UNICEL – FACULDADE LITERATUS

CURSO DE PEDAGOGIA

 

DANUSIA NAZARÉ NASCIMENTO ALVES

EVANDRO LEVI MITOME DA COSTA

MARIA DEUZIRENE CARVALHO SOUZA

OZINEI DOS SANTOS CHAVES(ORG)

THIAGO INHAPE DE OLIVEIRA

 

 

 

RELATÓRIO DOS SEMINÁRIOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CRINÇA NOS MAIS DIVERSOS ASPECTOS

 

 

 

 Manaus – AM

2012

 

 

DANUSIA DE NAZARÉ NASCIMENTO ALVES

EVANDRO LEVI MITOME DA COSTA

MARIA DEUZIRENE CARVALHO SOUZA

OZINEIDOS SANTOS CHAVES(ORG)

THIAGO INHAPE DE OLIVEIRA

 

 

 

 RELATÓRIO DOS SEMINÁRIOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NOS MAIS DIVERSOS ASPECTOS

 

Relatório apresentado ao Curso de Pedagogia da UNICEL – Faculdade Literatus, da turma: 3PED1/11N como um dos requisitos da 3a avaliação parcial da disciplina Desenvolvimento biológico da Criança sob a orientação do Profo. Ronildo Oliveira.

 

 

 Manaus – AM

2012

 

RESUMO

O presente relatório pretende discutir e esclarecer o desenvolvimento biológico da criança nos mais diversos aspectos, entendendo que a alimentação e hábitos alimentarespossuem um importante e fundamental papel na formação e no desenvolvimento da criança e, três aliados insubstituíveis dessa concepção de desenvolvimento, é a prevenção imediata de doenças que possivelmente poderão se desenvolver no seio familiar e escolar, a importância e os benefíciosda higiene pessoal ensinada desde o berço e o abastecimento e manejo de agua potável visando à saúde, o bem estar social, o completo e correto desenvolvimento das crianças.

Palavras-chave: desenvolvimento; criança; hábitos alimentares e de higiene; doenças; saneamento básico.

 

INTRODUÇÃO

 Compreender o desenvolvimento biológico da criança no cenário infantil precisa antes de tudo, de um entendimento antecipado das questões e dos aspectos ligadas e envolvidas diretamente nesse processo. Toda criança necessita no seu convívio familiar e escolar, de um acompanhamento, de uma orientação e de uma supervisão em relação a todas as questões, sejam elas: nutricionais, alimentares, de capacidade e de incapacidade de se defender de certas doenças propicias nas séries iniciais da educação básica, de cuidados especiais com todas as partes do seu corpo e, principalmente, as condições adequadas de saneamento, constituindo assim, suas necessidades básicas essências para o seu bom desempenho intelectual, afetivo e social.

 A partir disso, faz necessário dizer que esse trabalho tem como objetivo relatar de forma clara e objetiva, as ideias principais e informações relevantes dos 6 ( seis) temas discutidos em sala de aula nos dias 01/11 e 08/11/2012 em forma de relatório, com base nos seminários expositivos e nas apresentações dos grupos.

Para a melhor compreensão dos temas em questão, foi preciso dividir em partes todo o relatório. Na primeira parte, destacam-se os pontos principais do Seminário I – Nutrição infantil e do Seminário II – Hábitos alimentares no desenvolvimento da criança.  Na segunda parte, registram-se as informações úteis e necessárias referentes ao Seminário III – Doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários e do Seminário IV – Doenças parasitárias escolares. Na terceira e última, mostram-se de forma clara os aspectos essenciais do Seminário V – Higiene pessoal da criança e do Seminário VI – Saneamento básico e das conclusões e considerações finais.

         Essa parte introdutória destacou brevemente os objetivos do trabalho, bem como uma ideia inicial do que será discutido e analisado no decorrer do desenvolvimento do relatório. Logo, torna-se evidente o nivelamento dos conhecimentos e possibilidadeda compreensão dos temas que vão ser apresentado ao longo do relatório.

