1 - APRESENTAÇÃO
1.1 - Finalidade
O relatório de Estágio Supervisionado I que segue foi realizado na empresa: Claudei Ribeiro de Araújo - ME durante o curso Graduação - Bacharelado em Ciências Contábeis. A empresa citada possui como nome de fantasia: C & E Contabilidade esta localizada no bairro centro em Iguatu/CE, rua Deocleciano Bezerra, 883 sala 104. O programa de estágio foi realizado no segundo semestre de 2014, conforme Declaração de Exercício Profissional e Fichas de Acompanhamento em anexo.
A empresa Claudei Ribeiro de Araújo - ME presta serviços de contabilidade para toda região centro sul do Ceará entre seus clientes estão: empresas comerciais, industriais, prestadoras de serviços e entidade do terceiro setor.
A finalidade deste relatório e demonstrar a experiência adquirida pelo aluno durante o programa de estágio, o qual e visto como ferramenta de preparação profissional.
O estágio em uma organização é um componente obrigatório do projeto pedagógico do curso de Ciências Contábeis, inerente à formação acadêmica profissional, como parte do processo de ensinar e de aprender, de articulação teoria e prática e como forma de interação entre a Instituição de Ensino Superior e as organizações. (Regulamentos do Estágio, Art. 15º)
1.2 - Importância
O programa de estágio supervisionado I é requisito necessário para obtenção do grau de Bacharelado em Ciências Contábeis enquanto componente curricular acadêmico obrigatório para o exercício da profissão de Contador, o Estágio é necessário para que se complementem os estudos teóricos e a vivência prática no ambiente cotidiano dos profissionais da contabilidade.
A importância do programa de estágio enquanto mecanismo de ensino e aprendizagem pode ser compreendido na seguinte análise:
Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. (Art. 1º, Lei 11788/08).
4
Considera-se estágio curricular, para os efeitos deste Decreto, as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. (Art. 2º, Decreto 87497/82).
O estágio curricular, como procedimento didático-pedagógico, é atividade de competência da instituição de ensino a quem cabe a decisão sobre a matéria, e dele participam pessoas jurídicas de direito público e privado, oferecendo oportunidade e campos de estágio, outras formas de ajuda, e colaborando no processo educativo. (Art. 3º, Decreto 87497/82).
1.3 - Justificativa
Justifica-se a necessidade da disciplina Estágio Supervisionado I na matriz curricular do curso Bacharelado em Ciências Contábeis, uma vez que na condição de alunos-estagiários concordamos com as citações trazidas pela Lei 11788/08 e pelo Decreto 87497/82.
Faz-se necessário ao profissional da contabilidade entender a dinâmica que compõem todo o conjunto de rotinas, para que possa atuar de forma direta e objetiva aliando à teoria as praticas da atividade nos processos de movimentação patrimonial das empresas.
1.4 - Dados do aluno
Nome: Yuri Nunes de Lima
Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis
Período: 8º Semestre
Matrícula: 2020111030992
Turma: 200427
Endereço: Rua Jose Raimundo de Sena, Nº 305 - Cohab - Iguatu – Ceará
1.5 - Dados do professor orientador
Nome: Genilvan Tiodosio de Amorim
Graduação: Bacharelado em Ciências Contábeis - UVA/IDJ Iguatu/CE
Especialista: Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria - FVS Icó/CE
CRC-CE: 024011/P-9
5
2 – INTRODUÇÃO
2.1 - Problema
Qual a método de trabalho utilizado pelo escritório: C & E Contabilidade, no que se refere à gestão empresarial e a prestação de serviços de contabilidade dentro de sua área de atuação.
2.2 - Objetivos
O objetivo do estágio é desenvolver habilidades e competências profissionais da teoria para a prática de acordo com as atividades de cada departamento onde é realizado o programa de estágio, sendo nossos objetivos:
 Conhecer o sistema de gestão adotado pela empresa em análise;
 Conhecer o ambiente e as atividades próprias do segmento profissional;
 Obter experiência de relacionamento pessoal e profissional;
 Conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado I, do Curso Bacharelado em Ciências Contábeis.
