Qualquer pessoa pode fazer a requisição da documentação de cidadania de um lugar que tenha laços de parentesco, mesmo ficando mais distantes. É muito importante ver que há lugares nos quais esse pedido é mais complicado de ser concluído, enquanto para outras pessoas é um procedimento mais simples.

Havendo a necessidade de se querer a cidadania polonesa, há todo um procedimento que possui sua problemática e lentidão, mas que será bem sucedido caso o requerente ultrapasse as etapas, obedecendo o que é necessário.

No Brasil, há certas leis que regem a, especificando o local de nascimento da requerente, a dita lei do solo. Já para a Polônia, o que se considera é a lei de consangüinidade, o que quer dizer, laço familiar com com quem faz o pedido. É um direito que muda por parentesco direto e por gerações distintas.

De qualquer forma, para se exigir a cidadania polonesa a pessoa deve iniciar fazendo um pedido ao Consulado da Polônia mais perto de sua casa. Geralmente, eles ficam cada uma das principais cidades do Brasil, e em algumas localizações de importância também. Este processo deve começar pelo Consulado pelo fato de que é o ambiente onde eles poderão dar todas as informações que falam sobre os papéis necessários, em que lugar se pode dar início, que rumos a serem determinados e algumas explicações muito importantes.

O requerente vai precisar reunir documentos de seus familiares, certidões de nascimento, casamento, registros, entre alguns outros. Se ele não possuir oportunidade de ver esses papéis, ele pode fazer um pedido no Consulado na Polônia. Eles mostrarão como fazer isto e a que locais recorrer para conseguir a cidadania polonesa.

No caso que o indivíduo não pegue essa papelada, ela pode contratar uma agência. Existem várias cujo mote é ir à busca documentos para que a cidadania polonesa aconteça de verdade. Eles sabem como fazer com esse pedido sem intermediários nos locais adequados, ou ainda, se for preciso, eles devem ir até a Polônia e buscar papéis perdidos.

O local contratado para tal processo manda uma pessoa capacitada, que fala a linguagem do local e tem noção de onde encontrar a documentação necessária. Ele deverá ir até cartórios, lugares de retirar documentos, além de as igrejas , em que nos tempos antigos a documentação de nascimento era feita.

Tal procura não é um passo barato, por conta de toda essa procura que poderá existir, assim, o indivíduo deverá estar consciente de que para conseguir a cidadania polonesa ele deverá dispor de disponibilidade e fundos monetários, além de se predispor à ação e ter paciência para aguardar que tudo esteja pronto.