ANIELLE KALINE DA SILVA ANDRADE
DISCIPLINA - SAÚDE MENTAL E TRABALHO
RESENHA CRÍTICA DO TEXTO: "TRABALHO E CAPITAL MONOPOLISTA"
Harry Braverman é um escritor nascido nos Estados Unidos. Trabalhou para a Grove Press e sua obra mais importante é "Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX".
O texto "Trabalho e capital monopolista" nos diz que trabalho é toda ação que modifica o espaço social, trazendo uma explanação sobre a importância que o trabalho tem em nossas vidas, até pelo fato de que o homem pensa em um projeto e o imprime tornando seu pensamento em realidade, tanto para garantir sua sobrevivência quanto para utilizar sua subjetividade por meio da abstração.
Faz-se também uma comparação entre o trabalho humano e o do animal, explicitando-se que os irracionais agem de forma instintiva, pois estes não refletem sobre suas ações, enquanto que o homem traz consigo a necessidade de aplicar sua inteligência no trabalho através do pensamento conceptal.
O homem, enquanto ser sócio-histórico, se utiliza de uma força de motivação que impulsiona sua força de trabalho e ao longo da história o capitalismo fez com que o indivíduo, na falta dos meios de produção, se torne capaz de vender essa força de trabalho a capitalistas para a expansão do capital e a produção de excedentes, visando o lucro.
Os saberes sobre trabalho são transmitidos através da cultura e da linguagem, e é necessário entender que o que os capitalistas compram de seus trabalhadores é apenas a força de trabalho, onde se faz dever do capitalista encaminhar seus empregados para a produção de excedentes seja forçando-os ou motivando-os, tornando o processo de trabalho uma responsabilidade do capitalista.
Como podemos ver, o texto de Braverman traz a evolução do trabalho como forma de ocupação e geração de capital e de como se pensar em uma boa administração de funcionários num mundo capitalista. Com o avanço do capitalismo, viver sem um trabalho torna-se difícil tanto num sentido econômico como também em uma forma social já que "ficar parado" se tornou motivo de vergonha e frustração, sendo o trabalho sinônimo de dignidade passado através das gerações.
É possível perceber que muitas vezes os empregadores cobram demais de seus funcionários, pois, com o capitalismo, os chefes visando o lucro acabam, muitas vezes, comprometendo a saúde mental de seus funcionários. É preciso lembrar que o trabalho deve ser também uma forma de proporcionar bem-estar psíquico.
O texto de Braverman é bem claro e objetivo e é indicado para acadêmicos ou atuantes das áreas de psicologia, gestão de pessoas, enfim para a área de ciências humanas.














Referências bibliográficas:
Braverman, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. 3ª ed. Rio de janeiro: Zahar Editores. Cap. 1. Págs.: 49 a 59.