PALAVRAS-CHAVE

 

Análise Geográfica do Clima-Estudo Integrado em Geografia Física

 

INTRODUÇÃO

 

No que se refere à Climatologia do Ceará, muitas "lacunas" perduram, principalmente quando nos voltamos para a análise geográfica do clima. Os estudos promovidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos-FUNCEME têm proporcionado grandes contribuições e vêm atendendo aos objetivos propostos pela Fundação: a compreensão dos sistemas atmosféricos globais e regionais e sua relação com as previsões de secas e estações chuvosas, ou seja, análises predominantemente físicas (meteorológicas).

A complexidade da realidade sócio-econômica e ambiental local/regional envolvendo a Região Norte cearense necessita ser adequadamente tratado num contexto de aplicação geográfica, principalmente a partir dos princípios sistêmicos. A análise geográfica do clima, baseada em pressupostos sistêmicos e desenvolvida a partir de estudos integrados, visa atender a essa escala de investigação, utilizando-se dos parâmetros meteorológicos e geográficos para compreender e "otimizar" a relação clima-substrato ecológico - atividades humanas: os "subsistemas intra-regionais"(Monteiro, 1974), produtos da integração das escalas local e regional, compõem o nível principal de tratamento.

 

OBJETIVOS

 

Gerar conhecimento científico na área da climatologia geográfica que auxilie a compreensão integrada, segundo os pressupostos sistêmicos, da relação não-linear entre clima intra-regional e degradação ambiental, tendo como área de estudo o médio curso do Rio Acaraú (Sobral-CE).

 

MATERIAL E MÉTODOS

 

O alcance geográfico das análises dinâmicas é indiscutível, visto a sua proximidade com a realidade regional. E quando se constituem em estudos integrados, ampliam-se mais ainda as possibilidades de aplicação nos diversos setores do espaço geográfico, desde o meio rural ao meio urbano. Em 1978, Monteiro propôs um modelo de estudo integrado do clima, onde os pressupostos dinâmicos se incorporavam à metodologia geossistêmica o qual ele  denominou de "Modelo Espacial-Temporal para Estudos Climatológicos Integrados às Perspectivas Geo-Ecológicas e Geo-Econômicas", para conduzir pesquisas climatológicas dirigidas às escalas inferiores de organização espacial, integradas aos sistemas naturais - geossistemas – e incorporando as derivações antropogênicas". E esta proposição compõe nosso referencial metodológico principal.

Os procedimentos metodológicos gerais à execução da pesquisa são os seguintes: revisão bibliográfica e cartográfica gerais; determinação dos segmentos espaciais de observação; revisão bibliográfica e cartográfica específicas; determinação do segmento temporal; análises climáticas específica; diagnóstico e prognóstico.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Formação de banco de dados referentes aos aspectos geográficos do clima da área abrangida pelo médio curso do Rio Acaraú; Diagnóstico da relação entre clima intra-regional e degradação ambiental no médio curso do Rio Acaraú; Geração de bases técnicas e científicas para a otimização da compreensão científica da relação clima-atividades sociais e econômicas –substrato ecológico (clima e degradação ambiental); Produção de conhecimento no âmbito do estudo integrado do clima que possam subsidiar o desenvolvimento de ações de planejamento e gestão ambientalmente sustentáveis voltadas à região em estudo, contribuindo, assim, com as possibilidades técnicas de melhoria da qualidade de vida das comunidades que vivem na área.

 

CONCLUSÕES

 

Foram executadas a seleção e revisão dos trabalhos sobre: a climatologia da América do Sul e seus domínios morfoclimáticos; A compartimentação geomorfológica regional; literatura de metodologia científica referentes ao Estado do Ceará. Assim como revisão bibliográfica e cartográfica específicas referentes à dinâmica atmosférica local; classificação dos tipos climáticos; aspectos geoambientais referentes às áreas ao longo dos segmentos espaciais.

 

 

REFERÊNCIAS

 

FUNCEME-Áreas Degradadas Susceptíveis aos processos de Desertificação no Estado do Ceará -Brasil -Fortaleza, ICID/UFC/UFPI, 1992.

__________ -Zoneamento Geoambiental do Estado do Ceará - Recursos Naturais e meio Ambiente-Projeto Áridas-Fortaleza, V. 2 / GT 1,

SEPLAN-CE, 1994.

MONTEIRO, Carlos Augusto de F.- A Compreensão do Sistema Climático Regional do Nordeste Brasileiro: Uma proposta preliminar de pesquisa

vinculado a um programa de Estudo Ecológico da Caatinga.-Fortaleza, Academia Brasileira de Ciências, SUDENE, 1974.

__________________________ - Derivações Antropogênicas dos Geossistemas Terrestres no Brasil e Alterações Climáticas-Anais do Simpósio

sobre a Comunidade vegetal como Unidade Biológica, São Paulo, ACIESP, Nº 15, 1978.

____________________________ - On the "Desertification" in Northeast Brazil and

_____________________________ - Geossistemas: a história de uma procura-São Paulo, Contexto, 2000.