UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA

Centro de Ciências da Educação-CCE

Disciplina: Estágio supervisionado nas séries iniciais

Professora: Mary Star

 

 

 

 

 

Relatório de Estágio nas Séries Iniciais

 

 

:Maria Eugênia Teixeira

Pedagogia        7º período     Noite

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobral/ Ceará

Junho /2011

 

INTRODUÇÃO

Iratinga, comunidade na qual se localiza a escola Angélica Vieira, está localizada às margens da BR 222 e possui 4.272 habitantes. È rodeada de serras, mas ao meio torna-se bem plana com algumas edificações históricas relevantes como a igreja  de são Miguel e o solar do imperador, edificações que datam do império, este último, segundo a cultura,foi construído a  mando de D. Pedro II, como base de apoio para a construção do açude de Iratinga.

O topônimo Iratinga, de origem indígena, é composto de IRA ( abelha) + TINGA (branca ou cinzenta), significando, portanto “abelha branca ou cinzenta”.Foi atribuído esse nome ao distrito pelo fato de existir na região muitas abelhas.

Iratinga teve origem a mais de cem anos às margens da antiga estrada de boiada que ligava Fortaleza a Sobral, quando duas famílias, as primeiras famílias de Iratinga, Vieira e Saraiva , se implantaram.Maria Angélica Vieira representando o clã dos Vieira foi muito importante na consolidação do distrito, pois a mesma tinha grande influência e liderança junto ao povo.

A escola Angélica Vieira primeiramente era uma escola particular. Na década de 70, mais precisamente, em 1977, o empresário Valdemar Gomes assumiu a responsabilidade da escola e em homenagem a senhora Maria Angélica Vieira, sua sogra deu o nome dela á escola.Após alguns anos a escola passou a ser responsabilidade do município.

A escola Municipal Angélica Vieira, localizada na rua  Vereador José Tomaz Filho,nº 73, em Iratinga, distrito de Itapajé, a tende a 559 alunos distribuídos em três turnos: manhã, tarde e noite, do 1º ao 9º ano e EJA 2º segmento.

 

EQUIPE DE PROFESSORES

O núcleo gestor da escola é formado por 1 coordenadora pedagógica, 1 coordenadora de integração e 1 secretária.O quadro docente é composto por 15 professores, sendo 11 efetivos e 5 temporários.Os educadores dispõem de recursos didáticos e tecnológicos como computador, televisão, data-show e aparelho de som.

Somando-se ao funcionários da escola,tem quatro auxiliares de serviços gerais, quem fazem a limpeza da escola, dois vigias,que fazem a segurança, dois auxiliares de secretaria, uma duas merendeiras, que realizam seu trabalho com carinho e dedicação.

 

ASPECTOS FÍSICO DA ESCOLA

A escola possui 1 sala de direção ( diretoria), 1 secretaria, 1 sala para os professores, 1 biblioteca/sala de multimeios),1 cozinha,7 banheiros, 8 salas de aula,1 sala de computação, 2 pátios e 1 dispensa.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

A Escola Angélica vieira trabalha os temas transversais, ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural, orientação sexual, educação e consumo, através de projetos.A referida escola apresenta os seguintes projetos:

Ler é compartilhar saberes, que tem como objetivo geral desenvolver no dia-a-dia com os educandos as múltiplas formas de ler, compreender e escrever a dinâmica da vida.

Aprendendo com a matemática, tendo como objetivo geral identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característica da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

Projeto meio ambiente tem como objetivo geral estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possuía um ambiente sustentável , garantindo a vida no planeta.

Projeto dengue,tem como objetivo geral sensibilizar a comunidade escolar e local, quanto a preservação do combate a dengue, conscientizando-a de que são necessários os cuidados com da água parada ,para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Projeto a nossa cor objetiva conhecer a cultura afro-brasileira e desmistificar o preconceito ético-racial compreendendo a importância da contribuição dos negros africanos na construção de nossa cultura, de nossa história.

Projeto recreio dinâmico tem como objetivo geral estimular nossos alunos para uma vida saudável baseada no respeito mútuo entre colegas e profissionais da educação, para que possam crescer e tornarem-se seres humanos capazes de colaborar como o desenvolvimento da sociedade da qual estão inseridos.

