A presente análise, refere-se ao estudo realizado em meados do ano 2002, tendo como área alvo, as dunas do entorno da Lagoa do Portinho.
Tal estudo se fez necessário, face ao avanço dunar observado nos últimos anos, não só modificando as feições do corpo hídrico adjacente, como também, ameaçandoo de soterramento.
O avanço da massa dunar, foi alvo o tema de estudo de várias entidades desde 1974, porém, mas apenas a partir do estudo concluído em 2002, pensou-se em ações objetivando a contenção das Dunas.
Infelizmente, às ações propostas inicialmente à contenção dunar, não puderam ser colocadas em prática, por questões de prioridade de Governo ou burocráticas. Como conseqüência, hoje á área em questão apresenta um quatro bastante crítico.
O tempo transcorrido da época do estudo (2002) para cá, fez com que a ameaça sobre o corpo hídrico se intensificasse e chegasse um quadro limite no que se refere à retroação das massas dunares em seu entorno como por exemplo; o ângulo das encostas de sotavento da duna principal com valores maiores que 35°, sugerindo a ocorrência de grandes deslizamentos de sedimentos pela ação da gravidade, conhecidos também como "slide slumping".
Fora os fatores naturais e antrópicos que serão detalhados como causa e determinantes para a solução da questão neste relatório, os lentos processos administrativos do Governo, podem impedir que o assunto tenha a prioridade que merece não ganhando o ritmo acelerado necessário á tomada de decisões, na contratação de estudos, especialistas e empresas e portanto, figurará como outro fator de extrema relevância para que não seja extinto o ambiente conhecido como a Lagoa do Portinho.