RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

 INTRODUÇÃO

                   Este relatório tem a intenção de documentar aqui minha experiência no decorrer do período em que vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas.

O Estágio é um momento de fundamental importância no meio no processo de formação profissional, em que o acadêmico tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos entre a teoria e a prática. O presente relatório de observação foi realizado especificamente nas matérias de História e Geografia do ensino fundamental II e tem como escopo o objetivo de relatar a vivência e a prática de ensino-aprendizagem docente. Foi analisada a prática docente, como a professora faz o planejamento de suas aulas, atividades, trabalhos e avaliações. Foi analisado também questões como postura, didática, material utilizado, infraestrutura da escola e da sala de aula, e tudo que envolve o processo de ensino-aprendizagem, inclusive o comportamento dos alunos.

 

APRESENTAÇÃO ESCOLAR

                  A escola em que realizei o estágio foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professores Langendonck, localizada sito à Rua Jacundá, nº 365, bairro Guarujá, na cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. A Escola é pública, mantida pelo Governo do Estado e administrada pela Secretaria Estadual de Educação.  A escola foi criada em 14.03.1942 pelo Governo do Estado, no entanto, em abril de 1939 já funcionava duas classes organizadas com 34 crianças, funcionou anteriormente em outros dois endereços, mas só em 1969 mudou-se a escola para o atual endereço.

                  Quanto à estrutura física atual a escola é distribuída por dois pavilhões (um pavilhão principal de alvenaria de dois andares, onde são ministradas as aulas e outro pavilhão pequeno térreo, onde fica administração da escola), possui laboratório de informática, sala de vídeo com TV e DVD, possui quadra esportiva, biblioteca, secretaria, sala da direção, sala do SOE, refeitório, sala dos docentes, área para recreação (uma pracinha), quinze salas de aula.

                  A escola tem setecentos e trinta alunos e o corpo docente da escola é composto por quarenta e um professores e com uma equipe administrativa composta por uma diretora, três vices diretoras (uma para cada turno: manhã, tarde e noite), duas pedagogas e duas orientadoras educacionais. O Projeto Político Pedagógico-PPP foi elaborado pela comunidade escolar. A decisão do currículo é definida pela Secretaria de Educação-SEDUC e a escola faz as adequações necessárias. Sobre os programas aplicados na escola é de acordo com a matriz curricular da SEDUC.

                  A escola fica em um bairro de classe média, mas os frequentadores são alunos de baixa renda que moram nas mediações, especificamente no bairro Serraria “Vila dos Sargentos”, considerada uma das comunidades mais pobres e violentas da cidade. A escola é de grande importância pela comunidade porque abrange todo o ensino fundamental para as crianças e adolescentes do local.

                  Existe na escola o Programa Mais Educação, este programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, oferta educativa no turno integral (turno inverso), por meio de atividades optativas que foram agrupadas em reforço escolar (português e matemática), esporte e lazer (capoeira e judô), prevenção e promoção da saúde. A Unidade Básica de Saúde do bairro Guarujá, faz palestras para os alunos sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, saúde bucal, educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.

                  A escola para adapta-se as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos junto com a SEED estão alterando os níveis do ensino. Só será adaptado totalmente em 2015, conforme quadros a seguir:

 

Ano 2013

6º ano

Antiga 5ª série

7º ano A

Antiga 6ª série

7ª ano

Antiga 7ª série

8ª ano

Antiga 8ª série

Ano 2014

6º ano

Antiga 5ª série

7º ano 

Antiga 6ª série

8º ano A

Antiga 7ª série

8ª ano

Antiga 8ª série

Ano 2015

6º ano

Antiga 5ª série

7º ano 

Antiga 6ª série

8º ano

Antiga 7ª série

9ª ano

Antiga 8ª série

 

Foto ilustrativa da Escola de Ensino Fundamental Professores Langendonck:

 

 

 

ALUNOS X REALIDADE SOCIAL

                 

                  A maioria dos alunos são crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social, alguns sem vínculos familiares, filhos de pais presidiários, com problemas de atenção na sala de aula, muitos com problemas de saúde (tomam medicações) e alguns com problemas relacionados com drogas. Fui orientada pela pedagoga e orientadora educacional da escola, antes de iniciar o estágio que os alunos eram difíceis de lidar.

                  Nas turmas em que fiz a observação, os alunos são bem agitados em sua maioria, dispersam um pouco, mas prestam atenção nas horas devidas. Tem muitos alunos aplicados, dedicados e atentos a explicação da professora, mas tem alguns que nem abrem o caderno em sala de aula, alunos sem interesse algum que estão ali na minha concepção só para os pais receberem o Programa Nacional do Bolsa-Escola, que assiste famílias e estudantes brasileiros de baixa renda.

