KELLNER, Douglas. Lendo imagem criticamente: Em direção a uma pedagogia pós-moderna. Postmodernism, Feminism, and Cultural Politics.Redrawing Educational Boundartes, Nova York, State of New York Press. 1991.

Resenha crítica da obra lendo imagem criticamente

Douglas Kellner foi um teórico inicial no campo da alfabetização crítica da mídia e tem sido um principal teórico da cultura da mídia em geral. É professor da Universidade do Texas, Austin, Estados Unidos. É uma "terceira geração" teórico fundamental na tradição do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, É autor também do livro A cultura da Mídia 2001. 

No texto em análise, Douglas Kellner cita alguns teóricos pós-modernos que argumentaram que a pós - modernidade constitui uma ruptura fundamental na história que caracterizaria uma sociedade inteiramente nova, porém ele enfatiza que não acredita na existência de qualquer teoria pós-moderna coerente e única. Sugere-nos estar conscientes da diversidade da teoria e das posições pós-modernas tendo-as como perspectivas que apontam para novas tendências e condições sociais que exigem uma reavaliação de nossas velhas teorias, podendo levar a novas sínteses teóricas. 

O texto consta de 45 parágrafos, subdivididos em seis partes, os quais buscam tratar de uma síntese que apresentará alguns esboços a respeito de uma pedagogia critica atenta tanto à teoria e as posições modernas quanto às pós-modernas, enfatizando sua importância, seus métodos e seus resultados. 

Mediante este estudo é possível perceber que para olhar uma imagem criticamente, é necessário que haja uma conexão natural entre o que pode ser considerado pela inteligência e o leitor, isto é: uma ligação entre o que é mostrado e o que é visto, facilitando as percepções sensíveis e possíveis de ocorrer. No momento atual, a imagem tem um poder centralizador que gera uma infinita quantidade de símbolos, que influenciam na nossa visão de mundo pelo grande poder que exerce na opinião pública, tornando-se um espaço de batalha social.

A cultura visual deve ser tratada pelo poder pedagógico de maneira mais ampla, pela grande força de comunicação que exerce na formação e construção de diferentes identidades sociais. Com o objetivo de fazer com que as pessoas tenham um maior desenvolvimento intelectual e social, construindo gradativamente sua própria identidade e resistência para que possam vivenciar a sua evolução cultural e social sem a manipulação da mídia. Conseguindo analisar criticamente uma imagem fazendo importantes questionamentos ideológicos que constam nos textos e beneficiam a algumas práticas de leitura que são relacionadas as experiências vividas e vínculos sociais, os quais contribuirão para a construção de seus conceitos e noções particulares visuais de identidade e consciência social.

O texto em questão vem literalmente abrir os nossos olhos para que possamos perceber as ideologias embutidas nas imagens. Não só em relação aos estudantes, mas a sociedade de modo geral.  

Maria Arabela Sampaio Campos Acadêmica do curso de Letras vernáculas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)