 

PARTE I – RELATÓTIO DOS SEMINÁRIOS I e I

1.1. SEMINÁRIO I – NUTRIÇÃO INFANTIL

Na apresentação do primeiro seminário, a equipe demonstrou de forma clara uma noção da importância da alimentação para a aprendizagem e para saúde, a questão dos alimentos como função de fornecer energia necessária para o viver bem e para o desenvolvimento e desempenho intelectual, afetivo e social da criança no período escolar. A partir daí, destacaram-se a origem dos alimentos, sendo de origem animal: carne, ovos, leite e seus derivados necessários ao crescimento, conservação do corpo e ao fortalecimento dos ossos e dentes; de origem vegetal: frutas, verduras, legumes e cereais que fornecem energia e protegem o corpo contra doenças e o de origem mineral: sal e água indispensáveis ao nosso organismo. Logo, para uma alimentação saudável, foi mostrada uma pirâmide alimentar contendo quatro andares: Sendodos carboidratos; das vitaminas, minerais e fibras; do leite e seus derivados e o quarto andar das gorduras. Dessa maneira, foi destacada a importância da amamentação promovendo uma forte ligação emocional mãe e filho e um completo e correto desenvolvimento da criança. Uma estreita ligação com a saúde, comportamento e desenvolvimento cognitivo é sinônimo de uma boa nutrição. Dessa forma, foi destacada dicas para uma conduta alimentar saudável, sendo elas: fixar os horários e estabelecer tempo definido para cada refeição; a alimentação deve ser feita à mesa; envolver as crianças nas tarefasde realização da alimentação e os salgadinhos, balas e doces não devem ser proibidos, mas consumidos em horários adequados. E finalmente, a equipe fechou a apresentação com o lema: comer bem para viver melhor.

1.2. SEMINÁRIO II – HÁBITOS ALIMENTARES NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

No segundo seminário, foi registradaa importância e a influencia dos hábitos alimentares, a preocupação, o esforço e o papel dos pais em incentivar uma alimentação balanceada e nutritiva para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, para que ocorra o crescimento e desenvolvimento adequado, faz-se necessário a orientação e a supervisão dos pais e responsáveis e dos professores. Vale destacar também, que as consequências de hábitos adequados proporcionarãoà criança a capacidade de aprender, de se comunicar, de pensar, de socializar e a defesa contra doenças propícias a esse período escolar. Uma observação que merece atenção é a importância do aleitamento materno, sendo o principal substrato energético. Outra ideia interessante repassada pela equipe foi que como as crianças de certa forma não são familiarizadas com verduras, legumes e frutas, faz-se necessário uma maneira inovadora de criar pratos exóticos, coloridos que chamem a atenção das crianças, pois a aparência dos pratos é tão atrativa quanto ao sabor. Um fato não tão curioso, mas interessante, é que as crianças adquirem e desenvolvem hábitos através da imitação e observação de outras crianças por meio da aprendizagem social. Foi enfatizada a importância das proteínas para o desenvolvimento dos músculos, da pele, dos cabelos e dos dentes e, também, a pirâmide alimentar disciplinada para o hábito alimentar saudável parecidíssima com a da equipe anterior. Logo, torna-se conveniente que no período inicial da criança fossem introduzidos os bons hábitos alimentares que seguirão e permanecerão por toda a sua vida. E finalmente, como igual à equipe anterior fecha-se com o lema: para uma vida melhor... Pratique saúde.

 

PARTE II – RELATÓRIO DOS SEMINÁRIOS III e IV

2.1. SEMINÁRIO III – DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS, BACTÉRIAS, FUNGOS E PROTOZOÁRIOS

Na parte inicial desse seminário registram-se as principais doenças causadas por vírus, sendo elas: a gripe, hepatite (A, B e C), caxumba, sarampo, varicela (catapora), SIDA (AIDS), raiva (hidrofobia), dengue, febre amarela, poliomielite (paralisia infantil), rubéola, meningite, encefalite, herpes, febre hemorrágica, pneumonia e HLTV etc. Só que a equipe enfatizou a caxumba, doença viral cujo responsável é a infecção pertencente à família; o sarampo doença infectante e contagiosa apresentada por placa avermelhadas pelo corpo; a AIDS transmitida sexualmente ou através de compartilhamento de agulhas, transfusão de sangue contaminado, de mãe para filho. Na sequência destacaram-se as principais doenças causadas por bactérias, sendo elas: a tuberculose, a difteria, a coqueluche, a disenterias e a meningite. No que se refere as doenças causadas por fungos, vale destacar: tínea do corpo, da cabeça, da virilha; pitiríase versicolor; onimicose; candidíase. E por final destacam-se as doenças causadas por protozoários, sendo elas: amebíase (desinteria amebiana), leishmaniose (úlcera de bauru), balantidiose, triconomíase, giardíase, doenças de chagas, toxoplasmose e a malária. Vale registrar apenas três: doença de chagas, causada por um parasita conhecido como “barbeiro”, inseto que se alimenta de sangue, encontrado nas matas, seus sintomas são: febre, mal-estar, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço ocular e aumento do fígado e do baço; a toxoplasmose, doença infecciosa com sintomas: febre, dores musculares e articulares, comprometimento da visão, dor de cabeça e garganta e manchas pequenas e vermelhas e a outra doença, a malária causada por protozoários de gênero plasmodium, como sintoma; febre alta, sudorese e calafrios, palidez, cansaço, falte d apetite e dores na cabeça.