2.3 - Metodologia
O programa de Estágio Supervisionado I terá início com o estudo bibliográfico dos componentes diretos e/ou indiretos relativos às atividades desenvolvidas no escritório objeto deste estudo, o que tornara possível a fundamentação teórica do programa de estágio e deste relatório.
Durante o desenvolvimento do estágio será feito o acompanhamento em todos os setores da empresa para que junto com o responsável pela área e/ou setor possamos alcançar os objetivos pretendidos no programa de estágio, bem como encontrar as possíveis respostas para o problema abordado.
6
2.3.1 - Caracterização do universo da pesquisa
O universo de pesquisa deste relatório de Estágio Supervisionado I será a totalidade de colaboradores do escritório: C & E Contabilidade, o qual conta atualmente com 05 (cinco) pessoas, sendo 02 (dois) titulares e 03 (três) colaboradores.
2.3.2 - Instrumento de coleta de dados e análise
Com base no universo da pesquisa, será efetuada a coleta de dados com todos os funcionários da empresa, onde será analisada a forma e/ou modelo de trabalho utilizado pelo escritório: C & E Contabilidade na execução de suas atividades.
Espera-se que ao final do relatório das atividades desenvolvidas no programa de estágio, ser possível entender o sistema de gestão e as rotinas contábeis realizadas pela empresa onde se passa este programa de estágio.
7
3 – A EMPRESA
3.1 - Histórico da Organização
A empresa C & E Contabilidade foi fundada em 15 de setembro de 2009, tem como atividade econômica principal: Atividades de Contabilidade. O administrador da empresa é o senhor Claudei Ribeiro de Araújo, que atua na área de contabilidade á 27 anos possuindo assim uma vasta experiência nas atividades que executa. O escritório da C & E Contabilidade começou com 02 (dois) colaboradores (Claudeí Ribeiro e Yuri Nunes) e ao longo dos anos foi crescendo e admitindo novos funcionários chegando ao número de hoje que são 05 (cinco) colaboradores no total.
Um passo muito importante no escritório deu-se em meados de janeiro de 2012 quando o escritório chega a ter 02 (dois) sócios-administradores com a chegada da contadora Antônia Elisomar Pereira, detentora de muita experiência na área fato que ajudou o escritório a crescer cada vez mais e a assim captar como clientes grandes instituições da região tornando-se atualmente um dos grandes escritórios contábeis de nossa região.
A empresa C & E Contabilidade trabalha como prestadora de serviços no ramo da contabilidade atuando com uma excelente assistência para seus clientes no qual são de grande importância as técnicas contábeis no acompanhamento das empresas no mercado de trabalho.
3.2 - Missão e Objetivo
A meta principal da C & E Contabilidade é colocar a disposição de seus clientes técnicas e profissionais adequados para atender as necessidades de seus clientes com atenção nos seus objetivos e suas atividades na execução do trabalho para que possa satisfazer os mesmos.
A C & E Contabilidade acreditando na qualidade de sua administração, traçou metas e vem construindo uma imagem de empresa sólida nos últimos anos de funcionamento, o que se da muito respaldo ao seu nome e respeito á clientela no crescimento do escritório.
3.3 - Estrutura de Funcionamento
A Estrutura organizacional é o elemento fundamental para que uma empresa mantenha o foco nos seus objetivos, depois de definidos a missão, a visão, os valores que servem de bases para definição de como a empresa vai dirigir suas atividades no mercado, isto é quais são as suas estratégias de mercado. Estas servirão de base para a formulação da sua estrutura. (Estrutura Organizacional – Administração).
8
A prestação de serviços contábeis das empresas é feita por funcionários no escritório da C & E Contabilidade que se subdivide por setores no ramo da contabilidade, que são: Setor Contábil, Setor Pessoal e Setor Fiscal.
Os serviços do Setor Contábil são feitos pelos contadores Claudeí Ribeiro de Araújo (administrador) e Antônia Elisomar Pereira.
