SANTOS, Açucena Nascimento dos; SILVA, Andressa S; SANTOS, Bárbara Keury dos e OLIVEIRA, Isadora de Paula de.

RELATÓRIO

Durante as aulas de Filosofia no dia 22 de novembro de 2012, foi proporcionado acesso as revistas específicas de filosofia para a realização de relatório de leitura sob a supervisão da professora especialista Andressa S. silva.. O grupo optou pela reportagem “Entre o Martelo e a Cortesia” de Renato Janine Ribeiro, porque nos fez refletir melhor e ver com outros olhos o mundo, nos interessamos pelo tema pois o assunto abordado é incrível.

“Pensar é, portanto, um ato de batalha, se não de guerra”(p.82). O grupo acredita que seja preciso pensar no próximo antes de qualquer atitude, pois nossas atitudes podem afetar o coletivo, e que devemos deixar de ser tão egocêntricos e individualistas.

“Dai que, martelar não seja agredir o outro” (p. 82). Sob a nossa perspectiva, todos têm o direito de ter a sua opinião, seria ignorância agredir o próximo só por este não ter a mesma opinião que a nossa.

“Melhor explicando: um diálogo nunca é completamente inocente. Ou melhor, ainda, o poder está com quem formula as perguntas” (p. 82). Estamos de acordo. Sempre quando recebemos uma pergunta, seja qual for o assunto, nunca a pessoa está sem malícia, ou sem interesse. De algum jeito quer tentar provocar o próximo, saber alguma coisa e até despertar algum sentimento.

Concluindo, o grupo refletiu muito sobre o assunto do texto lido. Ele nos fez pensar nas nossas atitudes, aprendemos a pensar antes de falar e agir e a respeitar mais as opiniões e ideias opostas as nossas, deixarmos de ser egocêntricos e ajudar a termos uma nova visão do mundo e das pessoas.

Referência

RIBEIRO,Renato Janine. Entre o Martelo e a Cortesia. FILOSOFIA Ciência & Vida, anoVI, Nº 66. São Paulo: Araguaia, 2012. p. 82.