FACULDADE KURIOS ? FAK





JOHN KLEVERSON GARCIA DE SANTANA





RESENHA CRÍTICA DO LIVRO
"O MONGE E O EXECUTIVO"





Curso: Especialização em Saúde Pública e da Família



Data: 30/10/2010.



Disciplina: Relacionamento Interpessoal.




Professora: Dra. Glaudes Sucupira






Juazeiro do Norte ? CE.
OUTUBRO/2010




1) REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
- HUNTER, James C; O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro. 2004.

2) CREDÊNCIAIS DO AUTOR
James C. Hunter é consultor-chefe da empresa J.D. Hunter Associates, LLC, uma empresa estadunidense de consultoria de relações de trabalho e treinamento fundada em 1985. Lastreado nos anos de sua experiência profissional, Hunter, além de consultor, tornou-se também instrutor e palestrante, principalmente na área de liderança funcional e organização de grupos comunitários.

3) RESUMO DA OBRA
O Livro " O Monge e o Executivo" conta a história de um executivo chamado de John Daily, Gerente geral de uma grande indústria, um homem bem feito na vida, Casado com Rachel, ele formado em administração e ela em psicologia. Rachel, porém, uma mulher fértil, onde, vieram adotar um filho, logo, chamado de John Jr. Depois de dois anos a mesma com algo milagrosa veio a ficar grávida de uma menina, que passou a ser chamada de Sara. Com uma família bonita, vida bem sucedida, não faltava motivo para se orgulhar. Mas o tempo se passou as coisas começaram a mudar a sua esposa, passou a cobrar mais atenção, pois percebia que seu relacionamento estava se desandando, seus filhos não eram mais aqueles anjinhos que pareciam ser. No entanto, sua vida passou por uma reviravolta, tudo parecia dar errado, seja na família, trabalho e lazer.
Contudo, passou a ser um homem preocupado, nervoso, não conseguindo separar o que estava acontecendo, deixando-o levar em sua vida seus problemas, disfarçando em uma mascara que só o encobriam seus problemas, mas não a sua companheira. Que logo, pediu-lhe que fosse conversar com o pastor, onde o mesmo indicou que fosse ao mosteiro. De cara, não veio aceitar o fato, mas com pedidos de sua mulher, aceitou com um sentimento de tristeza, mas ficou também curioso, pois o pastor lhe comunicou que lá também tinha um ex-executivo chamado de Leonardo Hoffman,um renomado empresário, famoso por suas conquistas e administrações, que largou tudo para viver isolado no mosteiro, que com o passar dos tempos veio a ser chamado de irmão Simeão pelo o reitor James.
John teve sua escolha própria passar uma semana em um mosteiro ao norte de Michigan, após ser convencido por sua esposa. Ao chegar ao mosteiro, logo, Douglas informa-se das regras locais para os sete dias de permanência. Lembra-se de perguntar por Leonard Hoffman, quer conhecê-lo, conversar sobre vários assuntos. Descobre que, ali, Hoffman tem um nome diferente: Simeão, nome que o tem acompanhado, aparentemente por estranha coincidência durante toda a sua vida. Então, passou a viver a jornada, que de fato que foi imposta, no entanto, tendo que acordar cedo, mas se dedicando com respeito os horários estabelecidos, porém, com uma curiosidade enorme de conhecer o Len hoffmam. Veio a conhecê-lo em uma situação inesperada, quando chegou em seu quarto e deparou com o irmão Simeão que era o Len Hoffmam. Com isso, tiveram uma boa conversa, conhecendo-os e combinando de dialogarem mais durante a semana que passara no retiro. Quando John, veio em mente todas as suas dúvidas, a respeito de Simeão, os pensamentos de Rachel e seu sonhos que dizem "ache Simeão- ache Simeão e ouça-o!".
Dando início ao retiro, juntaram-se, e o Simeão apresentou-se ao grupo, falando de suas experiências, como administrador e também conhecendo cada um que estavam ali presentes, falou e fez algumas colocações, demonstrando a diferença do poder e de autoridade e cobrando de que cada um deve tomar decisões pessoais sobre a aplicação destes princípios a suas vidas. E como se obtiver a liderança. O grupo é dividido em seis componentes, que participam do retiro, que são eles; Lee, o pregador, Greg, um jovem sargento do Exército bastante vaidoso. Teresa, de origem hispânica, diretora de uma escola pública, Chris, uma mulher negra, alta e atraente, treinadora do time de basquete da Universidade Estadual de Michigan. Uma mulher chamada Kim enfermeira-chefe do Centro Neonatal do Hospital Providence no sul do estado e John Daily. Juntou-se o pensamento de todos e chegando a um consenso sobre liderança definiu: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. E pegando pensamento do "sociólogo Max Weber", o pregador definiu com suas palavras a diferença de poder e autoridade.
Poder: È a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.
No dia-a-dia, são impostas, aquelas definições básicas as quais um líder deve seguir e ter para ser respeitado. Definições tais como: submissão, humildade, amor e principalmente saber ouvir. Também enfatiza os paradigmas e mostra os caminhos corretos de navegar na vida, de maneira adequada em torno de nós e nas organizações e de outras pessoas. Ensina como ter paciência, mostrar autocontrole sobre as situações mais conflituosas, realçando a importância de bem conjugar com a realização de relacionamentos saudáveis.
Porém, analisando as necessidades de John Daily, percebo que estamos cercadas delas em nossos dias atuais. Onde tentamos suprir e procurar soluções necessárias para podermos impor as nossas habilidades adquiridas sobre liderança, respeito, autoridade, empatia, comunicação e acima de tudo com amor, onde temos como grande exemplo Jesus Cristo, onde, o mesmo, inspirou um modelo de Liderança que consiste na seguinte ordem: ? Liderança ? Autoridade ? Serviço e Sacrifício ? Amor ? Vontade A liderança que se exerce a longo prazo suportando o teste do tempo, deve ser construída sobre a autoridade. Pode-se até ter poder, mas estará comprometendo o relacionamento, o que dificultará o exercício e a aceitação de sua influência. Jesus munido de Todo Poder foi sábio ao conquistar pela autoridade.
Ao final do encontro os participantes, saem do mosteiro, com ás experiências adquiridas, levando em suas bagagens ensinamentos, de que para serem líderes eles precisam servir e mudar de fora para dentro. Tendo total conhecimento de que para ter a liderança, não necessitaria do uso do poder, e sim, de autoridade, que é doar-se acima de tudo, onde é á habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer, por causa de sua influência pessoal. (citação do livro). E sabendo-se, que necessita também de uma base espiritual muito forte, onde servirá, em sua consciência, nas atitudes tomadas quando liderarem pessoas, onde o amor é à base de tudo em suas vidas.

