1. 1.      EMPRESA

1.1 Histórico

O empreendimento de carcinicultura Biotek iniciou no ano de 2010 e encontra-se localizado no município de Acaraú - CE, a 250 km de Fortaleza, no endereço de volta do rio zona rural. A Biotek é uma fazenda voltada para o cultivo de camarão, tem 50 hectares de viveiros. Para Fase de implantação a empresa contou com o apoio do Banco do Nordeste, que, com recursos do BNDES, deu inicio à construção de seus primeiros 38 ha. Posteriormente e com recursos próprios, a empresa iniciou a ampliação de sua área física.                                                Hoje conta com 100 ha em plena atividade.  A Fazenda deu inicio ao seu processo comercial no ano 2011, comercializando seu produto no mercado através dos sistemas de parcerias com empresas de beneficiamentos. A empresa possui um alto grau de capacitação, tanto em termos de estrutura física como também no que se refere a uma adequada assistência técnica.O tipo de serviço da biotek é produzir camarão e vender. O camarão genérico é produzido em viveiros e tem uma média mínima de cultivo de 60 dias e assim é transformado em produto acabado e vendido. O produto acabado da biotek atende o mercado interno e externo incluindo restaurantes.

1.2 Missão                                                                                                                                        Ser uma empresa referencial de mercado, trabalhando com ética e responsabilidade social, buscando lucratividade, e respeitando os valores da empresa.Oferecer produtos de alta qualidade e atender as demandas do mercado com foco na qualidade e sustentabilidade ambiental.

1.3 Visão                                                                                                                                          Ser uma empresa com excelência na produção de camarão, ser reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento. 

1.4 Valores

  • Tradição – Permanência histórica no mercado;
  • Ter responsabilidade Social;
  • Preserva o meio ambiente;
  • Trabalhar sempre com ética e integridade;
  • Alcançar sempre o lucro que representa garantia de continuidade da empresa.

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Formal

Sabe-se que para ter uma boa organização a empresa precisa ter uma boa estrutura organizacional e saber dirigir rotinas e procedimento administrativos. No entanto as organizações possuem dois tipos de estruturas: as formais e informais. Para Oliveira, (2010) a estrutura formal é o instrumento administrativo resultante da identidade, analise e agrupamento das atividades e dos recursos da empresa visando o alcance de objetivos estabelecidos pelo planejamento da empresa. A estrutura formal da Biotek é representada pelo organograma funcional e as funções são delegadas de acordo com seus respectivos departamentos como o financeiro, a contabilidade e recursos humanos. A importância desses setores na empresa é de suma valorização, pois além da hierarquia existente proporciona uma combinação de esforços que tem por finalidade realizar propósitos coletivos, ou seja, trabalhar de forma engajada para o bem comum e gerar lucros para a empresa. As atividades são realizadas de acordo com a função especifica de cada individuo, ou seja, cada setor tem suas responsabilidades individuais e grupais. O diretor comercial é responsável pelas vendas mais depende também do financeiro e da contabilidade para agir com sua função, o financeiro especificamente é responsável pelo contas a pagar e receber mais tem uma ligação com contabilidade, recursos humanos entre outros. O quadro funcional dos setores é distribuído de forma hierarquia e trabalham interligada uma dependendo da outra seguindo sempre o modelo da estrutura funcional da empresa. Atualmente a empresa é composta por 61 funcionários,sendo57 destes distribuídos na área de produção, 3 pessoas no departamento financeiro: um supervisor, um responsável pelo contas a pagar e uma outra pessoa pelo contas a receber e na área de recursos humanos um analista de Rh.

Figura 1: Organograma modelo funcional da empresa Biotek.

