FACULDADE LUCIANO FEIJÃO

 

 

RENATHA TALITA MORAES RODRIGUES

                                                                                                             

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA RÁPIDO SOBRALENSE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobral/2015

 

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO

 

 

RENATHA TALITA MORAES RODRIGUES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA RÁPIDO SOBRALENSE

 

 

 

 

 

Relatório apresentado em cumprimento às exigências da disciplina de Estágio Supervisionado I, do Curso de Administração, da Faculdade Luciano Feijão, orientado pela Professora Ms Márcia Rodrigues e Alcineide Pimenta.

 

 

 

 

 

 

SOBRAL/2015

Sumário

APRESENTAÇÃO.. 3

1.      ADMINISTRAÇÃO GERAL. 4

1.1         HISTÓRICO DA EMPRESA.. 4

1.2         VISÃO.. 5

1.3         MISSÃO.. 5

1.4 VALORES. 5

1.5         RESPONSABILIDADE SOCIAL. 6

2       PLANEJAMENTO.. 6

3       ORGANIZAÇÃO.. 7

4       CONTROLE. 9

5       GESTÃO DE PESSOAS. 9

5.1  GESTÃO DE PESSOAS COMPORTAMENTAL. 10

5.2   TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.. 10

6  CARREIRA, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS. 11

7   MARKETING.. 12

7.1 PRODUTO.. 13

7.3 PRAÇA.. 13

7.4 PROMOÇÃO.. 14

8   MATERIAL E PATRIMÔNIO.. 14

9  ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS. 14

10  HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO.. 15

11   CONSIDERAÇÕES FINAIS. 15

12 REFERÊNCIAS. 16

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO

 

 

O relatório foi elaborado na empresa Rápido Sobralense com a intenção de analisar todos os campos da organização através de análise e observação de dados da empresa, sendo aplicados como metodologia de pesquisa os arquivos da empresa no setor da administração geral, planejamento da empresa, treinamento e desenvolvimento, carreira, salários e benefícios, marketing, material e patrimônio da empresa.  junto com entrevistas aos gestores, como também pesquisas bibliográficas.

 

  1. 1.      ADMINISTRAÇÃO GERAL

 

1.1      HISTÓRICO DA EMPRESA

 

            A empresa Rápido Sobralense é uma Micro Empresa de característica familiar, situada na cidade de Sobral, no estado do Ceará, na Rua Francisquinha Frota, 1045, Padre Palhano, tendo em suas proximidades a Votorantim Cimentos.      

 

          A empresa foi fundada por Edmar Paulo de Alcantâra, que iniciou sua operação em 1990 com apenas um ônibus operando no segmento de transportes, realizando linhas intermunicipais entre a cidade de Sobral e regiões periféricas. Com aumento na demanda do mercado e com grande aceitação dos seus serviços em meio aos seus clientes houve uma gradativa expansão no segmento de Viagens e Turismo em toda região Norte. A empresa tem intuito de realizar viagens e turismo com conforto e segurança de maneira prática e acessível a todos que desejam tornar realidade a viagem dos seus sonhos, também prestar serviços de qualidade em locação e fretamento de ônibus.

Visando atingir de maneira geral uma maior parcela da população, a empresa atualmente possui uma frota de 22 veículos, dividido entre ônibus micro-ônibus e vans, confortáveis e seguros, possuindo uma grande estrutura sempre de prontidão para eventuais problemas mecânicos, além de locais específicos para acomodação de seus funcionários.

Periodicamente é feito a renovação de sua frota para cada vez mais atender a crescente demanda da população, dando continuidade na prestação de serviços, a empresa busca sempre a melhor maneira de atender seus clientes.

Hoje com 25 anos de atuação no mercado sobralense, a empresa exerce suas atividades em um espaço de 20000m², sendo dividido nos setores de atendimento, vendas, operacional, administrativo e RH, possuindo também espaços em comuns como WC Social e copa, além de dormitórios para seus colaboradores, que exerce a função de motoristas. Uma preocupação do proprietário em relação aos seus colaboradores para exercerem suas funções com toda precaução e segurança.

 

 

1.2      VISÃO

 

 

Ser referência em atendimento e qualidade de locação de ônibus, micro-ônibus e vans no setor de fretamento em toda a região Norte do estado do Ceará.

 

1.3      MISSÃO

 

 

      Oferecer soluções em fretamento de veículos, garantindo aos clientes um custo acescível com veículos de qualidade nas modalidades ônibus, micro-ônibus e vans.

 

 

     1.4 VALORES

 

Honestidade

Foco no cliente

Gestão pela qualidade

Confiabilidade

Harmonia

Responsabilidade Social

 

1.5  RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

 

A empresa Rápido Sobralense, preocupando-se sempre com o meio social, mantém a manutenção preventiva de toda sua frota em dias, como também os resíduos provinientes dessa manutenção tais como óleo lubrificante, são recolhidos em sua sede através de empresas credenciadas que fazem o reaproveitamento dos mesmos para não serem jogados no meio ambiente. Os pneus desgastados, em grande parte são destinados a renovadoras onde é feito o aproveitamento de parte da banda de rodagem e o restante são exonerados em fornos da linha de produção, a empresa também faz o reaproveitamento da água dos ar-condicionados, sendo ultilizados nos radiadores dos veículos de toda frota e demais manutenções e limpeza de peças.

 

 

2        PLANEJAMENTO

 

 

Devido à grande demanda, a respectiva empresa está diversificando parte dos seus negócios para o Fretamento Continuo (transporte de Funcionários), a empresa tem o intuito até maio/2016 abrir uma filial da empresa com objetivo de abrigar parte do mercado de fretamento contínuo de Fortaleza, composta por grandes corporações que demandam muitos transportes.

