Resenha Crítica do texto: “O imperialismo do Século XIX no Ensino Médio: a índia sob olhar orientalista e eurocêntrico”.

GOMES, Roger Marcelo Martins. O imperialismo do Século XIX no Ensino Médio: a índia sob olhar orientalista e eurocêntrico. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, Julho 2011. 1 a 13 p.

Roger Marcelo é graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração (USC) no ano de 1991, concluiu o Mestrado em Psicologia em 2005 pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), atualmente é Doutorando em História na UNESP, atua como docente e coordenador do curso de História na mesma Universidade em que obteve sua Graduação na USC, atua também como professor de História no ensino médio em outras instituições. Autor de vários artigos, livros, texto publicado em revistas e trabalhos publicados em congressos.   

Nesse texto, o autor destaca sua teoria em virtude de uma visão de como o Imperialismo, artifício de dominação e exploração da Ásia pela Europa, especificamente a Índia, tratada com um olhar orientalista e eurocêntrico é cogitado em sala de aula no ensino médio na disciplina de história.

Entre os séculos XIX e XX, surgiu o Imperialismo conhecido como a política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico da Ásia, especificamente a Índia pela Europa, passou a ser tema de grandes cogitações em debates marxistas e com o tempo foi se engajando no conhecimento histórico. Os estudiosos marxistas determinaram uma interpretação do processo Imperialista, pelo qual buscou-se proporcionar uma análise e modo de pensar voltados para o ensino médio na disciplina de História, proporcionando conhecimentos fidedignos acerca dos saberes históricos, voltadas a iniciações do pensamento crítico a esse grau de ensino. Esse tema é cogitado na disciplina de história perante a necessidade de abordar conceitos que são abordados em Vestibulares, inclusive o Enem. Diante dessa necessidade, reuniu-se um acervo didático, que englobasse o material didático utilizado em escala nacional, incluindo três sistemas: Anglo Sistema de Ensino, Objetivo Sistema de Métodos de Aprendizagem, Sistema de ensino Poliedro, além do material indiano, com visão comparativa para analisar como esse tema é abordado e ensinado, para fins de aprimoramento e atualização.

Segundo GOMES (2011, P. 3), no rol do Imperialismo, surgiu o Orientalismo, denominação peculiar a todas as nações que possuíam uma sociedade com traços históricos e culturais diferentes da cultura europeia. Nesse contexto histórico, está inserido a Ásia e a Índia, principais alvos para estagnação do Imperialismo europeu, ou seja, o Ocidente. As civilizações orientais, eram enxergadas como nômades, atrasadas, o que acarretou na ascensão do imperialismo, com ênfase no capitalismo dos países industrializados e que precisavam conquistar outros territórios para promover sua expansão. A dominação da Índia acarretou na fragmentação da cultura Hindu, acarretando também na resistência destes povos com o objetivo de proteger sua cultura.

O Imperialismo e o Neocolonialismo são abordados no ensino médio diante dos três sistemas de ensino citados anteriormente, cada um com uma vertente de pensamento. O Sistema Objetivo aborda a expansão das novas potências europeias, suas necessidades de domínio e repartição da colônias da África e Ásia. No Sistema Anglo, a África aparece em primeira abordagem, em seguida o Imperialismo, ao tratar no Neocolonialismo, é viável a ideia de que é natural que potências industrializadas se empenhem em dominar outros territórios para fins de expansão.  No Sistema Poliedro, O Neocolonialismo surgiu como consequência da crise do capitalismo. Nos três sistemas, são abordados também a resistência dos povos das colônias, e a acumulação e crise do capitalismo que acarretou em uma trajetória para a primeira Guerra Mundial, desencadeando uma visão orientalista e eurocêntrica.   

As críticas acerca do tema, são a respeito de como o tema é debatido no ensino médio na disciplina de História e sobre a interação com a Geografia. Os aspectos historiográficos estão intrinsecamente implícitos no tema. A maneira crucial de como o tema é trabalhado, englobando as escolas em escala nacional, como a integridade conjunta das três esferas dos sistemas, possibilitando o saber histórico, além de aguçar a criticidade dos estudantes do ensino médio que estão próximos de entrarem no mundo universitário, e isso se torna imprescindível para a futura vida acadêmica. Outra consideração que deve ser levada ao pé da letra, é que como as disciplinas de História e Geografia possuem uma forte relação, a maneira de como esse tema é trabalhado em sala de aula possui uma pequena variação, pois na Geografia, esse tema pode ser mais explicado, inclusive diante da ilustração com mapas, no âmbito cartográfico, dentre outros pontos norteadores, o que leva a um maior grau de assimilação dos conceitos abordados.

Esse artigo é indicado para consulta por parte de professores, alunos de nível médio, pré-universitários, comunidade acadêmica, enfim, todos que queiram se apropriar de uma bagagem de conhecimento sólido não só historiográfico, mais também de caráter social, cultural e econômico.

Referências

GOMES, Roger Marcelo Martins. O imperialismo do Século XIX no Ensino Médio: a índia sob olhar orientalista e eurocêntrico. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, Julho 2011. 1 a 13 p.

FILHO, Paulo Tavares Muniz; CARVALHO, João Allyson Ribeiro de. Geografia Regional do Mundo I. Recife: Capes, 2012. 29 a 40p. 

Extraído de: < http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4190794A1    >Acesso em 08/02/2014.