 

 

 

 

 

 

FONTE: PESQUISA DIRETA - 2015

Informal

A estrutura informal da empresa consiste da interação social estabelecida entre os funcionários, a relação interpessoal realizada na empresa e bastante produtiva as pessoas interagem entre si com suas emoções, ações e atitudes. As pessoas procuram resolver problemas ou situações entre si sem precisar consultar o gestor, se ajudam nas atividades quando podem. Por exemplo, quando uma pessoa do financeiro precisa falar com alguém da contabilidade pra resolver determinado assunto e não consegue ela procura o amigo que trabalha no setor e resolvem a situação. O relacionamento é saudável, as pessoas pedem ajuda as outras que se acham mais intima e que tenha uma aproximação boa, as pessoas conhecem a si mesmas colocam-se no lugar do outro se expressam de forma clara sem ofender o outro são cordiais e tem ética. Uns dos meios de comunicação mais usado na Biotek é o email, telefone, os bate papos como Skype e spark e algumas vezes até o whatsapp. O trabalho em equipe é bem estruturado existe uma comunicação reciproca assertividade e feedback entre funcionários, as pessoas se ajudam, valoriza o outro e sentem-se valorizados.

     

3. DIAGNÓSTICO 

Foi verificado que a empresa estava com problemas na gestão de estoques, diante das falhas detectadas no controle de estoques foi recomendado sugestão de melhorias na organização da área de controle de estoques.

4. METODOLOGIA                                                                                                                     A metodologia utilizada foi por meio de uma entrevista qualitativa semi-estruturada abertamente com o responsável da área de controle de estoques, no caso o almoxarife da empresa. Foi aplicado um questionário com perguntas básicas se referindo à necessidade de diagnosticar a gestão de estoques, com a finalidade de atingir o objetivo da pesquisa. O estudo foi realizado na empresa Biotek localizada na cidade de Acaraú.

5.  ANÁLISE DOS RESULTADOS

Diante da metodologia aplicada, foi possível identificar que existe uma deficiência na área de gestão de estoques da empresa. Alguns dos pontos identificados: falta de organização no setor de almoxarife, não fazer uma conferência diária do saldo no final do dia, fazer movimentação somente no ambiente físico, ou seja, dar saída em alguns produtos e não registar no sistema, passar informações de movimentação errada ocasionando assim problema de diferença no estoque. Observei que o gestor não tem muitas habilidades e ferramentas de controle para com a movimentação de estoques. Diante dos resultados foi sugerida a empresa que se adote um modelo de gestão de estoques mais organizado e centrado.

PROBLEMA

Falta de organização e controle no processo de movimentação de estoques da empresa.

TEMA

Melhoria na gestão de controle de estoques na empresa Biotek.

OBJETIVO GERAL

Propor ferramentas que auxilie no processo de organização dos estoques na Biotek.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Auxiliar o gestor no processo de controle de estoques;
  • Adequar melhorias que auxilie na organização da gestão de estoques;
  • Reorganizar o modelo de gestão de controle do setor. 

6.  PROPOSTA DE SOLUÇÃO

Para auxiliar no processo de melhoria da área de estoques da empresa foram apresentadas três propostas;

1º PROPOSTA                                                                                                                               Planilha de controle de estoques; o excel ajuda a controlar e organizar toda movimentação de entradas e saídas de insumos e materiais. Utilizar uma planilha de controle no Excel agiliza o processo de movimentação, pois o excel gera dados rápido e seguro deixando assim o gestor garantido de informações precisa, o gestor de estoques vai poder contar com a ajuda de planilhas e fórmulas que vão contribuir em todo o processo de estocagem da empresa.                                                                                                                     Com o auxilio de uma planilha no excel é possível ter um controle vital sobre toda a movimentação de produtos diária da empresa. Você vai saber o que está saindo, e o saldo final de estoque.

O controle no Excel;

1.    Registrar movimentação diária colocando quantidade, custo unitário e custo total dos insumos e materiais adquiridos;

2.    Diariamente, conferir se o saldo apurado no Controle de Estoque esta igual com os insumos e materiais que fica em estoque.

4.    Fazer balanço semanalmente físicodas entradas e saídas do dia, o saldo em quantidade, custo unitário e custo total dos insumos.                                                                             Segundo Dias (1993), alguns princípios e funções básicas para o controle de estoques que são importantes para obter resultados positivos: Determinar ‘’o que “, ‘’quando” e ‘’quanto’’ será necessário de estoque; Receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades; Controlar os estoques em termos de quantidades, valores e fornecer informações sobre a posição do estoque; Manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estados dos materiais estocados e; Identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados.