Diante a situação atual da empresa, foi feito um levantamento através das ferramentas administrativas da analise SWOT.

Foi analisados os pontos :

  • Ambiente Interno.
    • Pontos Fortes:
  1. Boa estrutura da empresa;
  2. Boa comunicação interna entre setor;
  3. Utilização dos sistemas informatizados;
  4. Pontualidade no atendimento aos clientes;
  5. Investimento em consultorias e cursos;
  6. Proprietário possui ótimo relacionamento com clientes antigos e novos, sendo um dos maiores fatores para a preferência da empresa;
  • Pontos Fracos:
  1. Sazonalidade do setor;
  2. Poucos motoristas qualificados existentes no mercado;
  3. Falta de espaço para frota;
  4. Custos altos de manutenção da frota;
  5. Tipo de serviço oferecido não é prioritário para as pessoas;
  6. Ociosidada da frota durante a semana;
  • Ambiente Externo.
    • Oportunidades:
  1. Crescimento do município;
  2. Industrialização e instalação de novas empresas;
  3. Novas exigências do DETRAN;
  4. Olimpíadas 2016;
  • Ameaças:
  1. Concorrência desleal;
  2. Aumento do combustível;
  3. Má qualidade nas rodovías estaduais
  4. Carga tributária alta

 

 

3        ORGANIZAÇÃO

 

 

A Rápido Sobralense está trabalhando constantemente para organizar a base operacional e administrativa estabelecendo procedimentos a serem seguidos. A empresa está em processo de transformação para tornar sua organização descentralizada e assim, poder quebrar mais as barreiras, sempre com intuito em solucionar, independentemente de todas as questões relacionadas, o crescimento sustentável da empresa diante seus clientes, colaboradores e fornecedores.

Toda organização tem o intuito de atender as necessidades e desejos da população e do mercado. Para Coelho (2004) as organizações existem, pois todos precisamos de bens e serviços para viver e são as organizações as responsáveis por produzir esses bens e serviços.

A empresa que tem como objetivo tornar cada vez mais propícia para ter sempre o melhor a oferecer aos seus clientes, sendo assim, tem uma equipe responsável pelo setor de atendimento via telemarketing, um colaborador responsável pelas Vendas de Fretamento em geral, um Gestor Operacional responsável por gerenciar toda frota da empresa, tais como: manutenção, limpeza, programação de motoristas, abastecimentos, um mecânico, responsável pela manutenção preventiva de toda frota, como também dois lavadores responsável pela limpeza da frota. Apresenta em seu corpo administrativo, um gestor financeiro, responsável pelo faturamento e pagamento de todas as movimentações da empresa, uma gestora de RH, responsável pelo controle de todos colaboradores da empresa, e apresenta também em sua escala operacional quinze motoristas com ampla experiência no segmento de modo a transportar todos os passageiros de forma cordial e segura.

Diante disso a figura 01 mostra um organograma circular da empresa.

 

 


Fonte: Gestor Administrativo da Empresa 2015

4        CONTROLE

 

 

Na empresa em questão os controles são realizados através de sistema interligado entre todos os setores que compõe desde atendimento aos clientes, prospecção de novos clientes, agendamento de fretamentos, cadastro da frota, controle de estoque de peças, controle de manutenção, cadastro de funcionários, escala de serviços, relatórios de viagens mensais, e como também fornece informações reais e precisas sobre todos os setores da empresa, e assim tomar decisões pautadas na necessidade da empresa e mercado, com mais segurança e exatidão.

 

 

5        GESTÃO DE PESSOAS

 

 

Embora seja uma empresa de pequeno porte, toda organização do setor pessoal funciona ainda de maneira descentralizada. CHIAVENATO (1997) entende que a centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Para o autor, centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próxima ao topo da organização, enquanto que com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização.

Na empresa consiste então, em primeira instância ver a demanda dos cargos necessários com todos os setores da empresa. A partir de então é traçado com os responsáveis por cada setor, o perfil do cargo a ser ocupado, com isso é lançado para empresas de Recrutamento e o SINE a disposição do Cargo para com isso receber os respectivos currículos. Assim é dada a avaliação dos potencias pretendentes e convocados para entrevista. Na entrevista, a respectiva empresa tem como critérios de avaliação direto, experiência mínima de um ano para cargos administrativos de menor escala, experiência mínima de 2 anos para motoristas, e experiência mínima de 3 anos para Gestor Operacional, e os demais cargos a exigência mínima prevalece em 6 meses. Tendo como total relevância nesse recrutamento além da competência e aptidão profissional para desempenho da atividade, pessoas que saibam se relacionar bem, que sejam propensas a crescer dentro da organização, e sempre procurem aprender algo que possa agregar valor seja de conhecimento ou aperfeiçoamento de técnicas de trabalho.

 

 

5.1  GESTÃO DE PESSOAS COMPORTAMENTAL

 

 

A empresa em questão realiza reuniões rápidas e diretas quinzenalmente, de moda a estabelecer métodos e assuntos em pautas que possam melhorar a produtividade no trabalho, aperfeiçoamento dos processos de trabalho, atendimento diferenciado ao cliente, e análises de custo x beneficio operacional. Além da direção da empresa estar sempre aberto para que todos os colaboradores interessados possam compartilhar todos os seus conhecimentos e sugestões úteis para o bom desenvolvimento da organização.