Projeto valores: Exercitando a ética para construir a cidadania. Tem como objetivo geral resgatar e efetivar valores, de modo que todos venham a reconhecer a importância dos mesmos para uma convivência harmoniosa, pacífica e saudável consigo e com o outro.

Os projetos são excelentes situações para que os alunos produzam textos de forma contextualizadas, além de que , dependendo de como se organizam, existem leitura, escuta de leituras, produções de textos orais, estudos, pesquisa ou outras atividades.Os projetos além de oferecerem reais condições de produção de textos escritos, carregam exigências de grande valor pedagógico ( parâmetros curriculares nacionais,1998).

Entre as características da escola ela possui valores que são: compromisso , autonomia, respeito e criatividade.Sua visão de futuro é ser uma escola de credibilidade reconhecida em todo o estado e  se destacar pelo compromisso com a aprendizagem discente, pela autonomia dos profissionais, pelo respeito e pela criatividade presente em todos os serviços.

Na escola tem um conselho escolar composto por 18 pessoas. As reuniões de planejamento dos professores acontecem de duas maneiras: há o planejamento semanal no qual os professores elaboram suas aulas da semana, e o planejamento mensal com todos os professores e funcionários juntos para planejar as ações que irão ocorrer durante o mês.

 

OBSERVANDO A SALA

Estagiando na sala 3º ano, do ensino fundamental, pudemos observar que os conhecimentos não são algo internalizados imediatamente, mas que passam por processos de acúmulo, de oposições entre conhecimentos anteriores e de complementaridade, que conduzem às transformações de conceitos, das relações entre os significados que os compõem e dos procedimentos requeridos e criados nas diferentes resoluções de problemas,uma vez que, as formas e os conteúdos, assim como os procedimentos que desenvolvemos para construir e transformar o conhecimento, são aprendidos nos diversos ambientes em que vivemos,tanto em casa como na escola, por exemplo.

O processo de ensino-aprendizagem depende, então, da construção de pontes e pontos em comum, de um conhecimento do professor em relação a seus alunos em sala, incentivando o uso de conhecimentos prévios aprendidos no cotidiano, por meio do processo de mediação.

De acordo com Vygotsky (1998), o processo de internalização ocorre ao longo de uma série de transformações em que a pessoa em qualquer momento da vida opera sobre o conhecimento apresentado e o reconstrói internamente, em uma longa série de eventos que ocorrem ao longo do desenvolvimento.

Assim Vygotsky sensibiliza os educadores para que dêem atenção não apenas aos processos já terminados, mas também àqueles que estão em desenvolvimento. E é nessa perspectiva, em que o educador pode intervir no processo de aprendizado do seu aluno, que a professora regente da sala do 3º ano,Vera Lúcia Barreto Mesquita desempenha seu trabalho docente seguindo uma sequência didática coerente com a aprendizagem dos alunos,trabalhando conteúdos que são significativos e que condizem com a realidade social e com as vivências do aluno.Nos conteúdos trabalhados há contextualização e interdisciplinaridade. A professora Vera dispõe de um plano de aula pronto para receber seus alunos,estes tem a maior parte do tempo na escola dedicado para as atividades de aprendizagem.A professora procura ajustar o tempo para começar e terminar a aula pontualmente.Os alunos que não tem o mesmo ritmo de aprendizagem que os outros, recebem um apoio de aulas de reforço.A professora regente procura utilizar atividades diversificadas para melhor atingir os objetivos de aprendizagens. A professora utiliza também atividades permanentes, como leituras, contação de histórias, desenhos, trabalho em grupo e realiza atividades pedagógicas fora da escola como uma aula de campo, utiliza televisão, vídeos e outros materiais interativos quando necessita dar uma aula diferenciada.Durante as aulas a professora Vera faz perguntas aos alunos sobre os conteúdos estudados verificando assim ,a compreensão dos discentes ao mesmo tempo que estimula o raciocínio e a participação dos mesmos. A  professora avalia seus alunos através de exercícios, tarefas e provas que são corrigidas e devolvidas aos alunos para que eles refaçam novamente, em forma de exercício superando as dificuldades que tiveram.  A professora Vera está sempre elogiando seus, incentivando-os e conversando com eles,orientando-os afim de resolver problemas de indisciplina que surge na sala, raramente a professora leva problemas de indisciplina de aluno à direção. Baseada em nossas observações, podemos dizer que Vera Lúcia é uma professora reflexiva, uma vez que procura ouvir os seus alunos, procurando identificar as dificuldades dos mesmos e se inquieta com elas, estando sempre a procura de soluções, maneiras e métodos adequados que ajudem os educando superá-las, ou seja, esmera-se  na busca de bons resultados não só para a escola, mas na tentativa de fazer um bom trabalho e auxiliar seus alunos na tarefa de aquisição de conhecimentos sistemáticos ,que necessitam ou necessitarão utilizar na vida.