2º PROPOSTA

Ficha de controle de estoque de requisição: anotar sempre na ficha todas as saídas de insumos e materiais, dizer na ficha qual produto esta saindo, a quantidade que saiu a data e onde vai ser utilizado e usar uma ficha para cada tipo de insumo ou material.

O principal objetivo da ficha de controle de estoque (que pode ser física ou em um sistema informatizado) é controlar a movimentação individual, as entradas e as saídas dos materiais de estoque da empresa. Para o correto preenchimento dessa ficha, os registros de entrada devem ser feitos quando do recebimento dos materiais, com base na documentação de entrada. Os registros de saída devem ser feitos com base nas requisições de materiais emitidas pelos usuários. (SEBRAE).

Itens que iram constar na ficha de controle as seguintes informações:

1.    Código e descrição do insumo/material;

2.    Unidade de consumo (kg, und, peça etc.);

3.    Estoque mínimo;

4.    Endereço de localização no almoxarifado;

5.    Data do evento de entrada ou saída do insumo/material;

6.    Quantidade de entrada, saída e saldo do insumo/material;

7.    Valor do custo de entrada, saída e valor do estoque atual;

8.    Valor do custo médio e anual de aquisição do insumo/material

3º PROPOSTA

            Utilizar sistema de informação para controle de estoque, para isso vai ser preciso pegar um funcionário da empresa que saiba usar o sistema e essa pessoa vai treinar o responsável pelo controle de estoque para uso adequado e correto do software O sistema vai auxiliar bastante no controle de estoques da empresa, vai propiciar melhor organização no setor de estoques e garantir mais segurança das informações sobre os estoques, pois o sistema tem recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações na empresa.                            Para Oliveira (1999) os sistemas de controle de estoque processam dados que refletem nas mudanças nos artigos em estoque. Os sistemas computadorizados de controle de estoque auxiliam a empresa a fornecer dados de alta qualidade, reduzindo ao mesmo tempo o investimento e os custos de manutenção de estoques.

Segundo Bowersox (2001), controle de estoque deve ser uma rotina necessária dentro da empresa para realmente ser cumprida uma política de estoques.

7.  AVALIAÇAO DAS ALTERNATIVAS

O uso de planilhas no Excel vai auxiliar no processo de movimentação de estoques da empresa, e para o manuseio dessa proposta o gestor não vai precisar de investimentos. Será necessário apenas um computador com o programa de Excel e uma pessoa que tenha habilidades e conhecimento de informática para realizar essa atividade na empresa.

Vantagens:

  • Organizar e registrar as movimentações de estoques;
  • Facilidade para armazenar dados;
  • Facilidade de uso.

Desvantagens:

  • Tempo de adaptação da planilha;
  • Não e uma ferramenta inovadora;
  • Controle não é seguro.

A ficha de controle de estoques é uma ferramenta básica que controla a movimentação individual de entradas e saídas dos materiais de estoques da empresa. Os registros de entradas devem ser feitos sempre no recebimento de matérias e insumos e os registros de saídas devem ser feitos sempre com base nas requisições.

Vantagens:

  • Ferramenta fácil de manusear;
  • Capacidade de registro de estoque;
  • Não requer muito tempo para adaptação;
  • Baixo custo de investimento.

Desvantagens:

  • Ferramenta limitada somente a registro escrito manualmente;
  • Disponibilidade de uma pessoa para o manuseio;
  • Ferramenta de controle que pode ter falhas e erros de informações

Aderir ao uso do sistema (software), pois é uma maneira segura e eficiente para controlar a gestão de estoques da empresa, além de possuir diversas funções que auxilia no controle e organização. Como a empresa já tem o sistema implantado, a mesma só vai precisar treinar a pessoa responsável pelo controle de estoques a usar o sistema. Para a utilização dessa ferramenta a empresa não vai precisar ter gastos, pois já tem o computador do almoxarifado e um funcionário que tem domínio do sistema e que pode treinar a pessoa que controla o estoque a usar o sistema.  Então a empresa pode usar o computador do almoxarifado e pode pegar o funcionário que já tem domínio do uso do sistema para treinar o responsável pelo controle de estoque a usar o sistema para fazer toda movimentação de estoques da empresa.

