RELATOS DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS EM SALA DE AULA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS POR ALUNOS DO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.

                                                                      Altina Costa Magalhães

Em: 10/12/2011

                O vídeo apresentado no material do curso de mídias, ciclo intermediário. módulo TV e vídeo: Desenvolvendo projetos audiovisuais educativos é uma síntese sobre as diferentes etapas do processo de concepção e realização de produções audiovisuais que podem e devem ser realizadas na escola pelos alunos, mediados, é claro, pela orientação pedagógica e tecnológica do professor que norteará os participantes do processo para que tudo saia de forma que ajude os alunos a entenderem a importância da funcionalidade das diferentes mídias no contexto escolar. O mesmo é bem interessante, pois classifica as diferentes etapas de uma produção audiovisual.  A primeira etapa é a concepção é o momento da gestação das idéias, neste momento discute-se e define-se o conteúdo a ser retratado na produção bem como o formato do vídeo, escreve-se o roteiro. A segunda fase é composta de três etapas: pré-produção, isto é como o trabalho vai ser produzido. Em seguida parte-se para a gravação, depois a finalização, neste momento pode ser feito alguns ajustes, alguns cortes, pode-se incluir alguns efeitos especiais, é hora de editar o vídeo para que o mesmo chegue ao resultado esperado de acordo com  o conteúdo e o formato do mesmo.

                 No tocante a minha prática pedagógica já trabalhei alguns projetos nas escolas, tendo como recurso as mídias impressas alguns individualmente, outras de grupo, entretanto devo ressaltar que não realizei nenhuma produção audiovisual em minhas salas-de-aula até porque neste campo eu era analfabeta. Só agora com o curso de mídias, na realização das tarefas é que fiz uma produção audiovisual com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola infantil aqui na minha cidade. Devo ressaltar que foi uma experiência gratificante. O conteúdo da produção audiovisual tinha como tema Poluição Sonora - ambientes: urbano, rural e doméstico. O projeto passou por todas as etapas; definição do conteúdo, formato do vídeo, elaboração do roteiro, pré-produção, ensaio das cenas, a gravação é o que para mim foi mais difícil uma vez que eu não sabia utilizar a filmadora, depois a finalização, e a transformação das cenas gravadas em um pequeno vídeo propriamente dito.

                  O projeto foi desenvolvido com a participação das crianças. Na oportunidade depois de definido o conteúdo e o formato do vídeo, fui à escola e conversei com o professor da turma que se colocou a disposição para colaborar, em seguida conversei com os alunos sobre a atividade, o porquê da realização daquela atividade e pedi a colaboração de todos que aceitaram prontamente. A partir daí conversei sobre o assunto a ser retratado no vídeo, fiz algumas perguntas, ouvi as respostas, eles fizeram perguntas, eu respondi todas. Então no dia seguinte partimos para o segundo passo a realização do ensaio, em seguida a produção audiovisual que começou com as filmagens e depois das filmagens foi feita a finalização do vídeo.

O resultado foi satisfatório tanto para mim quanto para as crianças que participaram da gravação, pois eu retornei a escola para fazer a demonstração do trabalho que eles participaram. Neste trabalho houve integração das mídias: material impresso, (utilizado na pesquisa) máquina filmadora digital, computador, internet, e até o pen-drive.

                Não posso dizer que foi um trabalho fácil, mas posso garantir que foi satisfatório, uma vez que foi mais uma experiência profissional, uma oportunidade de pesquisar, de buscar conhecimento, de aprender a aprender, com muita dificuldade e jogo de cintura, pois foi um momento em que o tempo estava escasso, mas valeu à pena.

                  Outro trabalho que considero gratificante no decorrer do curso de mídias módulo básico foi um projeto sobre Literatura de Cordel em que foi utilizado a TV, o vídeo cassete, e as fitas de vídeo do programa um Salto para o Futuro, havendo assim a integração de mídias, todas as ferramentas tecnológicas aqui citadas existiam na escola e estavam lá jogadas em um canto sem ninguém que as utilizassem. Os conteúdos retratados nas fitas de vídeo são de uma qualidade inigualável podendo ser utilizados por professores de diferentes disciplinas em um projeto interdisciplinar, envolvendo História, Geografia, Literatura de Cordel a questão da composição dos versos em texto de cordel, do repente, Língua portuguesa, Arte de compor os versos, xilogravura. A origem do cordel, o porquê deste nome “literatura de cordel” a questão do preconceito com esta modalidade literária, a região em que predomina o cordel, a questão do êxodo rural que fez com que o cordel chegasse a cidades grandes como São Paulo, Rio de janeiro. As dificuldades sócio-econômicas que passam os poetas e suas famílias.

                   O resultado do mesmo foi satisfatório, pois os alunos se envolveram gostaram, aprenderam muitas coisas que não sabiam até então. Conheceram alguns textos de cordel apresentados pelos próprios autores. Teve até alguns que se aventuraram a construir alguns textos de cordel. As fitas cassete sobre o conteúdo possuem um material riquíssimo que não podem e nem devem ser desperdiçadas, pois faz parte do acervo midiático da escola. Seria importante que as escolas começassem a construir suas midiatecas.

                Mas incrível mesmo é quando os alunos participam da produção, das pesquisas, das filmagens. Este trabalho sobre o qual vou descrever agora foi pensado e projetado e redigido por um grupo de professores que escolheram o conteúdo, o tema. Os alunos foram a campo, pesquisarem nas mídias impressas, jornais, revistas, documentos oficiais, entrevistaram pessoas, fizeram as filmagens. De posse do material coletado nos entregaram, organizamos a parte estética, fizemos os ajustes necessários. Mais uma vez os alunos foram a campo fizeram a divulgação do evento, organizaram a apresentação em parceria com a direção da escola escolhida para apresentação, convidaram pessoas da comunidade local para fazerem algumas apresentações então os alunos participaram da execução do projeto em si utilizaram cada ferramenta tecnológica necessária, conheceram que cada uma  tem sua funcionalidade e especificidade na busca do conhecimento, é lógico que isto não  aconteceu sem a mediação dos professores responsáveis pelo projeto  estes  participaram de todas as etapas  principalmente na orientação para que tudo fosse executado pelos próprios alunos que utilizaram as mídias na construção do próprio saber, isso aconteceu no último trabalho do módulo básico. Grupo formado pelos alunos do curso de mídias: Altina, Francisca da Conceição, Francisco Martins e Valdemir Alves. Este trabalho foi intitulado “São Mateus do Maranhão: Um resgate da história, da cultura e da arte através das mídias” consistia em proporcionar aos alunos um trabalho significativo a partir das informações adquiridas em parceria com algumas pessoas sobre a realidade em que estão inseridos, e levar este conhecimento a outros educandos de outras escolas públicas da cidade e à comunidade local.  Foi um trabalho significativo para nós do curso e para os alunos que participaram da construção do mesmo bem como da escola que foi escolhida para que o projeto fosse apresentado pelos alunos.

                Trabalhar com projetos é uma caixinha de surpresa e a gente tem que estar atento, pois a qualquer momento pode ser que precise que mudemos a direção do trabalho para que os resultados esperados sejam alcançados.