FACULDADE LUCIANO FEIJÃO

LAYANE ELIAS DE AGUIAR COSTA 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL NA EMPRESA MICROLINS 

Sobral/2015

APRESENTAÇÃO

O relatório sobre a Microlins Franchising foi elaborado com o intuito de fazer uma analise sobre a estrutura e os departamentos organizacionais da empresa, onde foram feitas analises de dados e pesquisas informais junto ao gestor responsável e os colaboradores de cada setor da empresa, com a utilização de pesquisas bibliografias em livros e no site da franquia. 

1 ADMINISTRAÇÃO GERAL

·          Histórico da Empresa

 

A empresa Microlins Franchising está em destaque nacional por está entre as quinze maiores franquias brasileiras, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), e como não poderia ser diferente todas as suas Unidades espalhadas pelo Brasil seguem o mesmo padrão, então a sua história começa em meados do ano de 1991, nascida na cidade interiorana de São Paulo, chamada Lins, com foco inicial apenas em ministrar cursos de Informática, vindo a conquistar com isso o Nordeste paulista instalando consequentemente as suas filiais, dando início as suas atividades educacionais com alguns microcomputadores e uma turma de 15 alunos. Já com várias unidades próprias atuando com sucesso total, a Microlins adotou o sistema de franquia para ter o aumento de sua rede, nascendo, portanto, a Microlins Franchising. Em 1996, implanta a Editora Raízes, que é uma editora de volume industrial para acolher à ampla e crescente demanda dos franqueados Microlins. Em 1997 a Microlins solidifica sua posição como a maior rede de escolas profissionalizantes do Brasil, saltando de 25 para 130 franquias. Desenvolvimento este em decorrência da “explosão tecnológica” que ocorreu na época. Ainda nesse mesmo ano, a Microlins deixa de ser somente uma escola de informática para vir tornar-se um Centro de Formação Profissional, expandindo sua gama de cursos proporcionados. No ano de 2000 a empresa lança uma série de cursos profissionalizantes no campo de telecomunicações. No período, o país passou por uma "expansão" na área de telefonia por motivo de determinadas privatizações, o que acrescentou de maneira considerável a qualificação referente à área. Foram mais de 30 mil profissionais qualificados pela Microlins para o mercado.

Entre os anos de 2001 a 2011 ocorreram grandes mudanças na empresa, que contribuiu para sua expansão frente ao mercado atuante, acrescentou ações sociais, fez ampliação e dissociação do ensino profissionalizante pelo país, através de diversos veículos de comunicação, ganhando dessa forma reconhecimento nacional. O investimento feito trouxe retorno satisfatório, recebendo da Associação Brasileira de Franquias (ABF) o Selo de Excelência, sendo assim conhecida pela excelência e qualidade atuação como empresa franqueadora.

A Microlins Franchising divide-se nos seguintes setores Administrativo, Comercial e Pedagógico, envolvendo nas suas subdivisões, na parte Administrativa: coordenador administrativo, auxiliar de cobrança, auxiliar administrativo, auxiliar de limpeza e recepcionista; no Comercial da empresa: coordenador comercial, consultor corporativo, orientador comercial, operador de telemarketing e captador comercial; e no setor Pedagógico: monitores e instrutores, coordenador pedagógico e professores.

Cada empresa tem sua “personalidade empresarial” apesar de serem franquias, não há um padrão da quantidade de colaboradores, pois esse número é diretamente proporcional ao porte da unidade franqueada em questão, mais a quantidade mínima para se obter o grau de excelência desejada, em uma empresa de micro e pequeno porte são: 5 orientadores comerciais, 1 coordenador comercial, 2 a 3 operadores de telemarketing e captadores comerciais na área Comercial da unidade, seguindo por 1 coordenador administrativo, 3 auxiliares administrativos, 1 a 2 auxiliares de cobrança, 1 auxiliar de serviço de limpeza e 1 recepcionista na parte Administrativa e na área Pedagógica são: 1 coordenador pedagógico, seguindo por 3 instrutores e monitores e a quantidade que atenda às necessidades de professores a fim de que ministrem os cursos oferecidos atendendo os padrões de qualidade necessários para atingirem o grau de excelência que almejam.

A Microlins tem como marca registrada as cores azuis-escuros e brancas na distinção de seus fardamentos, que variam de camisas masculinas, femininas e infanto-juvenis; dentre os modelos de calças, camisas de manga cumprida ou curta, ternos, saias e blusas todos com o símbolo bordado para melhor identificação.