Use este relatório como modelo para preparar o seu

O presente estágio no Ensino de Educação Infantil, visa, conhecer na prática as particularidades da sala de aula com crianças nessa modalidade de ensino.

Realizei o estágio com observação detalhada das relações entre educadores, educandos, gestores e demais funcionários envolvidos no processo de ensino-aprendizagem das quatro turmas do Ensino Infantil da Associação Cultural Comunitária Santa Emília.

O Ensino de Educação Infantil, atualmente, adquiriu nova dimensão, com a democratização do ensino e os objetivos de uma escola para todos, implantação do Ensino Fundamental de nove anos, as famílias se apoderando cada vez mais da importância da escolarização e as crianças chegando à escola se alfabetizando em um contexto das novas tecnologias, sociedade do conhecimento globalizado e programas de apoio as comunidades com maior grau de vulnerabilidade social.

A cada movimento social percebemos que para educar, precisamos de uma rede de suportes que vá além dos esforços para alfabetização e letramento.

 A Educação Infantil (principalmente), deve ser um compromisso de todos, digo, não deve ser responsabilidade somente da escola, deve ser compartilhada com a família.

É a socialização das responsabilidades que pode fazer a diferença no processo de desenvolvimento escolar do educando, que tem por base a Educação Infantil.

O Ensino de Educação Infantil como fase primeira da formação da criança após o fundamento da formação familiar, marca a interação da criança aprendiz com novas descobertas para a vida, isso requer que sejam atendidas em ambiente apropriadas e profissionais bem preparadas (os).

Um desafio que tratarei com detalhes sobre uma escola da periferia da Cidade de Guarulhos em São Paulo, a qual funciona através de um convênio entre a Prefeitura e uma Associação Comunitária de um bairro desprovido das mínimas condições de sociabilidade digna para a pessoa humana.

Relatório de estágio

Este artigo apresenta um relatório de estágio supervisionado realizado em uma escola de educação infantil. O objetivo do relatório é descrever as atividades desenvolvidas durante o estágio e analisar o processo de ensino-aprendizagem com base nas teorias pedagógicas.

O presente relatório pretende descrever as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado em educação infantil, realizado no período de __/__/____ a __/__/____.

Durante o estágio, tive a oportunidade de trabalhar com crianças de 04 a 06 anos de idade, desenvolvendo diversas atividades lúdicas e pedagógicas voltadas para o seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo.

As atividades foram planejadas considerando os Objetivos Educacionais Básicos (OEB's) do Currículo Nacional Base para Educação Infantil (CNBEI), bem como as características das crianças que compunham o grupo.

A rotina diária era composta pelos seguintes momentos: acolhimento das crianças na entrada da Escola; organização do espaço e dos materiais; brincadeiras livres; oficinas; lanche; período da siesta; contação de histórias; brincadeiras instrumentais; atividades organizadas no quadro.

Na organização das atividades, consideramos a importância dos tempos livres para que as crianças pudessem realizar brincadeiras espontâneas e compartilhar experiências com seus colegas. Fomentar a socialização e o cooperativismo são características fundamentais no desenvolvimento infantil, uma vez que na educação infantil é importante fomentar o convívio com outras pessoas, além de incentivar o trabalho em grupo, favorecendo o diálogo e a busca por soluções conjuntamente.

Devido à responsabilidade que detinha perante os professores da escola onde estagiei, tive a chance de planejar diversos momentos didáticos com as crianças no decorrer do ano letivo.

Objetivos do Estágio Supervisionado em Pedagogia

O objetivo do estágio supervisionado é proporcionar ao aluno de pedagogia a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso. Dessa forma, o aluno pode desenvolver suas habilidades profissionais em um ambiente real de trabalho e ter um primeiro contato com a educação infantil.

Metodologia

A duração do estágio foi de três meses, em período integral, em uma instituição de ensino particular da cidade de São Paulo. A escolha da instituição se deu pelo fato de a same possuir um projeto político-pedagógico voltado para a educação infantil, bem como pela grande demanda que a escola tem por estagiários.

Foram observadas as seguintes turmas: 2 anos B (manhã e tarde), 3 anos A (manhã), 3 anos B (tarde) e 4 anos A (manhã), totalizando 40 alunos. As atividades foram desenvolvidas sob a supervisão direta da professora titular das turmas, com quem havia sido pactuado o cronograma semanal de atividades. Além disso, é importante ressaltar que houve também a participação da equipe multidisciplinar da escola, composta pelas professoras de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, música e educação.

Resultados

Ao longo do estágio, observei várias práticas pedagógicas que me surpreenderam pela positiva. Em primeiro lugar, gostaria de destacar a importância da brincadeira na educação infantil. Os professores dão muita importância às atividades lúdicas e criativas, o que contribui para um ambiente de aprendizagem mais leve e descontraído. Além disso, os alunos são estimulados a trabalhar em grupo e a colaborar uns com os outros, o que favorece o desenvolvimento de habilidades sociais importantes.

Outro aspecto que me chamou a atenção foi a forma como os professores lidam com as diferenças individuais dos alunos. Eles estão sempre disponíveis para conversar e acolher as necessidades de cada um, o que contribui para um clima de confiança e segurança.

Conclusão

Estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório para a formação de pedagogos. O estagiário tem a oportunidade de colocar em prática os conteúdos teóricos aprendidos durante o curso, bem como desenvolver suas habilidades pessoais e profissionais.

O presente relatório tem como objetivo relatar a experiência de estágio supervisionado em educação infantil, realizado no Colégio Estadual do Paraná - Unidade Educacional de Aparecida de Goiânia. Foram observadas as atividades lúdicas e pedagógicas desenvolvidas com as crianças na faixa etária de três a cinco anos, bem como as práticas da equipe educativa.

A partir desta experiência, foi possível compreender a importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem das crianças.


Conteúdo revisado e atualizado pela última vez em 30/11/2022.