Dias, Reinaldo? Fundamentos de Sociologia Geral: Sociologia. 3ª Ed. SP, Editora Alínea, 2006. 312 Pg.

Reinaldo Dias, Sociólogo, mestre em Ciência Política e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. É professor do Mestrado em Turismo e Meio Ambiente do Centro Universitário UNA/MG. Foi professor e coordenador de cursos em várias instituições de ensino, entre as quais: Universidade Paulista( UNIP - Campinas ), Universidade São Francisco ( USF ), Unopec e Creupi. É autor de vários livros: Sociologia & Administração, Sociologia Aplicada ao Comercio Exterior, Cultura Organizacional e co-autor de Comercio Exterior: história, teorias e práticas e Fundamentos do Turismo entre outros, todos pela Editora Alínea.

O autor começa definindo e diferenciando as varias ciências que existem, como as ciências naturais definindo que são as disciplinas que buscam a compreensão do mundo natural- físico, biológico- utilizando método científico para encontrar padrões nas relações de causa e efeito dos fenômenos naturais. Como também Ele cita alguns campos das Ciências naturais divididos em campos de estudo como a química, a física, a biologia e outros. E também divide esses campos em campos de pesquisa menores.

Ele coloca em tema central os problemas, chama às reflexões, à responsabilidade e estabelece horizontes por padrões de pensamentos até então desconhecido para muitas pessoas. Reconstruir a realidade da disciplina dentro das ciências sociais, reconhecer a sociologia como uma afirmação cidadã e concretização do novo homem e das mudanças de um país.

O Autor também coloca a questão do `` fato social ``( pg. 28 ), apresentado por Durkheim, na forma como é pouco valorizado o fato social atualmente. É um ponto muito importante de se ressaltar, pois que o tema Fundamentos de Sociologia se ocupa dos principais conceitos da disciplina sem cair na tentação do tecnicismo, resgatando sua importância enquanto ciência e não como conhecimento auxiliar aos componentes curriculares tradicionais. Em sintonia com os Parâmetros Curriculares Nacionais ou internacionais, apresenta, por conseguinte, uma variedade de temas contextualizados e exemplificados a partir da realidade social cotidiana.

Constituída boa parte de conteúdos interdisciplinares, a obra se enriquece com a contribuição dos demais saberes das ciências humanas. Oferece, ainda, dois tipos de exercícios; objetivos ("Fixação") e subjetivos ("Reflexão"). O Autor enfatiza que no século XVII ocorreu um notável avanço na forma de pensar, com o uso sistemático da razão ? livre exame da realidade ? característica marcante dos pensadores conhecidos como racionalistas; que se completa no século XVIII, com os iluministas que não buscavam apenas transformar as velhas formas de conhecimento, mas utilizavam a razão para com veemência a sociedade.

Ele também fala do desenvolvimento histórico da sociologia, e explica que o surgimento da sociologia ocorre num contexto histórico especifico, que coincide com a desagregação da sociedade feudal e a conseqüente consolidação da sociedade capitalista. Afirma que a Revolução Francesa e a Revolução Industrial foram que possibilitaram o aparecimento da sociologia. Pois que os problemas decorrentes desse rápido processo de urbanização e de concentração de maquinas, terras e ferramentas sob controle do empresário capitalista fazem surgir com bastante força a questão social.

Posteriormente nos capítulos dois e três, o Autor fala de um assunto muito polêmico atualmente, que é o da cultura. Ele foca o seu ponto na importância da cultura e sua forma de atuação na sociedade, fala também do seu efeito que a cultura tem sobre a sociedade. Ele define cultura como: `` Contínua ´´ aquisição de novas maneiras de agir, pensar, se comportar, são hábitos e costumes que vão se consolidando ao longo do tempo. E que se interiorizam de tal modo no individuo que ele considera tais comportamentos ??naturais?? que sempre estiveram com ele desde que nasceu e assim será com seus filhos e netos.

Nestes capítulos o Autor valoriza bastante a cultura para nos fazer entender que com o processo de globalização facilitado pelo avanço das telecomunicações, aumentou os contatos interculturais revelando-se assim cada vez mais uma enorme e diversa variedade cultural, hábitos e costumes muito diferentes e muitas vezes opostos em seus julgamentos, revelando a relatividade da cultura. Ele diz que não se pode distinguir graus de cultura, mais avançada, atrasada, melhor ou pior. São apenas diferenças, a cultura de uma determinada sociedade pode diferir profundamente de outra, o que é sagrado para uma pode ser repugnante para outra.