4) CONCLUSÃO DO RESENHISTA
Ler o livro "O Monge e o Executivo", traz um conhecimento bastante enriquecedor, pois, o mesmo, aborda fatos extremamente reais no dia-a-dia, trazendo conceitos, fatos verídicos, parábolas e citações de outros estudiosos, psicólogos e demais profissionais, no intuito de fazer analogias compreensíveis e acessíveis à diversidade do público-alvo (acadêmicos, empresários, profissionais liberais e aos vários segmentos da sociedade civil interessados no comportamento ideal de um líder de excelência). Apresenta um bom conteúdo, para com que o leitor, delas retire bagagens muito propícias em suas vidas, em muitos relatos, aborda fatos, que em alguma uma delas, faz que o mesmo, sinta-se sujeito da história, comparando situações, com as demais ocorridas em sua vida pessoal.
Aprende a lidar com as demais formas de liderança, transplantando modelos novos, e fazendo com que esqueça os modelos antigos de apenas querer mandar com a força e o poder, com atitudes egoístas que menosprezem a individualidade pessoal, e se apodere, de seu "autoritarismo".
Liderar é trabalhar em equipe, é saber as necessidades alheias, é ouvir e sentir o que o cerca, principalmente as pessoas. Liderar é acima de tudo questionar-se sobre suas necessidades e dos que lhe rodeiam. È buscar soluções, aonde não existe, é respeitar as vontades dos liderados e amar o próximo como a si mesmo.
Mas é essencial desenvolvermos algumas de suas habilidades, seja a servidão, o sacrifício, a liderança, a autoridade ou o amor. Como já disse, nem todos desejam serem líderes. Existem aqueles que acham que liderar não é para qualquer um, mas não concordo, acho que todos têm seus momentos de líderes, seja em casa, na escola, no trabalho ou até mesmo entre os amigos. Às vezes lideramos e nem percebemos, mas quando possuímos a habilidade de influenciar as pessoas, de certa forma estamos exercendo a liderança. Às vezes gostamos desta sensação, mas a não admitimos.
5) CRÍTICA DO RESENHISTA
Ao meu ponto de ver, é um livro muito complexo, precisando ter leituras prévias, onde terão que fazer algumas pesquisas sobre alguns conceitos, autores e demais conhecimentos que muitas vezes, não temos o real conhecimento do assunto abordado em questão, no presente momento da leitura.
Mas o livro tem uma leitura dinâmica muito boa, recomendado para alunos de modos em gerais, estudantes, universitários, executivos e assim por diante. Pois traz um alto conhecimento em assunto como liderança, autoridade, egoísmo, amor e demais, de grande relevância na vida de cada um que ter a oportunidade de ler.
Contudo, com o estudo desta obra, teremos um grande amadurecimento e aproveitamento no curso que estamos, participando no momento, pois estaremos aptos aos princípios básicos. Como saber lhe dar com os demais colegas de grupos, e, conseqüentemente na vida em modo geral, seja ela, na vida pessoal, trabalho e família.