DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL

PROFESSOR: BRUNO CÉSAR

TUTOR JOSEMBERTO COSTA

ALUNA: LEILANY CAMPOS BARRETO

MATRICÚLA: 91011111

 

 

 

 

ATIVIDADE XIII

ELETROIMÃS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pombal, 2012

ELETROIMÃS

 

Leilany Campos Barreto

 

 

RESUMO

 

Eletroímã é um dispositivo no qual a eletricidade percorre um fio enrolado em um pedaço de ferro e que se comporta como um imã.  A maior parte dos aparelhos elétricos que usamos tem a função de produzir movimento. Isso nós verificamos no início deste curso.

Sabemos que uma corrente elétrica pode causar imantação de certos metais, transformando-os em eletroímãs.

Esse fenômeno é muito utilizado em diversos instrumentos e aparelhos, principalmente na construção de motores elétricos, necessários ao funcionamento de numerosos aparelhos. Exemplos: batedeira, geladeiras e etc. esses e outros mais são aparelhos de uso domésticos que utilizam motores elétricos.

 

Palavra chaves: Eletricidade. Eletroímãs. Motores elétricos.

 

 

 

 

 

 

 

____________________________________________________________________________________________

Universidade Federal da Paraíba Estudante do Curso de Graduação em Ciências Naturais

(Licenciatura a Distância). Polo de Apoio Presencial de Pombal PB “Jario Vieira Feitosa”

[email protected].

ABSTRACT

 

Electromagnet is a device in which electricity travels along a wire wound on a piece of iron and behaves like a magnet. Most electrical apparatus that use has the function to produce motion. This we found at the beginning of this course.

We know that an electric current can cause pickup of certain metals, transforming them into electromagnets.

This phenomenon is widely used in various instruments and apparatus, especially in the construction of electric motors for the operation of many devices. Examples: mixer, refrigerators and so on. these and others are household appliances, which use electric motors.

 

Key word: electricity. Electromagnets. Electric motors

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

A ideia principal desse relatório é mostrar como funciona um motor elétrico. Um eletroímã e extremamente simples, podemos assim dizer que ao passar uma corrente elétrica por um fio, é possível criar um campo magnético.

Usando este princípio simples, é possível criar todos os tipos de coisas, incluindo motores, solenóides, cabeçotes de leitura/gravação para discos rígidos e toca-fitas, alto-falantes e outras coisas mais. Neste artigo, você vai aprender como os eletroímãs funcionam e também vai ter a chance de testar vários experimentos com um eletroímã que você pode criar sozinho. Vamos  mostra como construir um eletroímã em casa: Um eletroímã começa com uma pilha ou bateria (ou alguma outra fonte de energia) e um fio. O que a pilha produz são os elétrons.

 Isso nos dar uma ideia de como funciona os motores elétricos e que neles existem  duas partes principais: uma fixa, que não se move quando ele entra em funcionamento, e outra que, em geral, gira em torno de um eixo quando o motor é ligado. A parte fixa é constituída de fios de cobre, encapados com um material transparente formando duas bobinas. Já na parte fixada ao eixo, os fios de cobre são enrolados em torno do eixo.

Usando este princípio simples, é possível criar todos os tipos de coisas, incluindo motores, solenóides, cabeçotes de leitura/gravação para discos rígidos e toca-fitas, alto-falantes e outras coisas mais. Neste artigo, você vai aprender como os eletroímãs funcionam e também vai ter a chance de testar vários experimentos com um eletroímã que você pode criar sozinho.

 

 

 

 

 

 

 

 

EXPERIMENTO E DISCUSSÕES

 

 

CONSTRUINDO UM MOTORZINHO ELÉTRICO SIMPLES

 

OBJETIVOS:

 

   Entender o funcionamento de um motor de um carrinho de brinquedo;

   Saber como funcionam os motores elétricos;

   Construir um motor elétrico caseiro e didático usando material simples.