                  É importante salientar que esta situação também se estende a todo Brasil, no que se refere aos alunos de baixa renda, seja urbana ou rural. Acredito que, em alguns casos, chega até ser o único rendimento mensal de algumas famílias, ajudando principalmente na alimentação e sendo o único estímulo para essas crianças e adolescentes continuarem indo à escola.

                  Antes do sinal de entrada os alunos ficam em frente da escola, que é limitada por um muro alto e após o sinal abre o portão para a entrada. Todas as salas de aula ficam fechadas e só são abertas pela professora titular da turma que pega a chave na sala dos professores.

ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DA PROFESSORA X ALUNO X SALA DE AULA

                 

                  A professora com quem realizei o estágio e quem a aula me concedeu a oportunidade de observar está trabalhando nesta escola há oito anos e já lecionou em outras escolas, está no magistério há quarenta anos, é uma profissional bem experiente. A professora é formada em Licenciatura Plena em História, com Especialização em Cultura Folclórica (História). Leciona história e geografia nos turnos da manhã e tarde para alunos do ensino fundamental II.  Segundo ela, o livro didático é razoável, não pode se prender totalmente a ele, devendo sempre ter outros livros didáticos para complementar as aulas com uma linguagem mais acessível aos alunos.

                  As aulas são ministradas com muita dedicação pela professora, os alunos mantem respeito por ela, existe um bom relacionamento entre eles. Predomina o diálogo entre a professora e os alunos em sala de aula. A professora é interessada na aprendizagem dos alunos e compromissada com sua profissão, ela impõe respeito em sala de aula chamando a atenção dos alunos com firmeza nas horas devidas. A metodologia utilizada é a tradicional utilizando o quadro negro, giz e o caderno como recursos didáticos. As avaliações são feitas com prova individual, trabalhos e questionários individuais. A professora faz seu planejamento com livros didáticos, dicionário, gravuras e etc.

                  A professora consegue mobilizar os alunos para a aprendizagem de forma clara, estabelecendo sequências de aprendizagem coerentes, conseguindo gerar o tempo de forma eficaz, proporcionando aos alunos iguais oportunidades de participação, usando recursos e materiais adequados ao nível etário e de ensino dos alunos, dominando os conteúdos e explicando-os com clareza.

                  Nos primeiros dias das aulas, em cada turma a professora me apresentou aos alunos e lhes foi explicado o motivo da minha presença, que eu estaria ali para fazer um trabalho de observação para o estágio da universidade. Os alunos ficaram muito curiosos com minha presença, muitos me questionaram se eu iria substituir a professora ou se eu estava na escola para analisá-los e dar-lhes notas, etc...

                  Observei no decorrer deste estágio que as turmas dos alunos de 6º ano e 7º ano são bastante inquietos, não se concentram muito, se dispersando constantemente, sendo mais trabalhoso manter a atenção de todos. Os alunos do 8ª ano, por mais que existam problemas de disciplina por alguns alunos, na maioria são mais obedientes e atentos à aula, é mais tranquilo para lecionar.

                  As salas de aula são amplas, razoavelmente conservadas, tem em média 25 alunos e em relação à faixa etária das turmas do 6º ano (12 – 16 anos) e 7º ano (13 – 17 anos) e 8º ano (13 – 17 anos).

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÃO DAS AULAS:

 

Data: 11.06.2013   Nº de horas aula: 2h

Assunto da Aula: O tempo medido e o tempo vivido (História)

Comentários: A professora fez minha apresentação para a turma, os alunos ficaram muito curiosos com a minha presença. Logo em seguida a professora fez a chamada e colocou no quadro negro um exercício sobre o assunto da aula. Os alunos ficaram envolvidos e comprometidos realizando o questionário, podendo consultar o caderno e o livro texto. Os alunos responderam a atividade proposta pela professora, alguns alunos foram até o quadro negro responder, e o restante dos alunos, mostraram as atividades prontas para a professora e a mesma colocou um visto nos cadernos.

Data: 11.06.2013    Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: O tempo medido e o tempo vivido (História)

Comentários: A professora fez minha apresentação para a turma, os alunos ficaram muito curiosos com a minha presença, esta turma é bastante agitada e conversam muito. Logo em seguida a professora fez a chamada e colocou no quadro negro um exercício sobre o assunto da aula. Os alunos dispersaram bastante e a professora teve que chamar a atenção dos alunos. Referente ao questionário os alunos puderam consultar o caderno e o livro texto. Os alunos não conseguiram terminar a atividade, irão mostrar na próxima aula para a professora, devido ao tempo do período.