2.2. SEMINÁRIO IV – DOENÇAS PARASITÁRIAS ESCOLARES

Nesse seminário destacam-se as principais doenças parasitarias escolares mais comuns, são elas: a teníase, esquistossomose, ascaridíase, ancilostomose, filariose e enterobiose ou oxiurose. Nesse sentido a equipe apresentou de forma mais abrangente três delas sendo: a teníase doença causada pela forma adulta das tênias, com sintomatologia mais simples, seu tratamento é aplicação de dose única (2g) de niclosamida, ou drogas alternativas como diclorofeno, mebendazol e chá de sementes de abóbora também muito indicado, como evitar: educação sanitária, cozinhar bem os carnes e a fiscalização da carne; a esquistossomose conhecida como barriga d’água’, os transmissores são os caramujos e a sintomatologia varia de acordo com o grau de evolução, seu tratamento é dose única de 50 mg/kg de prasiquantel, oxamniquina e medidas cirúrgicas para a hipertensão portahepática/ ascite, como evitar: saneamento básico, evitando a contaminação das águas, saneamento das águas paradas e a destruição dos caramujos transmissores e a outra doença é a ascaridíase, conhecida como lombriga, a sintomatologia varia de cada fase e o seu tratamento é o pamoato de pirantel e mebendazol, a forma de evitar é o higiene pessoal e o higiene quanto aos alimentos e a água.

PARTE III – RELATÓRIOS DOS SEMINÁRIOS V e VI

3.1. SEMINÁRIO V – HIGIENE PESSOAL DA CRIANÇA

Neste seminário a equipe inicia sua apresentação destacando a importância da higiene pessoal da criança mostrando primeiramente como os hábitos, os costumes, as manias interferem positivamente e negativamenteno convívio e no ambiente escolar, o papel dos pais nesse processo importante e fundamental para a conduta, para o comportamento adequado das crianças tão dependentes. Logo em seguida, ressaltaram que quando há uma orientação e supervisão adequada com responsabilidade, à criança automaticamente assume uma postura correta quanto a sua higiene pessoal. A partir daí, vale registrar que a higiene pode ser considerada de certo ponto, uma questão de estética, mas que na sua essência se transforma em uma questão de saúde e de bem estar pessoal que automaticamente proporciona um bem estar social. Assim, destacaram a relevância e os cuidados com o banho, a limpeza dos ouvidos, com os cabelos, com o nariz. Outro aspecto interessante que não poderia passar em branco enfatizado pelo grupo, diz respeito à questão do ato de lavar as mãos antes de qualquer refeição, o cuidado com as unhas e, principalmente com a higiene bucal o ato de escovar os dentes ligados diretamente com a saúde e com a prevenção de possíveis doenças tipicamente comuns na fase infantil. E finalmente, os integrantes fecham sua apresentação de forma reflexiva com a frase de Coelho Neto... “É na educação dos filhos que se refletem as virtudes dos pais

3.2. SEMINÁRIO VI – SANEAMENTO BÁSICO

Diante de todos os temas apresentados acredita-se que este é muito mais importante quanto aos demais. Dessa maneira, a equipe teve a preocupação de iniciar a apresentação definindo saneamento básico como a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades. É evidente que diante de um conceito tão amplo, o que se entende é que quanto melhor o saneamento básico, menor a proliferação de germes e bactérias, ingeridos com a água e com a comida. Logo destacaram que as principais atividades do saneamento básico são: abastecimento de água, limpeza urbana, esgotamento sanitários, drenagem urbana e controle de insetos e roedores. Uma questão registrada pelo grupo é que a falta desse saneamento mais os fatores os fatores sócio-econômicos-cultural contribui para o surgimento de doenças infectocontagiosas, onde o maior alvo são as crianças. A partir daí, destacaram que o tratamento de água deve obedecer alguns padrões de qualidade, sejam elas: física, relacionada à cor, sabor, odor e temperaturas; química, substâncias dissolvidas na água (salinidade, ferro); impurezas biológicas microrganismos patogênico (bactérias, vírus, protozoários e vermes). Em seguida registraram que as principais doenças transmitidas pela ingestão são: febres, tifoide, disenterias, cólera e pelo contato são: esquistossomose, infecções nos olhos, ouvidos, nariz e garganta e doenças de pele. E por fim fecharam a apresentação com os procedimentos do saneamento básico, sendo eles: tratamento de água, canalizaçãoe tratamento de esgoto, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materiais (através da reciclagem).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 A partir de todas as informações repassadas pelas equipes e, consequentemente, no desenrolar deste relatório foi possível discutir e entender o desenvolvimento biológico da criança em vários aspectos.

