Marcos Cardoso de Moraes

Faculdade Santa Cruz, [email protected]

Resumo: Este artigo procura mostrar o caminho percorrido pela sociedade até o momento em que se encontra envolvida pelo desejo de consumo, seus pontos fortes e fracos, e onde a sociedade pode chegar com esse padrão desenvolvido.

Pode-se observar que a tempos atras os primeiros humanos produziam e consumiam apenas o necessário para a sobrevivência quando se necessitava de algo que não produzia, usava-se o método de escambo, exemplo: se ele fosse um pescador e precisa-se de um machado, teria que encontrar alguém que tivesse um machado e quisesse trocar pelos peixes. Partindo desse ponto houve ? se a necessidade de um instrumento de troca, uma unidade de valor, surgiu então a moeda, e com isso tornou- mais viável as trocas.
Essa unidade fez com que a troca deixasse de ser objeto de necessidade, instigando o desejo de enriquecer-se.
Este desejo vem aumentando ao longo dos tempos, a igreja conseguiu segurar ou reduzir a velocidade desse desejo, pregando a igualdade e que o ser humano deve consumir só o necessário para a sobrevivência. Mas com um movimento religioso que surgia, o Protestantismo, as coisas começaram a mudar.
Uma das idéias lançadas pelos protestantes é de que, não é errado querer enriquecer-se, o que ajudou a fortalecer o Capitalismo, e acelerar o desejo de consumo ao ser humano.
Esse desejo de consumo desenfreado faz com que a economia cresça, gerando emprego e dando mais condições de se criar novos consumidores, ocorre que esse desejo de consumo esta distanciando o homem de Deus, criando uma nova Religião a do Consumo.
FREI BETTO alerta para o ocorrido da seguinte Forma:
Religião do consumo
? nova religião: as marcas
? catedral estilizada: os shoppings
? traje de domingo: terno-roupa especial
? paraíso: não existem mendigos
? eucarístia?: praça de alimentação
? nichos: vitrines
céu: comprar à vista
purgatório: comprar à prazo
inferno: não comprar

Pode-se afirmar o que mantem o ser humano ligado a Deus é a religião, que o consumo funciona de modo oposto, levando o ser humano a tentar preencher seu interior, ego através das compras, e nunca se satisfazem, torna os indiduos em seres individualistas, sem amor as pessoas, o amor é voltado para a obtensão de bens.
Há um único modo de moderar esse consumismo, Segundo A Bliblia Sagrada que é instrumento de Base para a maioria das religiões: E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Apocalipse 21:6
E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. Apocalipse 22:17
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:35