Bergamini(1990) introduziu a ótica do lucro, ao afirmar que a liderança é o processo de influir nas atividades do grupo com vistas ao estabelecimento e ao alcance de suas metas. Apesar dos colaboradores poderem opinar nas reuniões quinzenais, todas as decisões tomadas na empresa vêm do dono da empresa, sendo uma liderança autocrática. Segundo Araújo(2006) a liderança autocrática é o nível de intervenção do líder alto, nesse caso, o líder toma as decisões sem consultar o grupo, fixa tarefas de cada um, fixa as tarefas e determina o modo de concretizá-las

 

 

 

5.2   TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

A empresa apresenta no setor operacional um modelo de “escola” para motoristas, no qual os primeiros motoristas entram na empresa como Motoristas de Micro-Ônibus Urbano, com piso salarial da categoria, conforme desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional do colaborador, o mesmo está sempre aberto a avaliações e aprimoramentos de modo que com o tempo o motorista possa ser promovido a categorias superiores, podendo o mesmo chegar a modalidade de motorista sênior(Motorista Rodoviário Interestadual).

Segundo Reichel (2008,p.15) quando os objetivos do treinamento e desenvolvimento estão sendo atingidos a empresa pode investir, gerenciar e explorar o conhecimento de cada funcionário, assim sendo, a organização possui novas iniciativas de melhoria. Com isso, privilegia aqueles que têm interesse e prezam o máximo pela organização e se torna uma metodologia justa e eficaz a todos colaboradores. Em primeiro lugar é feita apresentação da empresa aos colaboradores admitidos, abordando todas as regras e processos necessárias para o desempenho das suas funções, após é mostrada toda estrutura da empresa e todos os gestores como também á todos funcionários operacionais de modo a familiarizar os novos colaboradores e gerar um clima mais propensos para uma boa interação e receptividade.

A empresa conta com uma ampla parceria com seus fornecedores de Pneus e peças, entre elas Ceará Diesel(Autorizada Mercedes-Benz e Michelin), Sama Distribuidora(Fornecimento de Peças em Geral) entre outras. Essas estão constantemente alinhadas com a Rápido Sobralense, de modo que oferece todo suporte no fornecimento de seus insumos, como também trimestralmente fornece todo treinamento e capacitação a os colaboradores da Rápido Sobralense, entre esses treinamentos estão:

  • Técnicas de Direção Econômica;
  • Técnicas para um excelente aproveitamento dos Pneus;
  • Como utilizar corretamente a Frenagem dos veículos;
  • Cuidados na manutenção do sistema de Freios da Frota;
  • Direção Defensiva;
  • Mopp;
  • Curso para Transporte de Passageiros;
  • Técnicas para um bom relacionamento com os passageiros;

Com isso, a empresa procura sempre se aperfeiçoar, e manter sempre antenado a todos os processos e capacitações que visem aumentar a produtividade de todos colaboradores e assim manter seus clientes com satisfação garantida.

 

6  CARREIRA, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS

 

 

A empresa apresenta um programa de carreira disponível para área administrativa mais operacional, no qual a porta de entrada pode ser área de atendimento ao cliente a partir então, com grau de experiência e conhecimento mercadológico o mesmo pode ser um potencial candidato aos cargos de vendedor(a) e posteriormente cargos administrativos. Carreira é vista como um processo de desenvolvimento do empregado, por meio de uma trajetória de experiências e empregos, em uma ou mais organizações (Baruch e Rosenstein,1992).

A Rápido Sobralense disponibiliza oportunidade para seus colaboradores que almejam evoluir na empresa.

O tipo de Remuneração da empresa está alinhado à meritocracia, no qual para cargos de atendimento ao cliente, possui um salário fixo, e mais bonificação sobre grau de satisfação do cliente. Para Santos (1975), os incentivos salariais são importantes e atingem seus objetivos quando há levantamentos cuidadosos, bem como são analisadas suas possibilidades Já para cargo de vendas é adotado um percentual de salário fixo, mais bonificação sobre a meta atingida, complementado com participação de resultados sobre desempenho da empresa. Na área operacional, tais como gestores e motoristas, tem remuneração fixa, mais bonificações pagas mensalmente alinhadas as metas a serem atingidas, no qual é pré-fixado 3 indicadores de performance para que sejam avaliados, tais como custos de manutenção da frota, custos de abastecimentos de combustível, grau de satisfação do passageiro transportado. Hoje o cargo mais alto a ser ocupado na empresa é o de gerente geral.

 

 

7   MARKETING

O marketing estuda os desejos, percepções ,preferencias e comportamentos na compra de um produto ou serviço. Segundo  Dias e Ferraz (2006), o principal foco do marketing é conhecer seu consumidor profundamente quanto ao atendimento pleno prestado pelosprodutos e serviços.

O mercado potencial da Rápido Sobralense, são todas as pessoas que necessitem de transportes seja para lazer ou para trabalho, a mesma tem a solução que podem se encaixar em todos esses perfis, do médio ao grande consumidor. Esse mercado comtempla tanto a cidade de Sobral, como toda a Região Norte do Estado do Ceará.

Contando com uma população desta região de mais de 426.911 mil, segundos dado do censo 2010 do IBGE.

7.1 PRODUTO

A empresa conta com uma ampla gama de serviços a serem ofertados, tais como: Micro-Ônibus Urbano, Micro-Ônibus Rodoviário, Ônibus Urbano, ônibus convencional, Ônibus Executivo, Ônibus Leito Turismo. Kotler (2003) define produto como qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição, atenção, estilização ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou necessidade.

 

 

7.2 PREÇO

Os preços podem variar em conformidade da necessidade do cliente, e o percurso a ser realizado. Mais sempre adotando uma precificação justa e condizente com a realidade de mercado, e de forma a satisfazer as necessidades do seu publico alvo. Segundo Bruni e Famá (2004), as organizações ou empresas precisam ter claro o processo de formação de seus preços para que possam realmente ter lucratividade e garantir a satisfação dos seus clientes.