Data: 11.06.2013  Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: O tempo medido e o tempo vivido (História)

Comentários: A professora fez minha apresentação para a turma, os alunos ficaram curiosos com a minha presença, esta turma é mais tranquila, mas conversaram bastante. Logo em seguida a professora fez a chamada e colocou no quadro negro um exercício sobre o assunto da aula.

Data: 11.06.2013  Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: América Central, Canal do Panamá (Geografia)

Comentários: A professora fez minha apresentação para a turma, esta turma é mais tranquila, mas conversaram bastante também. Logo em seguida a professora fez a chamada e colocou no quadro negro um texto sobre o assunto da aula.

Data: 13.06.2013   Nº de horas aula: 2h

Assunto da Aula: O Furacão Mite II (Geografia)

Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro um texto referente ao assunto da aula, o Furacão Mite II, e logo após fez uma aula expositiva sobre o assunto.

Data: 13.06.2013  Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Evolução do homem, os sambaquis (História)

Comentários: A professora fez a chamada e após fez a correção do questionário referente ao assunto da aula e corrigiu os cadernos dos alunos, colocando um visto.

Data: 18.06.2013   Nº de horas aula: 2h

Assunto da Aula: Povos Pré-Cabralinos: caçadores, coletores e agricultura (História)

Comentários: A professora fez a chamada e após fez a correção do questionário referente ao assunto da aula passada (Evolução do homem e sambaqui) e corrigiu os cadernos dos alunos, colocando um visto. Colocou no quadro um texto sobre os Povos Pré-Cabralinos: caçadores, coletores e agricultura.

Data: 18.06.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Povos Pré-Cabralinos: caçadores, coletores e agricultura (História)

Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro negro um questionário sobre o assunto da aula, ler o livro texto e responder as questões propostas.

Data: 18.06.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Povos Pré-Cabralinos: caçadores, coletores e agricultura (História)

Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro negro um questionário sobre o assunto da aula.

Data: 18.06.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: América Central Insular (Ilhas) (Geografia)

Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro negro um texto sobre o assunto da aula.

Data: 20.06.2013   Nº de horas aula: 2h

Assunto da Aula: Mercosul e Potências Econômicas (Geografia)

Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro negro um texto sobre o assunto da aula.

Data: 20.06.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Povos Pré-Cabralinos: caçadores, coletores e agricultura (História)

Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro negro um texto sobre o assunto da aula.

Data: 25.06.2013   Nº de horas aula: 2h

Assunto da Aula: Povos Pré-Cabralinos: caçadores, coletores e agricultura (História)

Comentários: A professora fez a chamada e após finalizou a correção do questionário referente ao assunto da aula anterior (Evolução do homem e sambaqui), fez a correção nos cadernos dos alunos, colocando um visto. Colocou no quadro um questionário sobre os Povos Pré-Cabralinos: caçadores, coletores e agricultura.

Data: 25.06.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Povos Pré-Cabralinos: caçadores, coletores e agricultura (História)

Comentários: A professora fez a chamada e após finalizou a correção do questionário referente ao assunto da aula anterior (Evolução do homem e sambaqui), fez a correção nos cadernos dos alunos, colocando um visto. Colocou no quadro um questionário sobre os Povos Pré-Cabralinos: caçadores, coletores e agricultura.

Data: 25.06.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Pinturas Rupestres (História)

Comentários: A professora fez a chamada e após finalizou a correção do questionário referente ao assunto da aula anterior, fez a correção nos cadernos dos alunos, colocando um visto.

Data: 25.06.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Potências Econômicas (Geografia)

Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro negro a continuação do texto da aula passada referente ao assunto (Potências Econômicas), fazendo comentários sobre o assunto.

Data: 02.07.2013   Nº de horas aula: 2h

Assunto da Aula: Cultura Material e Imaterial (História)

Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro negro um texto referente ao assunto da aula, fazendo comentários sobre o assunto. Depois, colocou no quadro negro um questionário para que os alunos respondessem.

Data: 02.07.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Cultura Material e Imaterial (História)

Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro negro um texto referente ao assunto da aula, fazendo comentários sobre o assunto. Depois, colocou no quadro negro um questionário para que os alunos respondessem.

Data: 02.07.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Cultura Material e Imaterial (História)

Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro negro um texto referente ao assunto da aula, fazendo comentários sobre o assunto. Depois, colocou no quadro negro um questionário para que os alunos respondessem.

Data: 02.07.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: OMC - Organização Mundial do Comércio (Geografia)

Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro negro um texto referente ao assunto da aula, depois pediu para que os alunos respondessem ao questionário do livro texto.