Vantagens:

  • Agilidade nas informações precisa;
  • Confiabilidade nos dados;
  • Facilita a consulta de dados com saldos entre outras;
  • Auxilia na tomada de decisões.
  • Não precisa de investimento

Desvantagens:

  • Requer um tempo para adaptação de manuseio;
  • Necessita de suporte;
  • Atualização constante;
  • Treinamento prévio de uso;
  • Fazer backup para eventuais perdas de dados.

8.  A MELHOR ESTRATEGIA

Diante das alternativas das propostas de sugestões para solução do problema de estoques da empresa, foi feito a escolha da melhor alternativa, com base nas vantagens e desvantagens expostas. Sendo assim a melhor alternativa escolhida para solução do problema foi a terceira proposta que é a utilização do sistema integrado para controle de estoques seguro e confiável.

    9. ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO

O quê               Usar o sistema

Quem               O responsável da área de estoques

Quando            Inicio: janeiro/2016        Término: Janeiro/2016

Quanto             Nenhum valor (R$) gasto

Por quê            Para organizar o modelo de gestão de estoques da empresa.

Onde                Na empresa, no setor de almoxarifado

Como         Através de treinamento, o gestor vai selecionar um funcionário que já conhece o sistema.         

 

Tabela 1: Plano de Ação - 5W2H

 

 

 

 

 

 

  1. 1.      EMPRESA

1.1 Histórico

O empreendimento de carcinicultura Biotek iniciou no ano de 2010 e encontra-se localizado no município de Acaraú - CE, a 250 km de Fortaleza, no endereço de volta do rio zona rural. A Biotek é uma fazenda voltada para o cultivo de camarão, tem 50 hectares de viveiros. Para Fase de implantação a empresa contou com o apoio do Banco do Nordeste, que, com recursos do BNDES, deu inicio à construção de seus primeiros 38 ha. Posteriormente e com recursos próprios, a empresa iniciou a ampliação de sua área física.                                                Hoje conta com 100 ha em plena atividade.  A Fazenda deu inicio ao seu processo comercial no ano 2011, comercializando seu produto no mercado através dos sistemas de parcerias com empresas de beneficiamentos. A empresa possui um alto grau de capacitação, tanto em termos de estrutura física como também no que se refere a uma adequada assistência técnica.O tipo de serviço da biotek é produzir camarão e vender. O camarão genérico é produzido em viveiros e tem uma média mínima de cultivo de 60 dias e assim é transformado em produto acabado e vendido. O produto acabado da biotek atende o mercado interno e externo incluindo restaurantes.

1.2 Missão                                                                                                                                        Ser uma empresa referencial de mercado, trabalhando com ética e responsabilidade social, buscando lucratividade, e respeitando os valores da empresa.Oferecer produtos de alta qualidade e atender as demandas do mercado com foco na qualidade e sustentabilidade ambiental.

1.3 Visão                                                                                                                                          Ser uma empresa com excelência na produção de camarão, ser reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento. 

1.4 Valores

  • Tradição – Permanência histórica no mercado;
  • Ter responsabilidade Social;
  • Preserva o meio ambiente;
  • Trabalhar sempre com ética e integridade;
  • Alcançar sempre o lucro que representa garantia de continuidade da empresa.

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Formal

Sabe-se que para ter uma boa organização a empresa precisa ter uma boa estrutura organizacional e saber dirigir rotinas e procedimento administrativos. No entanto as organizações possuem dois tipos de estruturas: as formais e informais. Para Oliveira, (2010) a estrutura formal é o instrumento administrativo resultante da identidade, analise e agrupamento das atividades e dos recursos da empresa visando o alcance de objetivos estabelecidos pelo planejamento da empresa. A estrutura formal da Biotek é representada pelo organograma funcional e as funções são delegadas de acordo com seus respectivos departamentos como o financeiro, a contabilidade e recursos humanos. A importância desses setores na empresa é de suma valorização, pois além da hierarquia existente proporciona uma combinação de esforços que tem por finalidade realizar propósitos coletivos, ou seja, trabalhar de forma engajada para o bem comum e gerar lucros para a empresa. As atividades são realizadas de acordo com a função especifica de cada individuo, ou seja, cada setor tem suas responsabilidades individuais e grupais. O diretor comercial é responsável pelas vendas mais depende também do financeiro e da contabilidade para agir com sua função, o financeiro especificamente é responsável pelo contas a pagar e receber mais tem uma ligação com contabilidade, recursos humanos entre outros. O quadro funcional dos setores é distribuído de forma hierarquia e trabalham interligada uma dependendo da outra seguindo sempre o modelo da estrutura funcional da empresa. Atualmente a empresa é composta por 61 funcionários,sendo57 destes distribuídos na área de produção, 3 pessoas no departamento financeiro: um supervisor, um responsável pelo contas a pagar e uma outra pessoa pelo contas a receber e na área de recursos humanos um analista de Rh.