 

 

7.3 PRAÇA

 

A Rápido Sobralense conta com sua matriz em Sobral, situado no bairro Dom José. Mas tem em sua estrutura operacional uma ampla capacidade de atender em todo território nacional, pois dispões de regulamentação da ANTT(Agência Nacional de Transportes Terrestre), para operar em âmbito Municipal, intermunicipal, interestadual no segmento de Fretamento eventual e/ou turístico.

7.4 PROMOÇÃO

 

 

A Rápido Sobralense divulga a sua marca através do sites/blogs, rádio, stands em feiras, mídia TV, brindes e através da comunicação pessoal boca a boca que contribui como fator mais importante da disseminação da marca.

            Além de criar promoções internas para fidelização do cliente.

            O público-alvo da Rápido Sobralense é de classe B e C, em caso de pessoas físicas, que utilizem os meios de transportes para Praias e eventos religiosos em geral. E atua diretamente no B2B, transportando funcionários de grandes organizações que demandem um transporte seguro, ágil e pontual.

           

8   MATERIAL E PATRIMÔNIO

 

 

O patrimônio de uma empresa são os valores, bens, direitos e obrigações que por ela são adquiridos ao longo de sua criação.

Segundo Pozo (2009, p.196), os recursos patrimoniais de uma organização compreendem instalações, máquinas, equipamentos e veículos que fazem possíveis sai existência, ou seja, sua operação. São todos bens necessários para a empresa operar, criar valor e proporcionar satisfação ao cliente.

A empresa conta com um almoxarifado de aproximadamente 50m² no qual possui um estoque de peças e insumos que tem alta rotatividade, em exemplo de pneus, lonas de freios, óleo lubrificante, óleo diesel, lâmpadas, fusíveis e demais insumo. Produtos que tem pouco giro, são realizados pedidos de fornecedores em grande parte de distribuidoras.

9  ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS

 

 

Devido ao grande número de ligações, a Rápido Sobralense conta com uma central de PABX para atender as transferências das ligações aos ramais de setores, através do número (88- 3611.3022), contando com duas telefonistas qualificadas se revezando ao longo do expediente. GRONROOS (1993) afirma que os consumidores escolhem prestadores de serviços comparando as percepções que tem do serviço recebido com o serviço esperado, o que é chamado de qualidade de serviços percebida.

           Diante disso a empresa tem o intuito de melhorar o atendimento a empresa está aberta a qualquer tipo de sugestão ou reclamação, contando com o setor de Ouvidoria, onde as experiências ocorridas pelos clientes são alimentadas no sistema, e logo após é avaliado pelo gestor responsável, e assim é tomado um plano de ação de modo a resolver o ocorrido e dar um feedback ao cliente para ser sanado a situação e evitar maiores transtornos.

 

 

10  HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

 

 

A higiene do trabalho interfere diretamente na saúde do funcionário, por isso a empresa procura viabilizar um ambiente saudável de trabalho com luminosidade adequada, ventilação e conforto. Segundo Chiavenato (2010,p.430) ,A higiene do trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que assegurem a saúde física e mental e com as condições de saúde e bem-estar das pessoas.

Segundo Chiavenato (2010, p.477), Segurança do trabalho é o conjunto de medidas de ordem técnica, educacional, medica e psicológica utilizada para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente querem instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de praticas preventivas.

Como os funcionários de serviços gerais utilizam produtos químicos, são usados por eles equipamentos como: botas, luvas e máscaras, para evitar a inalação e exposição direta aos produtos.

A empresa paga um Seguro de Vida a todos motoristas envolvidos na operação, no qual tem cobertura de até R$ 100.000,00 por motorista para quaisquer danos acidentais que possam a vir em operação;

 

 

11   CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

           A disciplina de estágio supervisionado foi de grande relevância, tive a oportunidade de assimilar a teoria e a pratica, desenvolvendo todo conhecimento do que aprendi ao longo do curso de administração, em uma empresa, analisando e conhecendo todas as estruturas da empresa Rápido Sobralense, percebendo o quanto todas as partes da administração são importantes para organizações que desejam se destacar nesse cenário tão competitivo e instável.

Vivenciar a realidade no cotidiano do estágio supervisionado I foi uma experiência significativa, enquanto acadêmica, e um aprendizado gratificante para conduta como administradora, permitindo aguçar o que aprendi na teoria, para melhor contribuir com a minha futura formação, de forma que eu sempre busque a melhor contribuição para empresa e sociedade.

 

REFERÊNCIAS

 

ARAUJO, Luiz Cezar. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas,2006.

BARUCH, Y, & ROSENSTEIN, E. (1992). Career planning and managing in high tech organizations. International Journal of Human Resource Management, 3(3), 477-495.

BERGAMINI, Cecília W. “Desenvolvimento de Recursos Humanos: uma estratégia de

desenvolvimento organizacional”. São Paulo. Atlas, 1990

BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora hp 12c e excel. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

DIAS, M. M. K.; FERRAZ, M. C. C. Marketing em ciência e tecnologia: conceitos e

princípios básicos para ambientes informacionais acadêmicos e organizacionais.

São Carlos: EdUFSCar, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 5.ª edição, São Paulo: Ed. Makron Books,1997,919p.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: 3 ed. Rio de janeiro, 2010.

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de direito comercial. São Paulo: Saraiva, 2004.

IGBE. Anuário Estatístico do Brasil, 2010.

KOTLER, Philip. Princípios de marketing. 9 ed. São Paulo: Prentice hall, 2003.

POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 5. ed. SÃO PAULO: ATLAS, 2009.

REICHEL,Harduin.Treinamento e Desenvolvimento.Curitiba,2008.

