam tais experiências. A análise foi realizada com seis professoras através da escrita forma de narrativas, na qual evidenciaram suas experiências como estudante, docentes, a relações estabelecidas com o contexto escolar e com o desenvolvimento profissional e as experiências de formação vivenciadas durante o curso de Pedagogia.

Os referenciais teóricos foram realizados com base nos autores Marcelo (1999), Pérez- Gomes (1999), Schon (1992) Shulman ( 1986), Elba (1988), Clandinin et al (1988), Tardif, Lessard&Layahe (1991), Nóvoa (11991, 1992 e 1995), Popketwitz (1992), Gimeno (1995), Cavaco (1995) entre outros.

Mizukami referencia Marcelo (1999) ao longo de todo o texto. O autor defende que o desenvolvimento profissional deve estar relacionado com o desenvolvimento da escola e com a inovação curricular, apoia se também na ideia de pesquisadores que enfatizam a visão da escola como unidade básica de mudança e formação, salientando a necessidade de haver existência de liderança instrucional entre os professores, uma cultura de colaboração e gestão democrática e participativa. O autor concebe o desenvolvimento profissional constituído como um conjunto de processos essencialmente formativos que possibilita por meio da reflexão a compreensão dos saberes presentes no fazer pedagógico quanto a compreensão dos aspectos estruturais do seu trabalho, gerando assim a produção de novos conhecimentos profissionais. O referido autor juntamente com Zeinchnner (1993) e Perez Gomes 1992) referem-se ao professor como profissional, sujeito que aprende ou como prático autônomo que reflete para tomar decisões e reelaborar sua ação.

Pérez Gomes (1992) afirma que o desenvolvimento profissional está relacionado a uma mudança na concepção da formação de professores como do processo de seu desenvolvimento prático. Um aspecto muito comum da profissão é a crescente feminização nas séries iniciais, o que pode repercutir na relação com os valores da atividade profissional.

Muitos autores atualmente vêm destacando a importância de pesquisar e analisar os saberes docentes, tendo como ponto de partida a visão dos sujeitos envolvidos. Há uma necessidade de se entender as interações entre os contextos pedagógicos, profissionais e sócio cultural. O texto enfatiza a necessidade de considerar as condições de trabalho dos professores como um aspecto importante no desenvolvimento profissional, haja vista a melhoria de condições favorece também no processo de auto estima do mesmo.

Em relação aos processos de aprendizagens e desenvolvimento profissional, as investigações apontam para a necessidade de se explorar como os professores reelaboram suas formas de pensar o processo de ensino e aprendizagem, bem como as condições que facilitam tal aprendizagem. Dessa forma, conhecer as teorias sobre aprendizagem do adulto se faz necessário quando se pensa em desenvolvimento profissional. Dois tipos importantes de estilos de aprendizagens foram destacados como: orientação interna, na qual os indivíduos aprendem por si mesmo e externas, na qual dependem da direção de um programa. Nota-se que por meio da aprendizagem autônoma, o professor vem tendo uma aprendizagem mais significativa, a aprendizagem vem sempre relacionada ao desenvolvimento de um pensamento crítico, independente e reflexivo.

Alguns estudos também apontam que o desenvolvimento cognitivo dos professores é marcado por diversas mudanças e processos, sendo caracterizados por estruturas cognitivas também denominadas como etapas, nas quais é possível elaborar e reelaborar as experiências vividas.

No que se refere às narrativas é importante destacar que foram construídas num espaço específico do curso de Pedagogia para professores em séries iniciais do ensino fundamental, denominada como dossiê e tendo como propósito básico a sistematização do processo reflexivo realizado, contextualmente no decorrer do curso e apontando para sua continuidade mediante perspectivas de estudo. As narrativas mostraram –se como um processo de reconstrução e de conscientização. Os relatos evidenciam que a elaboração do dossiê tornou-se um desafio pessoal e não uma exigência do curso. Com o passar da utilização de diversas estratégias, a tutora percebeu as narrativas estavam provocando mudanças na própria forma de pensar a proposta do curso, quanto a intervenção dos docentes participantes.

            Os relatos apontaram que os percursos da vida de professores em séries iniciais são marcados por um conjunto de acontecimentos diversos, alguns com maior importância. Encontram-se diferenças e semelhanças nas experiências como estudantes às experiências docentes, mas de maneira geral é caracterizada por uma educação tradicional. Tais relatos também são marcados por referências espaços-temporais que apontam etapas vividas nos diferentes níveis de ensino, os períodos que se ausentaram da escolaridade para explicitar as relações econômicas e reafirmam as relações sociais acerca dais imagens de homens e mulheres e as discriminações sentidas.

            Todas as pesquisas cursaram Magistério, pois era a única escolha possível, realização dos pais, além de ser o único curso oferecido no local onde moravam, dessa forma nota-se que a escolha pela profissão vai além dos desejos de escolha. Apenas uma das seis professoras afirma ter escolhido a profissão por vocação e para a maioria as experiências iniciais como docente apresentam momentos conflitantes, seja quanto à motivação, quanto as razoes de escolha.

            As professoras citam que o livro didático foi o norteador de toda prática pedagógica, impondo uma falsa concepção que as mesmas não precisavam desde os primeiros anos construir sua autonomia. O início de carreira apresenta-se como o momento mais conturbado com sentimentos e ansiedades comuns, seguido por um período desestabilização que se tem a confiança e satisfação como traços marcantes. Os acontecimentos particulares também são citados como desencadeadores do processo de angústia, porém afirmam que apesar das frustações aprenderam a gostar da profissão e a conquistarem seus espaços.

Ao referirem-se a dinâmica do curso relatam que houve envolvimento efetivo de todos, respeito às referencias existenciais e profissionais, resgate da autoestima e reconhecimento de que os alunos são aprendizes. Em relação às mudanças, afirmaram que as mesmas ocorreram na postura na prática em relação a imagem que se tinha do aluno e do saber e nas propostas metodológicas. As narrativas revelaram ainda que a mudança pressupõe processos progressivos que envolvem tomadas de decisões menores e maiores que precisam quebrar raízes e se apoiar em algo.

A pesquisa em andamento (na época) apontou resultados extremamente importantes, com informações altamente relevantes para compreensão de como professoras pensam em diferentes processos de desenvolvimento profissional e como vivenciam novos papéis que lhe são atribuídos desvelando as singularidades em situações de aprendizagem, em função das etapas e níveis de desenvolvimento que cada professora se encontra e traços compartilhados com seus pares. É de extrema importância o fato de ter dado voz ao professor para conhecer suas vivências em profundidade e desvelar a sua atuação.