Os serviços do Setor Pessoal são feitos pelo colaborador auxiliar de escritório Yuri Nunes de Lima.
Os serviços do Setor Fiscal são feitos pela colaboradora auxiliar de escritório Naiara Bernardo Nogueira e o Auxiliar Bismark Lopes de Oliveira
Os serviços e a metodologia utilizada em cada setor são:
Setor Contábil:
 Organização e classificação de todos os documentos da empresa;
 Abertura, Alteração e Baixa de Empresas;
 Balanço Demonstrações Contábeis;
 Elaboração de Demonstrativo do Resultado do Exercício;
 Lançamento do Caixa;
 Análise das contas do ativo e passivo;
 Elaboração do Balanço Patrimonial;
 Balancetes;
 Consultoria Contábil.
 Declaração de Importo de Renda (Pessoa Física e Jurídica) e Declaração de ITR.
Setor Pessoal:
 Elaboração da folha de pagamento;
 Elaboração da folha do 13º salário;
 Elaboração do Recibo de Férias;
 Envio da Sefip;
 Elaboração de Guias Inss, Fgts, Irrf e Pis;
 Caged; Rais;
9
 Admissão de funcionários;
 Demissão de funcionários;
 Homologação;
 Elaboração de Rescisão de Trabalho.
Setor Fiscal
 Apuração dos Impostos pelo Lucro Presumido;
 Guias Iss, Pis e Cofins (mensal);
 Irpj e Csll (trimestral); DCTF; DACON; DIPJ;
 DIRF; DMS;
 Emissão de Notas Fiscais;
 Lançamentos de Notas Fiscais;
 Recolhimento dos impostos Retidos na Fonte;
 Levantamento Débitos Fiscais.
3.4 - Planejamento Estratégico do Escritório
A empresa C & E Contabilidade diante dos desafios e disputa do mercado de trabalho é bastante competitiva e muito concentrada nas forças de suas atividades e traça metas planejando patrocínio em eventos esportivos, festas, etc. Aumentando assim o seu poder de divulgação para que seus serviços sejam conhecidos um número crescente de potenciais clientes em toda nossa região.
São exemplos destas ações:
 Patrocínio á equipes de Futebol em Campeonatos;
 Patrocínio á escolinha de Futebol do River Playt;
 Patrocínio para a Organização de Campeonatos de Futebol para equipes do município de Iguatu;
 Patrocínio ás festas de da Igreja de Nossa Sra. Santana;
 Patrocínio ao evento na AABB da festa de Edson Lima;
10
 Participação de Palestras e Eventos do CRC-CE;
 Participação de Cursos Organizados pelo Sindicato do Comércio de Iguatu.
11
4 – CONCLUSÃO
O programa de estágio em muitos dos casos será uma grande oportunidade para inserção de jovens no mercado de trabalho, desta forma, esta é uma oportunidade única de aprendizado e trabalho.
Assim, é possível concluir que o profissional tenha adquirido um melhor perfil profissional, completando sua formação teórica, com resultados positivos e o diferencial, vivenciado nas práticas dentro do ambiente contábil, destaca-se que é de fundamental importância manter-se atualizado dentro da contabilidade, pois a cada dia surgem novas regras, novos decretos e leis que são importantes para as técnicas contábeis utilizadas no dia a dia dos profissionais e escritórios.
12
REFERÊNCIAS
ADMINISTRADORES, citação de documentos eletrônicos. Disponível na internet via: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/estrutura-organizacional-influencia-da-estrutura-na-eficiencia-da-organizacao-de-acordo/62071/. Acesso em 16 de novembro de 2014.
BRASIL. CFC. Citação de documentos eletrônicos. Disponível na Internet via. http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=257787. Acesso dia 02 de outubro de 2014.
FANAP, citação de documentos eletrônicos. Disponível na internet via: http://www.fanap.br/documentos/regulamentoestagioc.cont1302.pdf. Acesso em 16 de novembro de 2014.
13
APENDICES