SANTOS, R. Administração de salários na empresa. São Paulo: LTR, 1975

 

 FACULDADE LUCIANO FEIJÃO

 

 

RENATHA TALITA MORAES RODRIGUES

                                                                                                             

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA RÁPIDO SOBRALENSE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobral/2015

 

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO

 

 

RENATHA TALITA MORAES RODRIGUES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA RÁPIDO SOBRALENSE

 

 

 

 

 

Relatório apresentado em cumprimento às exigências da disciplina de Estágio Supervisionado I, do Curso de Administração, da Faculdade Luciano Feijão, orientado pela Professora Ms Márcia Rodrigues e Alcineide Pimenta.

 

 

 

 

 

 

SOBRAL/2015

Sumário

APRESENTAÇÃO.. 3

1.      ADMINISTRAÇÃO GERAL. 4

1.1         HISTÓRICO DA EMPRESA.. 4

1.2         VISÃO.. 5

1.3         MISSÃO.. 5

1.4 VALORES. 5

1.5         RESPONSABILIDADE SOCIAL. 6

2       PLANEJAMENTO.. 6

3       ORGANIZAÇÃO.. 7

4       CONTROLE. 9

5       GESTÃO DE PESSOAS. 9

5.1  GESTÃO DE PESSOAS COMPORTAMENTAL. 10

5.2   TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.. 10

6  CARREIRA, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS. 11

7   MARKETING.. 12

7.1 PRODUTO.. 13

7.3 PRAÇA.. 13

7.4 PROMOÇÃO.. 14

8   MATERIAL E PATRIMÔNIO.. 14

9  ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS. 14

10  HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO.. 15

11   CONSIDERAÇÕES FINAIS. 15

12 REFERÊNCIAS. 16

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO

 

 

O relatório foi elaborado na empresa Rápido Sobralense com a intenção de analisar todos os campos da organização através de análise e observação de dados da empresa, sendo aplicados como metodologia de pesquisa os arquivos da empresa no setor da administração geral, planejamento da empresa, treinamento e desenvolvimento, carreira, salários e benefícios, marketing, material e patrimônio da empresa.  junto com entrevistas aos gestores, como também pesquisas bibliográficas.

 

  1. 1.      ADMINISTRAÇÃO GERAL

 

1.1      HISTÓRICO DA EMPRESA

 

            A empresa Rápido Sobralense é uma Micro Empresa de característica familiar, situada na cidade de Sobral, no estado do Ceará, na Rua Francisquinha Frota, 1045, Padre Palhano, tendo em suas proximidades a Votorantim Cimentos.      

 

          A empresa foi fundada por Edmar Paulo de Alcantâra, que iniciou sua operação em 1990 com apenas um ônibus operando no segmento de transportes, realizando linhas intermunicipais entre a cidade de Sobral e regiões periféricas. Com aumento na demanda do mercado e com grande aceitação dos seus serviços em meio aos seus clientes houve uma gradativa expansão no segmento de Viagens e Turismo em toda região Norte. A empresa tem intuito de realizar viagens e turismo com conforto e segurança de maneira prática e acessível a todos que desejam tornar realidade a viagem dos seus sonhos, também prestar serviços de qualidade em locação e fretamento de ônibus.

Visando atingir de maneira geral uma maior parcela da população, a empresa atualmente possui uma frota de 22 veículos, dividido entre ônibus micro-ônibus e vans, confortáveis e seguros, possuindo uma grande estrutura sempre de prontidão para eventuais problemas mecânicos, além de locais específicos para acomodação de seus funcionários.

Periodicamente é feito a renovação de sua frota para cada vez mais atender a crescente demanda da população, dando continuidade na prestação de serviços, a empresa busca sempre a melhor maneira de atender seus clientes.

Hoje com 25 anos de atuação no mercado sobralense, a empresa exerce suas atividades em um espaço de 20000m², sendo dividido nos setores de atendimento, vendas, operacional, administrativo e RH, possuindo também espaços em comuns como WC Social e copa, além de dormitórios para seus colaboradores, que exerce a função de motoristas. Uma preocupação do proprietário em relação aos seus colaboradores para exercerem suas funções com toda precaução e segurança.

 

 

1.2      VISÃO

 

 

Ser referência em atendimento e qualidade de locação de ônibus, micro-ônibus e vans no setor de fretamento em toda a região Norte do estado do Ceará.

 

1.3      MISSÃO

 

 

      Oferecer soluções em fretamento de veículos, garantindo aos clientes um custo acescível com veículos de qualidade nas modalidades ônibus, micro-ônibus e vans.

 

 

     1.4 VALORES

 

Honestidade

Foco no cliente

Gestão pela qualidade

Confiabilidade

Harmonia

Responsabilidade Social

 

1.5  RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

 

A empresa Rápido Sobralense, preocupando-se sempre com o meio social, mantém a manutenção preventiva de toda sua frota em dias, como também os resíduos provinientes dessa manutenção tais como óleo lubrificante, são recolhidos em sua sede através de empresas credenciadas que fazem o reaproveitamento dos mesmos para não serem jogados no meio ambiente. Os pneus desgastados, em grande parte são destinados a renovadoras onde é feito o aproveitamento de parte da banda de rodagem e o restante são exonerados em fornos da linha de produção, a empresa também faz o reaproveitamento da água dos ar-condicionados, sendo ultilizados nos radiadores dos veículos de toda frota e demais manutenções e limpeza de peças.

 

 

2        PLANEJAMENTO

 

 

Devido à grande demanda, a respectiva empresa está diversificando parte dos seus negócios para o Fretamento Continuo (transporte de Funcionários), a empresa tem o intuito até maio/2016 abrir uma filial da empresa com objetivo de abrigar parte do mercado de fretamento contínuo de Fortaleza, composta por grandes corporações que demandam muitos transportes.