Figura 1: Organograma modelo funcional da empresa Biotek.

 

 

 

 

 

 

FONTE: PESQUISA DIRETA - 2015

Informal

A estrutura informal da empresa consiste da interação social estabelecida entre os funcionários, a relação interpessoal realizada na empresa e bastante produtiva as pessoas interagem entre si com suas emoções, ações e atitudes. As pessoas procuram resolver problemas ou situações entre si sem precisar consultar o gestor, se ajudam nas atividades quando podem. Por exemplo, quando uma pessoa do financeiro precisa falar com alguém da contabilidade pra resolver determinado assunto e não consegue ela procura o amigo que trabalha no setor e resolvem a situação. O relacionamento é saudável, as pessoas pedem ajuda as outras que se acham mais intima e que tenha uma aproximação boa, as pessoas conhecem a si mesmas colocam-se no lugar do outro se expressam de forma clara sem ofender o outro são cordiais e tem ética. Uns dos meios de comunicação mais usado na Biotek é o email, telefone, os bate papos como Skype e spark e algumas vezes até o whatsapp. O trabalho em equipe é bem estruturado existe uma comunicação reciproca assertividade e feedback entre funcionários, as pessoas se ajudam, valoriza o outro e sentem-se valorizados.

     

3. DIAGNÓSTICO 

Foi verificado que a empresa estava com problemas na gestão de estoques, diante das falhas detectadas no controle de estoques foi recomendado sugestão de melhorias na organização da área de controle de estoques.

4. METODOLOGIA                                                                                                                     A metodologia utilizada foi por meio de uma entrevista qualitativa semi-estruturada abertamente com o responsável da área de controle de estoques, no caso o almoxarife da empresa. Foi aplicado um questionário com perguntas básicas se referindo à necessidade de diagnosticar a gestão de estoques, com a finalidade de atingir o objetivo da pesquisa. O estudo foi realizado na empresa Biotek localizada na cidade de Acaraú.

5.  ANÁLISE DOS RESULTADOS

Diante da metodologia aplicada, foi possível identificar que existe uma deficiência na área de gestão de estoques da empresa. Alguns dos pontos identificados: falta de organização no setor de almoxarife, não fazer uma conferência diária do saldo no final do dia, fazer movimentação somente no ambiente físico, ou seja, dar saída em alguns produtos e não registar no sistema, passar informações de movimentação errada ocasionando assim problema de diferença no estoque. Observei que o gestor não tem muitas habilidades e ferramentas de controle para com a movimentação de estoques. Diante dos resultados foi sugerida a empresa que se adote um modelo de gestão de estoques mais organizado e centrado.

PROBLEMA

Falta de organização e controle no processo de movimentação de estoques da empresa.

TEMA

Melhoria na gestão de controle de estoques na empresa Biotek.

OBJETIVO GERAL

Propor ferramentas que auxilie no processo de organização dos estoques na Biotek.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Auxiliar o gestor no processo de controle de estoques;
  • Adequar melhorias que auxilie na organização da gestão de estoques;
  • Reorganizar o modelo de gestão de controle do setor. 

