Algumas pessoas olham para o passado e conseguem perceber as lições, ainda que a custo de muito sofrimento valorize o aprendizado, pois consegue aprender com a experiência passada, outras só se lamentam sobre o corrido, repetindo o mesmo padrão por anos, sem aprenderem absolutamente nada. Essas geralmente se colocam no papel de vítimas, onde só conseguem se lamentar sem nada fazer para mudar. O que deixou de fazer nos últimos anos e que até hoje está sofrendo as conseqüências? Não terá sofrido o suficiente para perceber que algo diferente deve ser feito? Mas o quê fazer? Isso somente você poderá responder.

 

Quem sabe poderá começar pensando em ser mais flexível? Mais aberto às mudanças? Você só consegue pensar que não há mais como mudar, afinal, já se passaram tantos anos? Você já se sente velho para aprender? Nada disso! Velho é quem pára de aprender, não se atualiza, e hoje vivemos em constante processo de mudança, quando pensamos em algo, já mudou!

 

Você pode começar analisando algumas situações e que na correria se esquece de dar uma paradinha para avaliar suas relações. Reserve um tempo para reavaliar seus valores, sua maneira de conduzir seus problemas e principalmente como reage a eles, afinal, estamos nos referindo à sua própria vida e não há nada mais importante do que isso.

 

Faço-lhe as seguintes perguntas e responda com sinceridade a você mesmo:

 

  1. O que você tem feito por você?
  2. Ainda continua sempre querendo agradar a todos, fazendo tudo por todos?
  3. Tem momentos de lazer, tem feito algo para se divertir? O que gosta de fazer e não faz há muito tempo?
  4. Como se sente em relação ao seu trabalho?
  5. E como está a relação com seus filhos e com sua família de um modo geral?
  6. Tem tentado manter o controle sobre tudo e todos? Quando na verdade não consegue ter controle nem sob suas emoções?
  7. Você está se abandonando?
  8. Busca constantemente aprovação e reconhecimento por sentir-se sem valor?
  9. Está sempre culpando o outro pelo que aconteceu a você?
  10. Tem medo de perder a pessoa amada, quando nem percebeu que já a perdeu faz muito tempo?
  11. Frusta-se  constantemente por criar muitas expectativas?
  12. Sente-se triste, sem esperança e sem forças para lutar?

 

Analise com calma todas essas questões e reavalie sua vida, suas relações. Procure responder a cada uma das questões acima, se possível, escreva suas reflexões. As dúvidas, os medos, mágoas, ressentimentos, culpa, frustrações, críticas, julgamentos, rigidez, cobranças, são todos obstáculos ao crescimento.

 

Não, não há receita nem fórmula mágica, mas é certo que para as mudanças ocorrerem é preciso que você mude.

 

É o amor que você tem por si mesmo e o respeito por seus valores e sentimentos que o fará se sentir uma pessoa de valor. E isso com certeza ninguém poderá lhe dar, mas também ninguém poderá lhe tirar.