BECKER, Fernando. Aprendizagem – concepções contraditórias; Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Volume I número 1 – Jan/Jun, 2008. http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/552 .

Este trabalho relata a questão da aprendizagem e as concepções contraditórias abordado em um artigo intitulado de: Aprendizagem - concepções contraditórias; produzido pelo Professor Fernando Becker, que faz uma análise do processo de cognição a partir da Epistemologia genética de Piaget. Para isso ele aplica um questionário com sete itens para graduandos de Pedagogia responder.

O desenvolvimento do artigo é dividido em sete itens básicos: 1 – Aprender é..., 2 – Conhecer é..., 3 – Relacione aprender e conhecer, 4 – O que é necessário para aprender um assunto completamente novo?, 5 – Como se passa de um conhecimento mais simples para um mais complexo?, 6 – Qual o lugar da motivação, do interesse, da afetividade ou da emoção na aprendizagem? 7 – Relacione aprendizagem e memória.

Aprender é adquirir, conhecer, dar significado e confrontar conhecimentos e vivencias e assimilar informações, formando a partir daí um novo conhecimento. Segundo BECKER apenas a assimilação de informações aproxima-se da aprendizagem baseada na Epistemologia Genética piagetiana.
Conhecer pode ser relacionado a saber, exercer, estabelecer, compreender, sistematizar ou simplesmente a aprendizagem.... Nessa concepção fica difícil adotar uma diferença entre aprendizagem e conhecimento; fato que vai gerar conceitos empíricos.
Aprender e conhecer: o conhecimento vem antes do aprender; onde este último é a parte mais aprofundada do saber. Quando o aprender e conhecer são apresentados como processo complementar para a formação de uma totalidade ocorre uma dialetização da aprendizagem e conhecimento processo de totalidade ininterrupta da vida dos indivíduos.

Aprender um assunto novo é ter um interesse natural, condições físicas, psicológicas, conhecimentos anteriores, representatividade do assunto, pesquisa, interiorização do assunto e instrumentos. O vínculo com os conteúdos anteriores é a concepção que mais se aproxima da Epistemologia Genética, pois está relacionada à estrutura estabelecida por Piaget.

Passar de um conhecimento mais simples para um conhecimento mais complexos; torna o conhecimento simples base suficiente e necessária para se chagar ao complexo; a crise do primeiro faz o cérebro incorporar novos conceitos; chega-se aos “estágios” do estruturalismo.

Os conceitos de: motivação, interesse e afetividade ou emoção na aprendizagem são muito importantes e estão condizentes com a teoria Epistemológica Genética.

Na relação aprendizagem e memória pode haver uma inter-relação ou não; há situações em que a função da primeira é predominante; situações em que a segundo é muito importante. Contrapondo a aprendizagem através da memória, enfatiza-se que a memória é mais importante na aprendizagem tradicional; quando analisada sobre a perspectiva da aprendizagem significativa a passa a ser secundária ou está inserida na própria inteligência.

De modo geral o professor Fernando Becker conseguiu de maneira sutil abordar à aprendizagem compara com o estruturalismo de Jean Piaget. Nessa comparação ele percebe que as pessoas fazem certa cofusão atribuindo concepções não – piagetianas ao referido teórico.

É um texto muito interessante para quem deseja iniciar um conhecimento sobre aprendizagem de maneira crítica.

Fernando Becker é Professor Titular de Psicologia da Educação do Departamento de Estudos Básicos da FACED/UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado e Doutorado da referida Universidade. Ele publicou os seguintes livros: Da ação à operação: o caminho da aprendizagem em Piaget e Freire, A Epistemologia do Professor, Educação e construção do conhecimento, A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar e Revisitando Piaget, este último em coautoria com Sérgio Franco.

José Raimundo Alves, mestrando em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade pela FACNORTE – Faculdade do Norte do Paraná, Graduado em Licenciatura em Geografia e Pós – Graduado em Geografia e Ensino, estes pela UESPI – Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é Professor efetivo de Geografia da Rede Estadual de Educação do Maranhão.