Data: 03.07.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Cultura Material e Imaterial (História)

Comentários: A professora fez a chamada, em seguida leu para os alunos dois textos bem interessantes, sobre “As meninas-lobo” e “O peixe fora d’água”. Após a professora solicitou aos alunos que respondessem o questionário da página 138 do livro texto.

Data: 03.07.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Cultura Material e Imaterial (História)

Comentários: A professora fez a chamada, em seguida leu para os alunos dois textos bem interessantes, sobre “As meninas-lobo” e “O peixe fora d’água”. Após a professora solicitou aos alunos que respondessem o questionário da página 138 do livro texto.

Data: 03.07.2013   Nº de horas aula: 2h

Assunto da Aula: Cultura Material e Imaterial (História)

Comentários: A professora fez a chamada, em seguida leu para os alunos dois textos bem interessantes, sobre “As meninas-lobo” e “O peixe fora d’água”. Após a professora solicitou aos alunos que respondessem o questionário da página 138 do livro texto.

Data: 04.07.2013   Nº de horas aula: 2h

Assunto da Aula: A Conquista do Continente: A América (Geografia)

Comentários: A professora fez a chamada e em seguida pediu para os alunos alternadamente um de cada vez fizessem a leitura em voz alta do livro texto, página 69, sobre “A conquista”. Os alunos resolveram o questionário referente ao texto. A professora colocou no quadro um texto complementar sobre “OMC – Organização Mundial do Comércio”.

Data: 04.07.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Cultura material e imaterial (História)

Comentários: A professora fez a chamada e após a correção do questionário referente ao texto “As meninas-lobo” da aula passada, colocou um visto nos cadernos dos alunos realizaram a tarefa.

Data: 08.07.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Civilizações Pré-Colombianas: Incas, Maias e Astecas (Geografia)

Comentários: A professora fez a chamada e distribuiu um mapa mundial para que os alunos individualmente pintassem e colocassem a localização dos continentes, paralelos e oceanos. Entregaram para a professora e após a professora colocou no quadro um texto sobre a conquista do continente: América pré-colombiana: Incas, Maias e Astecas.

Data: 08.07.2013  Nº de horas aula: 2h

Assunto da Aula: Japão: Continente Asiático (Geografia)

Comentários: A professora fez a chamada e colocou no quadro negro um texto sobre o Japão: Continente Asiático, os alunos após fizeram o questionário do livro texto.

Data: 08.07.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Japão: Continente Asiático (Geografia)

Comentários: A professora fez a chamada e colocou no quadro negro um texto sobre o Japão: Continente Asiático, os alunos após fizeram o questionário do livro texto. A professora fez a correção do questionário da aula anterior sobre os Tigres Asiáticos, colocou um visto no caderno dos alunos.

Data: 09.07.2013  Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Teste - Avaliação Individual (História)

Comentários: A professora fez a chamada e distribui para os alunos uma avaliação individual com 15 perguntas. Puderam consultar o caderno, vale nota para o trimestre. A turma ficou em silêncio respondendo ao teste sobre: mito e memória histórica, fontes históricas, idade medieval, guerra de reconquista, cruzadas.

Data: 09.07.2013   Nº de horas aula: 2h

Assunto da Aula: Teste - Avaliação Individual (História)

Comentários: A professora fez a chamada e distribui para os alunos uma avaliação individual com 15 perguntas. Puderam consultar o caderno, vale nota para o trimestre. A turma ficou em silêncio respondendo ao teste sobre: mito e memória histórica, fontes históricas, idade medieval, guerra de reconquista, cruzadas.

Data: 09.07.2013 Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Teste - Avaliação Individual (História)

Comentários: A professora fez a chamada e distribui para os alunos uma avaliação individual com 15 perguntas. Puderam consultar o caderno, vale nota para o trimestre. A turma ficou em silêncio respondendo ao teste sobre: mito e memória histórica, fontes históricas, idade medieval, guerra de reconquista, cruzadas.

Data: 09.07.2013  Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Teste - Avaliação Individual (História)

Comentários: A professora fez a chamada e distribui para os alunos uma avaliação individual com 15 perguntas. Puderam consultar o caderno, vale nota para o trimestre. A turma ficou em silêncio respondendo ao teste sobre: mito e memória histórica, fontes históricas, idade medieval, guerra de reconquista, cruzadas.

Data: 09.07.2013 Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Civilizações Pré-Colombianas: Incas, Maias e Astecas (Geografia)

Comentários: A professora fez a chamada e após colocou no quadro um texto sobre a conquista do continente: América pré-colombiana: Incas, Mais e Astecas.

