O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1979 foi o último a ser organizado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), que, por determinação da FIFA, desmembrou-se em CBF e em outras entidades, cada uma dedicada a seu esporte específico.

Em 1979, o Brasil ainda estava imerso em uma ditadura militar. A ideia de integração nacional refletiu no futebol. O Brasileirão teve o maior número de clubes participantes, 94 no total, não havendo Série A nem Série B.

O regulamento inicial previa que os times do eixo Rio-São Paulo entrariam no campeonato a partir da segunda fase, mas os grandes clubes de São Paulo esperavam entrar na competição a partir da terceira fase. A CBF não aceitou e clubes como Corinthians, Santos, Portuguesa e São Paulo não participaram da competição.

A primeira fase contava com 80 clubes, divididos em oito grupos de dez times cada. Os oito melhores de cada grupo avançavam na competição. Na segunda fase, 12 clubes (seis do Rio e seis de São Paulo) juntaram-se aos 44 classificados da primeira fase. Um total de 56 clubes divididos em sete grupos com oito clubes cada, os dois primeiros colocados de cada grupo avançavam no campeonato.

Na terceira e última fase, os 14 clubes se juntaram a Guarani e Palmeiras, campeão e vice-campeão do ano anterior. Nas semi-finais, quatro clubes, em jogos de ida e volta, decidiam os finalistas.

A final foi decida por Internacional e Vasco. Em dois jogos prevaleceu a boa campanha do time gaúcho. O duelo já empolgava os amantes do bom futebol antes mesmo do início. De um lado tínhamos o Vasco da Gama, uma vez campeão brasileiro e que contava com os destaques do campeonato: Leão no gol e Roberto Dinamite no ataque. Do outro lado, o Inter, com seu time que não sabia o que era perder naquele campeonato e tinha como destaque o craque Falcão.

No Maracanã, mais uma vez o colorado não tomava conhecimento do adversário e nem os 60 mil torcedores foram capazes de intimidar o time que não perdia um jogo havia muito tempo. Resultado: 2x0 e Inter com a mão na taça. No Beira Rio, o colorado foi mais uma vez soberano e assegurou o título.

O Inter fez por onde, foi o primeiro e, até hoje, único campeão nacional invicto, com um desempenho impressionante: em 23 jogos, foram 17 vitórias (uma por W.O) e seis empates. O ataque colorado marcou 40 gols, enquanto a defesa tomou apenas 13.