A Ouvidoria da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Itapipoca foi inaugurada em 16 de junho de 2010, tem como firme propósito atender os municípios que compõem a microrregião que são: Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama. É perceptível que o acesso do cidadão ainda é muito limitado na região. Grande parte dos que buscam serviços/atendimentos do SUS em sua maioria tem vínculos empregatícios seu ou de familiares com a Prefeitura o que de certa forma intimida o usuário. Nesta perspectiva, foram registradas em 2011: 18 manifestações, identificou-se que o percentual de atendimento entre os sexos masculino: 78% ; feminino: 17 % e não informado: 5% como mostra o gráfico abaixo.

Vide anexo.

O grau de instrução dos usuários de nossos serviços mostra que os que têm um grau de escolaridade maior são os que mais buscam a ouvidoria, apontando para a concentração dos usuários com graduação em 50%; em seguida ensino médio 28%; pós graduado em 12%; ensino fundamental 5%; e não informado 5%. como podemos verificar no gráfico abaixo. O dado alerta que a formação educacional dos indivíduos e o exercício da cidadania por meio de mecanismos sociais disponíveis, como as ouvidorias. Aponta para a necessidade de trabalharmos meios de aproximar as ouvidorias do seguimento social de menor escolaridade, por meio de campanhas de informação e esclarecimento sobre as ouvidorias do SUS voltadas para este seguimento, conforme Plano de Ação/2012 do GT (grupo de 2 78% 17% 5% MASCULINO FEMININO NÃO INFORMADO trabalho) - Gestão Estratégica Participativa do setor de Ouvidoria da 6ª CRES (Coordenadoria Regional de Saúde) de Itapipoca.

Gráfico no PDF anexo.

Na análise sobre a informação sobre o grau de instrução dos usuários aponta que maior concentração em 2010 representando 45% não havia informação sobre o grau de instrução dos usuários e que em 2011 houve um decréscimo significativo elevando para 50% manifestantes graduados emergindo então demandas de usuários com pós-graduação como mostra a tabela a seguir.

Ver tabela anexo.