Algumas ressalvas, contudo, devem ser assinaladas. No que diz respeito aos hábitos alimentares e hábitos de higiene, os resultados indicaram que a natureza, o manejo e a qualidade daquilo que se come são de importância fundamental para a saúde e para as possibilidades de se desfrutar todas as fases da vida de forma produtiva e ativa, longa e saudável.

Em relação às doenças comuns e propícias entre crianças e adolescentes, da mesma forma, a educação com saúde deve ser contínua no ambiente escolar e os conhecimentos sobre as doenças causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários e parasitas podem ser aplicados a partir da troca de experiência entre o corpo docente, os pais e os alunos das escolas.

 De forma geral, os ensinamentos apreendidos nesse trabalho seguiram uma sequencia linear onde a relação dos temas seguiu um nível de raciocínio adequado, cada um supriu e dependeu da necessidade e do enfoque do outro para o completo entendimento das questões e dos aspectos do desenvolvimento da criança.

Logo, faz necessário afirmar que o saneamento básico assume a principal tarefa de garantir condições de saúde para as crianças, evitando a contaminação e a proliferação de doenças e ao mesmo tempo, garante a preservação do meio ambiente.

Dessa maneira, o que vai contribuir positivamente e negativamente o desenvolvimento da criança são fatores sociais, econômicos e culturais. Fazendo uma analogia poderíamos dizer quequando a criança é pobre, mora numa casa onde não o abastecimento e manejo de água potável. O ambiente facilita a transmissão de doenças. Logo, essas doenças enfraquecem o corpo que já desnutrido, todavia a criança não aprende direito o que é ensinado virando com isso, um círculo vicioso cotidiano na realidade de muitas crianças.

Portanto, para mudar essa triste realidade e melhorar a vida e a saúde das crianças seriamimportantesà preocupação do poder público de garantir o bem estar através de um adequado tratamento de água, de medidas educacionais, de conscientização também dos pais e dos professores nesse processo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, Danusia; LEVI; Evandro; CHAVES, Ozinei; DEUZIRENE, Maria; INHAPE, Tiago. Seminário sobre a higiene pessoal da criança. Manaus: Unicel, 3Ped1/11N. 08. nov. 2012.

ARAÚJO, Diomar; VICENTE, Jéssica; BARROS, Melquezedeque; AUGUSTO, Mônica; CORDEIRO, Rossana; LIMA, Socorro. Seminário sobre o saneamento básico. Manaus: Unicel, 3Ped1/ 11N. 08. nov. 2012.

CARLOS, Antônio; MATOS, Liliane; GICELY, Maria; BARROS, Raniele; ARAÚJO, Roselina; CRISTINA, Wellen. Seminário sobre nutrição infantil. Manaus: Unicel, 3Ped. 01. nov. 2012.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: explicitação das normas da ABNT. 15 ed. Porto Alegre: s.n., 2010.

MAIA, Aline; ELBA, Maria; XAVIER, Tennety; ALVES, Marliane; ROSA, Pablo; MADY, Vanessa. Seminário sobre doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários. Manaus: Unicel, 3Ped1/11N, 01. nov. 2012.

MESQUITA, Raissa; MARINES; ROSÂNGELA; SIRLANEIDE. Seminário sobre as doenças parasitárias escolares. Manaus: Unicel, 3Ped1/11N. 08. Nov. 2012.

SALDANHA, Alexandre; RODRIGUES, Gisele; JÁCOME, Max; TAVARES, Michele; JESUS, Thatiana; SOUZA, Vanderlene. Seminário sobre os hábitos alimentares no desenvolvimento da criança. Manaus: Unicel, 3Ped1/11N. 01. Nov. 2012.