Profissionais da auditoria interna necessidade de instrumentalizar suas atividades com as ferramentas modernas, como auditorias com o uso de informática, analise de desempenho das atividades dos negócios da empresa, e acima de tudo, para que o profissional possa ter um desempenho bom, tornar ? se imprescindível a aquisição de certas qualidades que lhe facilitarão o desenvolvimento de qualquer trabalho.
Na basta apenas o auditor estar candidato a uma oportunidade, é preciso ser candidato, e, para isso, a busca constante do aprimoramento da técnica de auditoria pelo profissional da área deve centrar nos atuais conceitos gerenciais, pois em um mercado cada vez mais global e competitivo, as empresas precisam responder rapidamente a suas necessidades e buscar soluções que lhes garantam uma posição de vantagem no mercado.
Atuando em um ambiente de mudanças, o papel do auditor também está mudando. A rotina tradicional dos trabalhos internos, apesar de continuar sendo importante, não é suficiente para atender a este novo perfil de mercado, às novas exigências de clientes e ao foco da administração em valores como produtividade e competitividade. Hoje, as empresas esperam muito mais de seus auditores internos, uma atuação voltada para fortalecer sua vantagem competitiva e, principalmente, para agregar maior valor à atividade das mesmas, mediante uma visão ampla e participação efetiva desses auditores no desafio. Assim, dentro deste novo modelo, o auditor deve estar utilizando cada vez mais tecnologia que permita soluções rápidas e eficientes, por meio de atividades de controles gerenciais informatizados. É a resposta a estes desafios que pode significar toda a diferença. O auditor deverá procurar estar sempre pronto a auxiliar a empresa a vencer tais desafios, assegurando que os serviços sejam cada vez mais serviços em equipe e de valor agregado, fator de sucesso e competitividade para a empresa.
Os novos paradigmas apontam para uma atualização dos conceitos da auditoria interna, com ênfase na visão de um parceiro de prevenir, auditor-gerente, visando à excelência dos resultados da empresa, além de reforçar objetivos da atividade de auditoria interna, mediante integração com a direção da empresa, no pensando grande como se compreendedor fosse.
Esse contexto requer dos profissionais da auditoria interna necessidade de instrumentalizar suas atividades com as ferramentas modernas, como auditorias com o uso de informática, analise de desempenho das atividades dos negócios da empresa, e acima de tudo, para que o profissional possa ter um desempenho bom, tornar ? se imprescindível a aquisição de certas qualidades que lhe facilitarão o desenvolvimento de qualquer trabalho.