RESENHA



Textos:

"A natureza humana: Por que é tão difícil compreendê-la?"
"Hipóteses gerenciais referentes à natureza humana."

Os textos fazem uma abordagem de uma visão geral e bem ampla sobre algumas teorias, hipóteses e estudos que surgiram no decorrer da história, para explicar e definir a natureza humana e tentar compreender o comportamento das pessoas nas organizações com o objetivo de melhorar as relações entre empregados e patrões e também para aumentar a produtividade nas empresas.
O Psicólogo Organizacional procura desenvolver um conceito da natureza humana, a fim de proporcionar aos empresários algumas idéias para ajudá-los a se relacionarem melhor com seus funcionários. O psicólogo organizacional busca na teoria da motivação a explicação para o comportamento das pessoas nas organizações e assim definir alguns parâmetros para se compreender melhor a natureza humana.
Para se compreender a motivação e o comportamento humano é preciso desenvolver um conjunto de hipóteses sobre as pessoas, e situar esses hipótese num contexto sociológico /situacional e desenvolvimental.
Sociológico/situacional ? os serem humanos, numa determinada situação, agem de acordo com o significado que essa situação tem para eles. Não se consegue realmente compreender que tipo de situações representam ameaça a dignidade de uma pessoa sem que se considere a perspectiva situacional e sociológica, sem que se estudem as normas e valores de determinada pessoa dentro do seu grupo.
Desenvolvimental - as necessidades, os valores e as normas mudam de acordo com a evolução da sociedade, da organização e também do indivíduo (Sheir, 1978, Hall, 1976). Os padrões de motivação são influenciados também por uma perspectiva organizacional, ou seja, o modo como os empregados são tratados pela empresa, os tipos de normas e valores, os tipos autoridade e poder exercidos.
A teoria da contigência surgiu como uma das soluções para o problema de se definir a natureza humana. Nessa teoria tudo depende tudo é relativo, para cada empresa há uma maneira de se administrar, tudo depende da situação, as atribuições administrativas deverão ser tomadas de acordo com o momento, diferentes tipos de organização dependem de diferentes tipos de autoridade e de poder e que isso torna o tipo de desenvolvimento que seus membros passam a ter.
Para entender como as organizações funcionam, é preciso compreender como funcionam as pessoas nessas organizações, com essa intenção surgiram três principais e diferentes conjuntos de hipóteses , através de experiências nas empresas onde os estudiosos no assunto observaram o comportamento das pessoas dentro da organização:
1- Hipóteses Racionais-econômicos: Essas hipóteses baseia-se na filosofia do hedonismo onde relatam que as pessoas agem para atender ao máximo aos seus interesses pessoais. Douglas McGregor criou, em 1960, duas teorias que ficaram conhecidas com Teoria X e Teoria Y. A Teoria X faz generalizações e simplificações exageradas sobre a natureza humana e a Teoria Y tem uma visão mais idealista.
As hipóteses racionais-economicas classificaram os seres humanos em dois grupos: a massa indigna de confiança motivada pelo dinheiro e a elite digna de confiança, moral, mais motivada, que deve organizar e dirigir a massa. Ou seja, o primeiro grupo são os empregados e segundo grupo os padrões.
2- Hipóteses Sociais: Nessas hipóteses dois estudos clássicos mostram, pela primeira vez, a importância dos motivos sociais na vida organizacional.
Os estudos de Hawthorme chamam a atenção para o fato de que ser aceito e estimado pelos companheiros de trabalho é mais importante do que os incentivos econômicos oferecidos pelas empresas (Roethlisbenger e Dickson, 1939; Homans, 1950). Esses estudos foram realizados com um grupo de mulheres que fazia a montagem de equipamentos telefônicos na fábrica de Western Eletric Company, de Hawthorne, no final de 1920. Nesses estudos o psicólogo industrial evidenciou a importância do fator social e do trabalho em grupo e foi importante também para a redefinição da psicologia industrial como psicologia social industrial.
Os estudos de Tavistock Institute serviram para mostrar estudos realizados por Eric Trist e seus colaboradores que observaram os efeitos em minas de carvão, de uma mudança tecnológica que consistiria na instalação de equipamento mecânico de corte de carvão e esteiras rolantes. A modificação rompeu a organização social dos operários e o novo sistema mecânico não funcionou como esperado, pois separaram as equipes de operários que trabalhavam juntos. Além das tensões emocionais que provocaram a ruptura dos relacionamentos dos grupos, vieram outros problemas relacionados à qualidade trabalho. Somente com o auxílio de cientistas sociais, a indústria conseguiu superar as dificuldades criadas, restaurando a organização social e formal. Nesses estudos verificou-se que os fatores sociais e grupais tinham grande significado na relação com o absenteísmo, com a qualidade do serviço prestados e que as necessidades sociais são o motivador do comportamento humano, e os relacionamentos interpessoais são o modelador do sentimento de identidade.
Uma das principais consequências das hipóteses sociais foi o movimento das relações humanas, tentativa de treinar supervisores a terem mais consciência das necessidades sociais dos funcionários.
3- Hipóteses da Auto-realização: McGregor (1960), Argryis (1964) e Maslow (1964), sustentaram a ideia de que os trabalhadores eram alienados porque o trabalho que executavam não lhes permitia de modo mais produtivo. McGregor formulou então um conjunto novo e mais complexo de hipóteses a respeito da natureza humana que passa a chamar de Teoria Y. Nessa teoria verificou-se que o homem precisa ter um trabalho para auto-realização profissional. O desafio de resolver um problema, em certo sentido, controlar-se e desenvolver-se é a essência da auto-realização.

Auto-realização é a busca de autonomia, desafio, evolução e pleno uso das capacidades e talentos próprios.

Cada uma dessas teorias e hipóteses estudadas nesses dois textos são muito importantes e trazem perspectivas sobre a natureza humana. Importante salientar o trabalho do psicólogo organizacional como fator indispensável para a compreensão das atitudes e reações das pessoas nas organizações e como isso afeta na sua vida em sociedade. Porém o estudo sobre a natureza humana é muito complexo e ainda está longe de ser totalmente definido, pois as mudanças na sociedade afetam direta e profundamente o comportamento humano, como também seus interesses e até com suas necessidades. As necessidades básicas continuam existindo e se tornam mais amplas, pois é da natureza humana adaptar- se às mudanças da sociedade, do mundo globalizado e suas tecnologias.