1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa relatar as observações realizadas durante o estágio na disciplina de Estágio Supervisionado II em uma turma de 7ª e 8ª ano do ensino fundamental que teve o objetivo de reconhecer que no ensino fundamental devem ser construídas as bases para a formação e consciência dos jovens, principalmente através da leitura, a escrita e aos conhecimentos de uma forma geral, do desenvolvimento das capacidades individuais e do convívio escolar.
Durante esse período estive exposta a experiências educacionais que pretendem contribuir para uma prática pedagógica e desenvolver bases analíticas para o trabalho profissional consciente. Os teóricos asseguram que a experiência do estágio é a principal fonte para a aquisição de conhecimento e habilidades essenciais ao bom professor. Isto é, fonte de aquisição de um aprendizado único e ampliador do meu entendimento sobre a prática ensino-aprendizagem. "... Comparar (colocar lado a lado dois eventos semelhantes, reconhecendo seus diferentes contextos e os contextos maiores que os unem ou os fazem parecidos) deve ser uma atitude consciente que ajude no encaminhamento da compreensão 8 do evento pesquisado. Comparar também ajuda o pesquisador a relativizar o que esta observando e a contextualizar eventos dentro de uma amplitude maior." (GOMES, 2008.
p.64).
No decorrer desta elaboração, enfatizarei pontos importantes sobre: Características que envolvem a escola, os professores, os alunos, as características do Projeto Político Pedagógico sua importância e seu papel nas atividades escolares, observação de atividades docentes, Planejamento de ensino e desenvolvimento do Plano de trabalho, regência de Classe e entre outros.
Podemos ver também diante de nossas experiências que eles são construídos pelas ações e práticas, um processo engenhoso de ir vir, que demanda reflexão, construção e embate com a realidade social, educacional e escolar, e entendimento de como nos tornamos professores. Ou seja, o estágio supervisionado na formação docente é uma experiência que o estagiário realiza em escolas Públicas ou Privadas. Porém, é uma atividade docente que funciona como uma janela do futuro é uma experiência necessária para a educação profissional, pois oferece a oportunidade de integrar os graduandos com a área onde atuarão e integrar teoria e prática, baseando-se no uso do conhecimento adquirido na vida profissional e acadêmica. Onde na prática o mesmo tem a oportunidade de expor seu modo de pensar, agir, mostrar seus valores, seus compromissos, seus conhecimentos e seu entendimento sobre a realidade do mundo atual.
Segundo Freitas & Villani (2002), "os licenciandos são aprendizes que estão ativamente construindo visões sobre ensino e aprendizagem, baseadas nas experiências pessoais desenvolvidas durante o estágio" (p.224), e esses "saberes sobre o ensino dos futuros professores ganham significados efetivos, na medida em que se articulam ao seu fazer, sendo que, na formação inicial, o primeiro contato com esse "fazer" dá-se no desenvolvimento do estágio curricular" (p.229).
Assim ressaltamos que o estágio supervisionado está presente tanto na formação inicial como na continuada de professores, é práticas que envolvem experimentar situações, aprender e elaborar, executar e avaliar projetos e ensino não apenas na sala de aula, mas também nos diferentes espaços da escola. Ou seja, o estágio supervisionado na formação de professores na área da Ciência Naturais é muito mais que o cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento profissional, pessoa e um importante instrumento de integração entre escola, universidade e comunidade.