 

CONCLUSÃO

       Com essa experiências pudemos, então, ver que o ensino nas séries iniciais é uma oportunidade rica para experiências transformadoras do ser humano, tanto das crianças como de quem ensina, mas o que pudemos ver e sentir, é que essa experiência é um tanto mais enriquecedora para quem estar aberto ao novo. Os alunos naturalmente já são curiosos e estão sempre de prontidão para aprender, pelo menos em teoria sabemos disso.Entretanto, eles parecem não estarem sempre prontos para qualquer tarefa,tem que ser atividades instigantes,tão inovadora que as maravilhem,que sejam um convite.Para isso, a disciplina é algo indispensável para que as crianças tenham um ambiente tranqüilo e propício para que sua atenção volte-se para as atividades propostas pela professora,que tem o dever de orientar as crianças e manter o controle das atividades realizadas pelas mesmas, uma vez que ela tem o dever de saber o que estar fazendo,de conduzir as atividades e de refletir sobre suas ações e sobre  tudo o que se passa durante a aula, tendo assim uma responsabilidade enorme sobre o andamento desta, e consequentemente com o aprendizado dos educandos.A professora tem que estar bem preparada didaticamente,uma vez que, esse domínio de sala e manter a disciplina dos alunos, requer não uma postura ameaçadora, que amedronte as crianças, mas o  esforço da educadora  em dar uma aula que prenda a atenção delas, não a deixando como um objeto imóvel de olhos vidrados, como quem olha algo interessante num programa de televisão, mas que a envolva de tal maneira que ela deseje estar participando daqueles momentos com a professora e para isso é imprescindível  o esforço  em busca de atividades com essa plenitude.

O profissional que deseja estar nessa área, tem que ser alguém apaixonado pelo que faz, pois seu tempo, mesmo fora de sala de aula e dos planejamentos escolares, é voltado para a procura de materiais e atividades pedagógicas para serem utilizadas. È verdade que qualquer profissional de qualquer área, precisa cuidar de sua formação, correr atrás de ser o melhor.No caso da professora das séries iniciais, isso é vital, porque caso contrário, ela não consegue desenvolver um bom trabalho com as crianças. Estas não aprendem e ficam dispersas procurando outra atividade, geralmente brincadeiras pra aproveitar seu tempo na escola. Com isso, pudemos concluir que a disciplina, bem como o envolvimento e, consequentemente, a aprendizagem da criança, depende de um planejamento de aula bem elaborado, com os mínimos detalhes pensados em cada atividade, de cada momento, inclusive se antecipando as possíveis reações dos alunos frente as atividades, já pensando em outras para substituir, caso aquelas não atendam as expectativas da professora. Por fim, a experiência em uma sala de aula das séries iniciais nos fez refletirmos qual o requisito fundamental para uma professora para o nível de ensino inicial do fundamental, ter uma considerável interação com os alunos, não basta somente gostar deles, embora isso seja essencial, tratando-os como seres importantes e ativos que são, e tendo a sensibilidade para perceber as carências afetivas que muitas deles trazem de casa, e a firmeza para não deixar que aqueles filhos sem medidas façam o que a vontade mandar na escola. A professora de séries iniciais não precisa ser uma pessoa abnegada, tomar para si a responsabilidades das famílias, porém precisa dedicar aos educandos atenção, cuidados e esforço para sua boa formação cidadã e pedagógica.