Data: 10.07.2013 Nº de horas aula: 2h

Assunto da Aula: Teste - Avaliação Individual (Geografia)

Comentários: A professora fez a chamada e distribui para os alunos uma avaliação individual com 15 perguntas. Puderam consultar o caderno, vale nota para o trimestre. A turma ficou em silêncio respondendo ao teste sobre: mito e memória histórica, fontes históricas, idade medieval, guerra de reconquista, cruzadas.

Data: 10.07.2013 Nº de horas aula: 2h

Assunto da Aula: Teste - Avaliação Individual (Geografia)

Comentários: A professora fez a chamada e distribui para os alunos uma avaliação individual com 15 perguntas. Puderam consultar o caderno, vale nota para o trimestre. A turma ficou em silêncio respondendo ao teste sobre: mito e memória histórica, fontes históricas, idade medieval, guerra de reconquista, cruzadas.

Data: 10.07.2013 Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Japão: Continente Asiático (Geografia)

Comentários: A professora fez a chamada e colocou no quadro negro um texto sobre o Japão: Continente Asiático, os alunos após fizeram um questionário do livro texto.

Data: 10.07.2013  Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Diferenças entre os seres humanos e os outros animais: A Linguagem (História)

Comentários: A professora fez a chamada e pediu para que os alunos respondessem ao questionário da pág. 132, referente ao texto: A Linguagem.

____________________________________________________________________________

Data: 12.07.2013  Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Diferenças entre os seres humanos e os outros animais: A Linguagem (História)

Comentários: A professora fez a chamada e pediu para que aos alunos respondessem o questionário da pág. 132, referente ao texto: A Linguagem.

Data: 12.07.2013   Nº de horas aula: 2h

Assunto da Aula: Diferenças entre os seres humanos e os outros animais: A Linguagem (História)

Comentários: A professora fez a chamada e pediu para que aos alunos respondessem o questionário da pág. 132, referente ao texto: A Linguagem.

Data: 30.07.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: O modo de vida dos primeiros homens (História)

Comentários: A professora fez a chamada e um aluno leu em voz alta o texto (pág. 142 e 143), logo após a professora solicitou aos alunos que respondessem ao questionário da pág. 143.

Data: 30.07.2013   Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: O modo de vida dos primeiros homens (História)

Comentários: A professora fez a chamada e logo após corrigiu o questionário da aula anterior “Diferenças entre os seres humanos e os outros animais: A Linguagem”, os alunos que concluíram a tarefa receberam um visto no caderno. A professora colocou no quadro negro as perguntas e respostas para que os alunos que faltaram à aula anterior e para os alunos que ficaram com dificuldade respondessem ao questionário.

Data: 30.07.2013   Nº de horas aula: 2h

Assunto da Aula: O modo de vida dos primeiros homens (História)

Comentários: A professora fez a chamada e logo após solicitou aos alunos que respondessem ao questionário da pág. 143.

Data: 30.08.2013 Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Coréia do Sul (Geografia)

Comentários: A professora fez a chamada e colocou no quadro negro um texto referente ao assunto da aula.

Data: 31.08.2013 Nº de horas aula: 2h

Assunto da Aula: Indígenas na América (História)

Comentários: A professora fez a chamada e colocou no quadro um texto referente ao assunto da aula e logo após pediu para que os alunos respondessem ao questionário do livro texto.

Data: 31.08.2013 Nº de horas aula: 1h

Assunto da Aula: Ásia: religião no Japão (Geografia)

Comentários: A professora fez a chamada e colocou no quadro um texto referente ao assunto da aula.

 

 

 

CONCLUSÃO

 

O estágio de observação das aulas foi de extrema importância para vivenciar na prática a relação: professor x aluno x escola.  Observei como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos nos diferentes ambientes entre uma sala e outra onde se realiza o estágio. Convém descrever de como podemos aprender, a exercer a profissão de educador, por meio da observação, da atuação de outros profissionais, e também participando de atividades em sala de aula. Nesse período de estar na sala de aula foi muito importante para compreender como agir em um primeiro momento, observando as vivências dos alunos e a vida cotidiana da sala de aula, com todos os problemas que surgem.  

Fazer o estágio foi muito gratificante, uma experiência inesquecível, com certeza vou levar para toda vida. Nessa fase acho que ainda está se formando o perfil de um professor, essa vivência contribuiu bastante para o meu crescimento profissional e pessoal.

 


"Se eu não fosse Imperador, desejaria ser Professor. Não conheço missão mais nobre que a de dirigir as inteligências juvenis e preparar os homens do futuro". D. Pedro II

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." Jean Piaget