Diante a situação atual da empresa, foi feito um levantamento através das ferramentas administrativas da analise SWOT.

Foi analisados os pontos :

  • Ambiente Interno.
    • Pontos Fortes:
  1. Boa estrutura da empresa;
  2. Boa comunicação interna entre setor;
  3. Utilização dos sistemas informatizados;
  4. Pontualidade no atendimento aos clientes;
  5. Investimento em consultorias e cursos;
  6. Proprietário possui ótimo relacionamento com clientes antigos e novos, sendo um dos maiores fatores para a preferência da empresa;
  • Pontos Fracos:
  1. Sazonalidade do setor;
  2. Poucos motoristas qualificados existentes no mercado;
  3. Falta de espaço para frota;
  4. Custos altos de manutenção da frota;
  5. Tipo de serviço oferecido não é prioritário para as pessoas;
  6. Ociosidada da frota durante a semana;
  • Ambiente Externo.
    • Oportunidades:
  1. Crescimento do município;
  2. Industrialização e instalação de novas empresas;
  3. Novas exigências do DETRAN;
  4. Olimpíadas 2016;
  • Ameaças:
  1. Concorrência desleal;
  2. Aumento do combustível;
  3. Má qualidade nas rodovías estaduais
  4. Carga tributária alta

 

 

3        ORGANIZAÇÃO

 

 

A Rápido Sobralense está trabalhando constantemente para organizar a base operacional e administrativa estabelecendo procedimentos a serem seguidos. A empresa está em processo de transformação para tornar sua organização descentralizada e assim, poder quebrar mais as barreiras, sempre com intuito em solucionar, independentemente de todas as questões relacionadas, o crescimento sustentável da empresa diante seus clientes, colaboradores e fornecedores.

Toda organização tem o intuito de atender as necessidades e desejos da população e do mercado. Para Coelho (2004) as organizações existem, pois todos precisamos de bens e serviços para viver e são as organizações as responsáveis por produzir esses bens e serviços.

A empresa que tem como objetivo tornar cada vez mais propícia para ter sempre o melhor a oferecer aos seus clientes, sendo assim, tem uma equipe responsável pelo setor de atendimento via telemarketing, um colaborador responsável pelas Vendas de Fretamento em geral, um Gestor Operacional responsável por gerenciar toda frota da empresa, tais como: manutenção, limpeza, programação de motoristas, abastecimentos, um mecânico, responsável pela manutenção preventiva de toda frota, como também dois lavadores responsável pela limpeza da frota. Apresenta em seu corpo administrativo, um gestor financeiro, responsável pelo faturamento e pagamento de todas as movimentações da empresa, uma gestora de RH, responsável pelo controle de todos colaboradores da empresa, e apresenta também em sua escala operacional quinze motoristas com ampla experiência no segmento de modo a transportar todos os passageiros de forma cordial e segura.

Diante disso a figura 01 mostra um organograma circular da empresa.

 

 


Fonte: Gestor Administrativo da Empresa 2015

4        CONTROLE

 

 

Na empresa em questão os controles são realizados através de sistema interligado entre todos os setores que compõe desde atendimento aos clientes, prospecção de novos clientes, agendamento de fretamentos, cadastro da frota, controle de estoque de peças, controle de manutenção, cadastro de funcionários, escala de serviços, relatórios de viagens mensais, e como também fornece informações reais e precisas sobre todos os setores da empresa, e assim tomar decisões pautadas na necessidade da empresa e mercado, com mais segurança e exatidão.

 

 

5        GESTÃO DE PESSOAS

 

 

Embora seja uma empresa de pequeno porte, toda organização do setor pessoal funciona ainda de maneira descentralizada. CHIAVENATO (1997) entende que a centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Para o autor, centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próxima ao topo da organização, enquanto que com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização.

Na empresa consiste então, em primeira instância ver a demanda dos cargos necessários com todos os setores da empresa. A partir de então é traçado com os responsáveis por cada setor, o perfil do cargo a ser ocupado, com isso é lançado para empresas de Recrutamento e o SINE a disposição do Cargo para com isso receber os respectivos currículos. Assim é dada a avaliação dos potencias pretendentes e convocados para entrevista. Na entrevista, a respectiva empresa tem como critérios de avaliação direto, experiência mínima de um ano para cargos administrativos de menor escala, experiência mínima de 2 anos para motoristas, e experiência mínima de 3 anos para Gestor Operacional, e os demais cargos a exigência mínima prevalece em 6 meses. Tendo como total relevância nesse recrutamento além da competência e aptidão profissional para desempenho da atividade, pessoas que saibam se relacionar bem, que sejam propensas a crescer dentro da organização, e sempre procurem aprender algo que possa agregar valor seja de conhecimento ou aperfeiçoamento de técnicas de trabalho.

 

 

5.1  GESTÃO DE PESSOAS COMPORTAMENTAL

 

 

A empresa em questão realiza reuniões rápidas e diretas quinzenalmente, de moda a estabelecer métodos e assuntos em pautas que possam melhorar a produtividade no trabalho, aperfeiçoamento dos processos de trabalho, atendimento diferenciado ao cliente, e análises de custo x beneficio operacional. Além da direção da empresa estar sempre aberto para que todos os colaboradores interessados possam compartilhar todos os seus conhecimentos e sugestões úteis para o bom desenvolvimento da organização.