 

 

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

 

 

                     (Fonte: Adelfranio Rodrigues foto I)

 

      Uma pilha grande;

      Dois clipes;

      Fita adesiva;

       Ímã;

      Fio de cobre esmaltado;

      Tesoura;

      Estilete;

      Tampinha de refrigerante ( pode ser substituída por três dedo da mão para enrolar o fi).

 

 

PROCEDIMENTOS:

 

Construção da bombinha: com o fio de cobre construa a bombinha tendo como modelo três dedos da sua mão. Deixe 4 cm aproximadamente de cada lado para servir de eixo de rotação da bombinha (Fotos II e III).

 

 

                      (Fonte: Adelfranio Rodrigues Foto II)                               (Fonte: Adelfranio Rodrigues Foto III)                                                 

                                              

Após esse procedimento raspe o fio em um dos lados.  Fixe os clipes em cada lado da pilha com a fita adesiva, deixando a altura tal que a bombinha possa girar livremente em cima do imã.

Para apoiar a bombinha colocamos um potinho de plástico como este indicado na foto abaixo (Foto IV e V).

 

                  (Fonte: Janice Pereira – foto IV)                                               (Fonte: Janice Pereira – foto V)

FUNCIONAMENTO:

 

Coloque o imã embaixo da bombinha e ligue os terminais d pilha aos suportes.

 

Com isso quando a corrente elétrica passa pela parte da bombinha próximo do imã, uma força magnética faz com que ela gire. Se a bombinha não girar, inicie a rotação empurrando-a com o dedo. Caso ainda não gire, verifique se as pontas estão bem raspadas e se os fios estão bem ligados à pilha.

Pronto veja como fica: (Foto VI e VII).

 

 

 

          (Fonte: Adelfranio Rodrigues – foto VI)                                    (Fonte: Adelfranio Rodrigues – foto VII)

 

 

Com isso o que ocorre?

 

Um fio percorrido por uma corrente elétrica sofre a ação de uma força lateral de um campo magnético. Os eixos foram raspados de modo que a corrente elétrica na bombinha seja sempre no mesmo sentido e, assim, a força faça a bombinha girar sempre no mesmo sentido.

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

 

Diante do exposto mencionado vimos que os motores elétricos transforma energia elétrica em mecânica. De um modo bem geral, sabemos que todos os eletroímãs usados em diversas aplicações apresentam em seu interior um metal.

No estudo dos motores elétricos pudemos verificar que eles são feitos de duas partes: uma é o eixo, onde se encontram vários circuitos elétricos, e a outra é fixa. Nesta, podemos encontrar tanto um par de ímãs como um par de bobinas. Em ambos os tipos de motor, o princípio de funcionamento é o mesmo, e o giro do eixo é obtido quando uma corrente elétrica passa a existir nos seus circuitos. Nesta aula vamos entender melhor a natureza da força que faz mover os motores elétricos, iniciando com uma experiência envolvendo ímãs e bobinas.

Portanto, o eletroímã é um dispositivo que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético, semelhantes àqueles encontrados nos ímãs naturais. É geralmente construído aplicando-se um fio elétrico espiralado ao redor de um núcleo de ferro, aço, níquel ou cobalto ou algum material ferromagnético. Já Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combinam as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

 

 

<pt.wikipedia.org/wiki/Eletroímã >Acesso em: 24/06/2012.

 

<ciencia.hsw.uol.com.br › Ciência › Ciências naturais>Acesso em: 24/06/2012.

 

<www.brasilescola.com/fisica/eletroima.htm>Acesso em: 24/06/2012.

 

<http://www.brasilescola.com/fisica/eletroima.htm>Acesso em: 24/06/2012.

 

<http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/busca.php?key=voce%20sabe%20montar%20um%20motor%20eletrico>Acesso em: 24/06/2012.

 

<http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Motor_elétrico>Acesso em: 24/06/2012.

 

SILVA, Marco Aurélio da. Eletricidade: Acionamento de Motores Elétricos.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/fisica/eletricidade-acionamento-motoreseletricos.htm.> Acesso em: 24/06/2012.