Resenha do texto:Biomas presentes no Estado do Tocantins” de Luís Antônio G. C. Silva.

Resenhado por: Eydy Souza Silva.

Luís Antônio Guerra Conceição Silva, Consultor Legislativo na Câmara dos Deputados da Área VI de Direito Agrário e Política Fundiária, tem por obras disponíveis; Aquisição de Terras por Estrangeiros: Legislação Comparada, Certificação Florestal e Biomas Presentes no Estado do Tocantins. No decorrer desta resenha, falaremos sobre a terceira obra citada acima.

O Estado do Tocantins foi criado em 27 de Julho de 1988, tem por biomas; Amazônia e Cerrado, sendo 9% do território tocantinense Amazônia e 91% Cerrado, segundo Luís Antônio G. C. Silva. O autor inicia o texto falando sobre as principais características das vegetações do Estado e suas peculiaridades.

SILVA, Luís subdivide as regiões de floresta do Tocantins em; Ombrófila Densa, Ombrófila Aberta, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Savanas, que são os Cerrados.

Tendo a primeira como característica; árvores com porte elevado, chuvas abundante e está localizada na parte noroeste do Estado, onde tem temperatura média de 25ªC.

A segunda, sendo Ombrófila Aberta, apresenta muitas palmeiras, babaçus e inajás, pois, se localizam em regiões que passam mais de 60 dias secos por ano. Região esta que é no Bico do Papagaio-TO, Estado do Maranhão e no Estado do Piauí.

A região de floresta Estacional Semidecidual é dividia em dois tipos de clima; uma tropical com chuvas intensas e em seguida estiagem acentuada, a outra subtropical; que não chove frequentemente. É predominante no Sul e no Sudeste do Estado do Tocantins.

A quarta, sendo Estacional Decidual, tem duas estações bem definidas; uma chuvosa, logo sendo seguida por um longo período seco. Esta região é localizada no Norte para o Sul, entre a Floresta Ombrófila Aberta e a Savana, e do Leste para o Oeste, entre a Floresta Estacional Semidecidual e a Savana Estépica, mais conhecida como Caatinga.

A ultima região, sendo ela Savana (Cerrado) é a que tem maior predominância no Estado do Tocantins, essa região tem por característica; um período em torno de mais ou menos 6 meses sem chuva. Essa expansão do Cerrado no Estado teve como maior contribuição; o fogo, pois, é na região dessa floresta que se encontram maiores habitações indígenas.

Segundo o autor, o aumento da pecuária, dos eixos rodoviários, da ocupação humana, do desmatamento, dos projetos hidro agrícolas, dentre outras ações, transformam a paisagem do Tocantins, passando de Cerrado para Ilhas inseridas em uma matriz de agrossistemas, isso reduz a biodiversidade do Estado.

Como visto, o Estado de Tocantins localiza-se numa região de grande importância ecológica, com características singulares, abrigando a importante bacia hidrográfica Tocantins- Araguaia e representando uma área de transição entre três dos maiores biomas brasileiros: Amazônico, Cerrado e Caatinga. Por outro lado é uma região de forte influencia antrópica, com muitas áreas devastadas. Por tudo isso precisa ser melhor preservada, aumentando-se o percentual de áreas protegidas por Unidades de Conservação. (SILVA, Luís 2007, p. 8).       

Diante de todos os dados expostos no decorrer do texto, percebemos que o autor, após identificar os biomas do Tocantins, suas regiões florestais e explicar cada uma delas, faz uma crítica a má preservação dessa biodiversidade presente no Estado. A busca de riquezas e desenvolvimento são duas das bases desse problema. O homem não tem consciência de que se provocar queimadas, desmatar as florestas, poluir os rios, dentre outros crimes contra a natureza, irá causar tanto mal ao meio ambiente, quando a si mesmo. Cada um é responsável por cuidar do meio em que vive. Não basta como por exemplo; reclamar que o Estado do Tocantins é quente e não chove, deve-se buscar o por quê disso está acontecendo, deve-se retirar a causa para sessar o efeito. Seguindo ponto de vista, concordamos com o autor Luís Antônio G. C. Silva e recomendamos a leitura de sua obra para maior conhecimento sobre o Estado do Tocantins.

REFERÊNCIAS:

SILVA, Luís Antônio G. C. Biomas presentes no Estado do Tocantins. Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados, 2007, p. 10.

DEPUTADOS, CÂMARA.  Biomas presentes no Estado do Tocantins. Documentos e pesquisa, Biblioteca Digital. Brasilia, Distrito Federal. 1 de Setembro de 2011.  Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/12/browse?value=Silva%2C+Lu%C3%ADs+Ant%C3%B4nio+Guerra+Concei%C3%A7%C3%A3o&type=author  Acesso em: 22 de Agosto de 2016.