Bergamini(1990) introduziu a ótica do lucro, ao afirmar que a liderança é o processo de influir nas atividades do grupo com vistas ao estabelecimento e ao alcance de suas metas. Apesar dos colaboradores poderem opinar nas reuniões quinzenais, todas as decisões tomadas na empresa vêm do dono da empresa, sendo uma liderança autocrática. Segundo Araújo(2006) a liderança autocrática é o nível de intervenção do líder alto, nesse caso, o líder toma as decisões sem consultar o grupo, fixa tarefas de cada um, fixa as tarefas e determina o modo de concretizá-las

 

 

 

5.2   TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

A empresa apresenta no setor operacional um modelo de “escola” para motoristas, no qual os primeiros motoristas entram na empresa como Motoristas de Micro-Ônibus Urbano, com piso salarial da categoria, conforme desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional do colaborador, o mesmo está sempre aberto a avaliações e aprimoramentos de modo que com o tempo o motorista possa ser promovido a categorias superiores, podendo o mesmo chegar a modalidade de motorista sênior(Motorista Rodoviário Interestadual).

Segundo Reichel (2008,p.15) quando os objetivos do treinamento e desenvolvimento estão sendo atingidos a empresa pode investir, gerenciar e explorar o conhecimento de cada funcionário, assim sendo, a organização possui novas iniciativas de melhoria. Com isso, privilegia aqueles que têm interesse e prezam o máximo pela organização e se torna uma metodologia justa e eficaz a todos colaboradores. Em primeiro lugar é feita apresentação da empresa aos colaboradores admitidos, abordando todas as regras e processos necessárias para o desempenho das suas funções, após é mostrada toda estrutura da empresa e todos os gestores como também á todos funcionários operacionais de modo a familiarizar os novos colaboradores e gerar um clima mais propensos para uma boa interação e receptividade.

A empresa conta com uma ampla parceria com seus fornecedores de Pneus e peças, entre elas Ceará Diesel(Autorizada Mercedes-Benz e Michelin), Sama Distribuidora(Fornecimento de Peças em Geral) entre outras. Essas estão constantemente alinhadas com a Rápido Sobralense, de modo que oferece todo suporte no fornecimento de seus insumos, como também trimestralmente fornece todo treinamento e capacitação a os colaboradores da Rápido Sobralense, entre esses treinamentos estão:

  • Técnicas de Direção Econômica;
  • Técnicas para um excelente aproveitamento dos Pneus;
  • Como utilizar corretamente a Frenagem dos veículos;
  • Cuidados na manutenção do sistema de Freios da Frota;
  • Direção Defensiva;
  • Mopp;
  • Curso para Transporte de Passageiros;
  • Técnicas para um bom relacionamento com os passageiros;

Com isso, a empresa procura sempre se aperfeiçoar, e manter sempre antenado a todos os processos e capacitações que visem aumentar a produtividade de todos colaboradores e assim manter seus clientes com satisfação garantida.

 

6  CARREIRA, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS

 

 

A empresa apresenta um programa de carreira disponível para área administrativa mais operacional, no qual a porta de entrada pode ser área de atendimento ao cliente a partir então, com grau de experiência e conhecimento mercadológico o mesmo pode ser um potencial candidato aos cargos de vendedor(a) e posteriormente cargos administrativos. Carreira é vista como um processo de desenvolvimento do empregado, por meio de uma trajetória de experiências e empregos, em uma ou mais organizações (Baruch e Rosenstein,1992).

A Rápido Sobralense disponibiliza oportunidade para seus colaboradores que almejam evoluir na empresa.

O tipo de Remuneração da empresa está alinhado à meritocracia, no qual para cargos de atendimento ao cliente, possui um salário fixo, e mais bonificação sobre grau de satisfação do cliente. Para Santos (1975), os incentivos salariais são importantes e atingem seus objetivos quando há levantamentos cuidadosos, bem como são analisadas suas possibilidades Já para cargo de vendas é adotado um percentual de salário fixo, mais bonificação sobre a meta atingida, complementado com participação de resultados sobre desempenho da empresa. Na área operacional, tais como gestores e motoristas, tem remuneração fixa, mais bonificações pagas mensalmente alinhadas as metas a serem atingidas, no qual é pré-fixado 3 indicadores de performance para que sejam avaliados, tais como custos de manutenção da frota, custos de abastecimentos de combustível, grau de satisfação do passageiro transportado. Hoje o cargo mais alto a ser ocupado na empresa é o de gerente geral.

 

 

7   MARKETING

O marketing estuda os desejos, percepções ,preferencias e comportamentos na compra de um produto ou serviço. Segundo  Dias e Ferraz (2006), o principal foco do marketing é conhecer seu consumidor profundamente quanto ao atendimento pleno prestado pelosprodutos e serviços.

O mercado potencial da Rápido Sobralense, são todas as pessoas que necessitem de transportes seja para lazer ou para trabalho, a mesma tem a solução que podem se encaixar em todos esses perfis, do médio ao grande consumidor. Esse mercado comtempla tanto a cidade de Sobral, como toda a Região Norte do Estado do Ceará.

Contando com uma população desta região de mais de 426.911 mil, segundos dado do censo 2010 do IBGE.

7.1 PRODUTO

A empresa conta com uma ampla gama de serviços a serem ofertados, tais como: Micro-Ônibus Urbano, Micro-Ônibus Rodoviário, Ônibus Urbano, ônibus convencional, Ônibus Executivo, Ônibus Leito Turismo. Kotler (2003) define produto como qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição, atenção, estilização ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou necessidade.

 

 

7.2 PREÇO

Os preços podem variar em conformidade da necessidade do cliente, e o percurso a ser realizado. Mais sempre adotando uma precificação justa e condizente com a realidade de mercado, e de forma a satisfazer as necessidades do seu publico alvo. Segundo Bruni e Famá (2004), as organizações ou empresas precisam ter claro o processo de formação de seus preços para que possam realmente ter lucratividade e garantir a satisfação dos seus clientes.

