O livro fala de uma elite do poder dos Estados Unidos da América, formada por um "triângulo" composto pelos meios político, econômico e militar ? "três grandes ordens" da sociedade moderna as quais, interligadas, influenciam as instituições menores de uma complexa rede social (igrejas, escolas e etc.) visando legitimar suas ações de perpetuação no poder.

Verifica-se na obra que as decisões políticas determinam as atividades econômicas e os programas militares. Tem-se uma economia política conectada de diversas maneiras às instituições e decisões militares. Ou seja, os líderes desses três domínios do poder, reunidos, formam a elite do poder da América.

Fica, também, reforçada no texto a idéia de que, para ser efetivamente poderoso, é imprescindível o acesso a um dos três grandes meios institucionais de poder. Porém, esse acesso é rigorosamente controlado pela elite do poder, permitindo, basicamente, apenas a entrada de seus pares: membros do estrato superior de uma sociedade capitalista.

Wright Mills acrescenta que essa estrutura sofreu, ao longo do tempo, apenas pequenas alterações na preponderância dos três setores-chave e discrimina essa dinâmica em cinco fases.

Na primeira, explica que coincidiam a vida social, as instituições econômicas, a organização militar e a ordem política ? formando uma elite multifacetada, sem nenhuma polarização entre os meios de poder. Já a segunda, durante o século XIX, caracteriza como de ascendência social da ordem econômica, a qual, na terceira fase, consolida a sua supremacia, tendo como dependentes as ordens militar e política, com a subordinação do Estado aos grandes interesses monetários. O quarto período se dá no contexto da grande depressão de 1929, onde o estabelecimento do "Estado do bem-estar social" propiciou o fortalecimento do poder político num cenário economicamente abalado. A quinta e atual fase é caracterizada como de ascensão militar, em função das questões relacionadas à defesa e às relações internacionais.

Apesar dessas proposições, sempre é salientada a idéia da inter-relação entre os poderes e, por fim, o texto critica a visão marxista de classe dominante, pois, segundo Mills, esse termo carrega apenas os significados econômico (classe) e político (dominante), não incluindo o terceiro e muito importante vértice do "triângulo" da elite: o poder militar.