Introdução

O presente trabalho da cadeira de Práticas Pedagógicas Geral, tem como tema o conceito da organização, cultura organizacional, gestão e a participação. Entre outros aspectos que serão abordados no decorrer deste trabalho. O mesmo tem como objectivo dar conhecer como os aspectos se manifestam em varias áreas.

ORGANIZAÇÃO

Segundo SROUR (1998), organização é uma palavra originada do Grego " organon " que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. De um modo geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos.

Podemos falar de organização escolar, organização empresarial, organização pessoal, organização de eventos, organização doméstica, etc. Em todas essas aplicações, o sentido de organização se baseia na forma como as pessoas se inter-relacionam entre si na ordenação e distribuição dos diversos elementos envolvidos, com vista a uma mesma finalidade.

Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objectivo colectivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.

Dependendo do tipo de organização, há uma pessoa que exerce um papel fundamental nas funções de liderança, planejamento e controle dos recursos humanos e de outros recursos materiais, financeiros e tecnológicos disponíveis na empresa.

 II. ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO

A estrutura de uma organização pode ser:

Organizaçãoformal é planejada e estruturada seguindo um regulamento interno;

Organização informal são as relações geradas espontaneamente entre as pessoas, resultado do próprio funcionamento e evolução da empresa.

Existe um conjunto de elementos que estão directamente associados a uma organização, tais como: clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação social, entre outros.

 III. GESTÃO

Segundo GILES (1980:15) Gestão significa “gerenciamento ou administração” onde existe uma instituição, empresa, entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada.

O objectivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objectivo específico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu inicio a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas.

A gestão é um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter uma acção simultânea entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes.

A gestão administrativa além da técnica de administrar, ainda se utiliza de outros ramos como o direito, a contabilidade, economia, psicologia, matemática e estatística a sociologia, a informática entre outras. A gestão de pessoas é uma parte essencial da gestão administrativa ou de empresas.

 IV.  As Funções do Gestor são:

  • Fixar as metas a alcançar através do planejamento;
  • Analisar e conhecer os problemas a enfrentar;
  • Solucionar os problemas;
  • Organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas;
  • Tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.

Existe também a gestão de projectos, que consiste em um grupo de medidas ou iniciativas temporárias, que vão contribuir para o desenvolvimento de um produto ou serviço. A gestão de projectos aplica técnicas e metodologias para alcançar um conjunto de alvos estabelecidos por uma equipe. É possível identificar cinco fases da gestão de projectos:

  • Início;
  • Planejamento;
  • Execução;
  • Monitoramento;
  • Controle ou conclusão.

Segundo TYLOR. Ambientação a sistema de produção cultura organizacional (2005:03) define a cultura como aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

 V. Cultura Organizacional

 Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais.

Representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direccionam suas acções para o alcance dos objectivos organizacionais.

Segundo Prahalad e Hammel (1995), a cultura organizacional pode ser entendida como a genética corporativa e sua consequente influência como factor facilitador ou de resistência, nos processos de mudança.

 VI.O que compõe a Cultura Organizacional

Missão: dá propósito e direcção à empresa;

Adaptabilidade: disposição para aprender e capacidade de gerar mudança, com foco no

cliente;

Envolvimento: a missão só tem sentido quando todos estão em sintonia e envolvidos,

de tal modo que se sintam meio “donos” da empresa e, portanto, responsáveis por ela;

Coerência: integração interna, coordenação, controle que levam à produção do bem ou serviço de maneira diferenciada.

VII.Classificação da Cultura Organizacional

Forte: valores essenciais bem definidos e amplamente compartilhados, maior o impacto positivo das lideranças sobre o comportamento dos funcionários e turn over controlado.

Fraca: os valores essenciais estão equivocados e se chocam com os valores adotados pela maioria, menor o grau de comprometimento com eles.

Aberta: estimula os riscos, apoiadora, humanística, orientada para a equipe, de fácil convivência e voltada para o crescimento;

Fechada: estruturada, orientada para a tarefa, individualista, tensa e voltada para a estabilidade.

VIII. Focos da Cultura Organizacional

Inovação e assunção de riscos: o grau em que os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos.

Atenção aos detalhes: o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.

Orientação para os resultados: o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance.

Orientação para as pessoas: o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.

Orientação para as equipes: o grau em que as actividades de trabalho são mais organizadas em termos de equipes do que de indivíduos.

Agressividade: o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas em vez de dóceis e acomodadas.

Estabilidade: o grau em que as actividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste com o crescimento.

Saberes corporativos

Srour (1998) identifica quatro campos de saber para análise da cultura nas organizações:

Saber ideológico – evidências doutrinárias, não demonstráveis, retóricas;

Saber científico – evidências explicativas, demonstráveis, ‘know-why’;

Saber artístico – expressões estéticas;

Saber técnico – procedimentos, regras operatórias, ‘know-how’.

 IX.A Importância da Cultura Organizacional

“Aceitar a sua existência, compreender os seus meandros, entender como ela é criada, sustentada e aprendida pode melhorar a sua capacidade de sobrevivência na empresa, além de ajudá-lo a explicar e prever o comportamento dos colegas no trabalho.” (Portal Administradores).

X.Indicadores da Cultura Organizacional

Integração: capacidades de unidades da empresa trabalharem de maneira coordenada;

Contactos gerências: disposição dos gerentes para fornecer comunicações claras, assistência e apoio aos subordinados;

Controle: volume de regras e regulamentos e de supervisão directa que se usa para supervisionar e controlar o comportamento dos empregados.

[...]