Em seguida quatro e Cinco, o Autor fala da vida social do homem. Como acontece a interação do homem com relação a culturas diferentes e como o homem se relaciona com outros indivíduos na sociedade.
O homem sendo um ser social é produto de um sistema complexo de interações que de um modo ou de outro ocorre com toda a humanidade, e mais particularmente da sociedade da qual faz parte. O Autor mostra o quanto é importante a interação que o homem deve ter com a sociedade no âmbito social e como o individuo deve mostrar sua identidade no meio de uma cultura ou sociedade diferente da sua, e não só, como também Ele ensina os processos sociais básicos, a cooperação do individuo na sociedade suas competições e conflitos que poderá um individuo seja nativo ou não numa sociedade onde as coisas são diferentes do seu ponto de vista.

O Autor mostra também que ao aprendermos a viver e conviver num grupo social temos que saber nos controlar e dominar bem o nosso comportamento para que não fuja dos padrões ou conceitos da sociedade em que nos encontramos. Quando o individuo se insere numa sociedade deve e tem o Direito e Dever de saber quais são as normas e costumes que regem esse grupo. As normas são idéias muito fortes do que é certo ou errado, as quais exigem dos indivíduos certos atos e proíbem outros; e ao violar a conduta o individuo enfrenta um grande problema ou pena. E também não é possível que uma sociedade consiga fazer com que todos os seus membros ajam da forma esperada durante o tempo todo. Por isso o Desvio social é definido aqui como é um comportamento qualquer que não corresponde ás expectativas da sociedade.

E posteriormente o Autor mostra quais as diferenças que possam existir num grupo social, quais as exigências dessas diferenças que são causadas pela diferença de compreensão e interpretação das coisas que acontecem. E o Autor tenta mostrar um pouco que a solução dessa indiferença entre esses grupos separados dentro da sociedade, não tem que se tentar parar ou separá-los somente deve-se aprender a respeitar e saber como lidar com essas diferenças.

Mais adiante o Autor afirma que a eficiência da regulamentação legal de uma sociedade depende em grande medida da provação moral do Direito como manifestação da justiça social. Também fala das Instituições Sociais definindo-a como um sistema complexo e organizado de relações sociais relativamente permanentes, que incorpora valores e procedimentos comuns e atende a certas necessidades básicas da sociedade. Ensina que todas as sociedades fazem o uso de símbolos que serve como lembrete da instituição.

Eu sou de acordo com o Autor, pois que uma vez que nascemos um diferente do outro devemos aprender a conhecer o outro, saber os seus objetivos e a importância de o meu próximo pensar de forma diferente de mim. Saber fazer o outro sentir-se importante, pois isto promove o convívio e otimismo entre as pessoas. Olhar para o outro igualmente como nos olhamos a nós mesmos e os indivíduos da nossa sociedade para que pare o preconceito e não aceitação de membros de sociedades diferentes da nossa, e que sejam respeitadas.

Neste livro, o Autor preocupou-se em esclarecer os conceitos mais importantes, e da forma mais abrangente possível, o que possibilitará ao individuo se interagir numa determinada sociedade. Ao mesmo tempo, compreender que ninguém adquire uma mentalidade científica, sem um contato maior com as leituras clássicas, textos os mais diversos, enfim, sem uma leitura mais densa do ponto de vista filosófico. Quanto a sua originalidade, o Autor foi bem direto em citar partes da obra tiradas de pensadores muito bem conhecidos que deram grande avanço no ramo da sociologia e outros que são considerados Pais da Sociologia. O livro é muito bem compreensível e todo o mundo deveria conhecer, porque fazer tal resumo, geral, e de uma forma especifica, abrangente e compreendida por todos não é fácil e nem sempre encontrada. Para tanto, Eu acho ser recomendável, aos alunos de sociologia especialmente, e não só, por ter um conteúdo abrangente a todos, e que contem uma linguagem bem acessível recomendo também a todos aqueles que pretendem aprender sobre a sociedade e como um individuo pode interar-se numa sociedade diferente daquela que pertence, e também aos alunos do ensino médio como também Universitários nas diferentes áreas.