 

 

7.3 PRAÇA

 

A Rápido Sobralense conta com sua matriz em Sobral, situado no bairro Dom José. Mas tem em sua estrutura operacional uma ampla capacidade de atender em todo território nacional, pois dispões de regulamentação da ANTT(Agência Nacional de Transportes Terrestre), para operar em âmbito Municipal, intermunicipal, interestadual no segmento de Fretamento eventual e/ou turístico.

7.4 PROMOÇÃO

 

 

A Rápido Sobralense divulga a sua marca através do sites/blogs, rádio, stands em feiras, mídia TV, brindes e através da comunicação pessoal boca a boca que contribui como fator mais importante da disseminação da marca.

            Além de criar promoções internas para fidelização do cliente.

            O público-alvo da Rápido Sobralense é de classe B e C, em caso de pessoas físicas, que utilizem os meios de transportes para Praias e eventos religiosos em geral. E atua diretamente no B2B, transportando funcionários de grandes organizações que demandem um transporte seguro, ágil e pontual.

           

8   MATERIAL E PATRIMÔNIO

 

 

O patrimônio de uma empresa são os valores, bens, direitos e obrigações que por ela são adquiridos ao longo de sua criação.

Segundo Pozo (2009, p.196), os recursos patrimoniais de uma organização compreendem instalações, máquinas, equipamentos e veículos que fazem possíveis sai existência, ou seja, sua operação. São todos bens necessários para a empresa operar, criar valor e proporcionar satisfação ao cliente.

A empresa conta com um almoxarifado de aproximadamente 50m² no qual possui um estoque de peças e insumos que tem alta rotatividade, em exemplo de pneus, lonas de freios, óleo lubrificante, óleo diesel, lâmpadas, fusíveis e demais insumo. Produtos que tem pouco giro, são realizados pedidos de fornecedores em grande parte de distribuidoras.

9  ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS

 

 

Devido ao grande número de ligações, a Rápido Sobralense conta com uma central de PABX para atender as transferências das ligações aos ramais de setores, através do número (88- 3611.3022), contando com duas telefonistas qualificadas se revezando ao longo do expediente. GRONROOS (1993) afirma que os consumidores escolhem prestadores de serviços comparando as percepções que tem do serviço recebido com o serviço esperado, o que é chamado de qualidade de serviços percebida.

           Diante disso a empresa tem o intuito de melhorar o atendimento a empresa está aberta a qualquer tipo de sugestão ou reclamação, contando com o setor de Ouvidoria, onde as experiências ocorridas pelos clientes são alimentadas no sistema, e logo após é avaliado pelo gestor responsável, e assim é tomado um plano de ação de modo a resolver o ocorrido e dar um feedback ao cliente para ser sanado a situação e evitar maiores transtornos.

 

 

10  HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

 

 

A higiene do trabalho interfere diretamente na saúde do funcionário, por isso a empresa procura viabilizar um ambiente saudável de trabalho com luminosidade adequada, ventilação e conforto. Segundo Chiavenato (2010,p.430) ,A higiene do trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que assegurem a saúde física e mental e com as condições de saúde e bem-estar das pessoas.

Segundo Chiavenato (2010, p.477), Segurança do trabalho é o conjunto de medidas de ordem técnica, educacional, medica e psicológica utilizada para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente querem instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de praticas preventivas.

Como os funcionários de serviços gerais utilizam produtos químicos, são usados por eles equipamentos como: botas, luvas e máscaras, para evitar a inalação e exposição direta aos produtos.

A empresa paga um Seguro de Vida a todos motoristas envolvidos na operação, no qual tem cobertura de até R$ 100.000,00 por motorista para quaisquer danos acidentais que possam a vir em operação;

 

 

11   CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

           A disciplina de estágio supervisionado foi de grande relevância, tive a oportunidade de assimilar a teoria e a pratica, desenvolvendo todo conhecimento do que aprendi ao longo do curso de administração, em uma empresa, analisando e conhecendo todas as estruturas da empresa Rápido Sobralense, percebendo o quanto todas as partes da administração são importantes para organizações que desejam se destacar nesse cenário tão competitivo e instável.

Vivenciar a realidade no cotidiano do estágio supervisionado I foi uma experiência significativa, enquanto acadêmica, e um aprendizado gratificante para conduta como administradora, permitindo aguçar o que aprendi na teoria, para melhor contribuir com a minha futura formação, de forma que eu sempre busque a melhor contribuição para empresa e sociedade.

 

REFERÊNCIAS

 

ARAUJO, Luiz Cezar. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas,2006.

BARUCH, Y, & ROSENSTEIN, E. (1992). Career planning and managing in high tech organizations. International Journal of Human Resource Management, 3(3), 477-495.

BERGAMINI, Cecília W. “Desenvolvimento de Recursos Humanos: uma estratégia de

desenvolvimento organizacional”. São Paulo. Atlas, 1990

BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora hp 12c e excel. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

DIAS, M. M. K.; FERRAZ, M. C. C. Marketing em ciência e tecnologia: conceitos e

princípios básicos para ambientes informacionais acadêmicos e organizacionais.

São Carlos: EdUFSCar, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 5.ª edição, São Paulo: Ed. Makron Books,1997,919p.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: 3 ed. Rio de janeiro, 2010.

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de direito comercial. São Paulo: Saraiva, 2004.

IGBE. Anuário Estatístico do Brasil, 2010.

KOTLER, Philip. Princípios de marketing. 9 ed. São Paulo: Prentice hall, 2003.

POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 5. ed. SÃO PAULO: ATLAS, 2009.

REICHEL,Harduin.Treinamento e Desenvolvimento.Curitiba,2008.

SANTOS, R. Administração de salários na empresa. São Paulo: LTR, 1975