6.  PROPOSTA DE SOLUÇÃO

Para auxiliar no processo de melhoria da área de estoques da empresa foram apresentadas três propostas;

1º PROPOSTA                                                                                                                               Planilha de controle de estoques; o excel ajuda a controlar e organizar toda movimentação de entradas e saídas de insumos e materiais. Utilizar uma planilha de controle no Excel agiliza o processo de movimentação, pois o excel gera dados rápido e seguro deixando assim o gestor garantido de informações precisa, o gestor de estoques vai poder contar com a ajuda de planilhas e fórmulas que vão contribuir em todo o processo de estocagem da empresa.                                                                                                                     Com o auxilio de uma planilha no excel é possível ter um controle vital sobre toda a movimentação de produtos diária da empresa. Você vai saber o que está saindo, e o saldo final de estoque.

O controle no Excel;

1.    Registrar movimentação diária colocando quantidade, custo unitário e custo total dos insumos e materiais adquiridos;

2.    Diariamente, conferir se o saldo apurado no Controle de Estoque esta igual com os insumos e materiais que fica em estoque.

4.    Fazer balanço semanalmente físicodas entradas e saídas do dia, o saldo em quantidade, custo unitário e custo total dos insumos.                                                                             Segundo Dias (1993), alguns princípios e funções básicas para o controle de estoques que são importantes para obter resultados positivos: Determinar ‘’o que “, ‘’quando” e ‘’quanto’’ será necessário de estoque; Receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades; Controlar os estoques em termos de quantidades, valores e fornecer informações sobre a posição do estoque; Manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estados dos materiais estocados e; Identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados.

2º PROPOSTA

Ficha de controle de estoque de requisição: anotar sempre na ficha todas as saídas de insumos e materiais, dizer na ficha qual produto esta saindo, a quantidade que saiu a data e onde vai ser utilizado e usar uma ficha para cada tipo de insumo ou material.

O principal objetivo da ficha de controle de estoque (que pode ser física ou em um sistema informatizado) é controlar a movimentação individual, as entradas e as saídas dos materiais de estoque da empresa. Para o correto preenchimento dessa ficha, os registros de entrada devem ser feitos quando do recebimento dos materiais, com base na documentação de entrada. Os registros de saída devem ser feitos com base nas requisições de materiais emitidas pelos usuários. (SEBRAE).

Itens que iram constar na ficha de controle as seguintes informações:

1.    Código e descrição do insumo/material;

2.    Unidade de consumo (kg, und, peça etc.);

3.    Estoque mínimo;

4.    Endereço de localização no almoxarifado;

5.    Data do evento de entrada ou saída do insumo/material;

6.    Quantidade de entrada, saída e saldo do insumo/material;

7.    Valor do custo de entrada, saída e valor do estoque atual;

8.    Valor do custo médio e anual de aquisição do insumo/material

3º PROPOSTA

            Utilizar sistema de informação para controle de estoque, para isso vai ser preciso pegar um funcionário da empresa que saiba usar o sistema e essa pessoa vai treinar o responsável pelo controle de estoque para uso adequado e correto do software O sistema vai auxiliar bastante no controle de estoques da empresa, vai propiciar melhor organização no setor de estoques e garantir mais segurança das informações sobre os estoques, pois o sistema tem recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações na empresa.                            Para Oliveira (1999) os sistemas de controle de estoque processam dados que refletem nas mudanças nos artigos em estoque. Os sistemas computadorizados de controle de estoque auxiliam a empresa a fornecer dados de alta qualidade, reduzindo ao mesmo tempo o investimento e os custos de manutenção de estoques.

Segundo Bowersox (2001), controle de estoque deve ser uma rotina necessária dentro da empresa para realmente ser cumprida uma política de estoques.

7.  AVALIAÇAO DAS ALTERNATIVAS

O uso de planilhas no Excel vai auxiliar no processo de movimentação de estoques da empresa, e para o manuseio dessa proposta o gestor não vai precisar de investimentos. Será necessário apenas um computador com o programa de Excel e uma pessoa que tenha habilidades e conhecimento de informática para realizar essa atividade na empresa.

Vantagens:

  • Organizar e registrar as movimentações de estoques;
  • Facilidade para armazenar dados;
  • Facilidade de uso.

Desvantagens:

  • Tempo de adaptação da planilha;
  • Não e uma ferramenta inovadora;
  • Controle não é seguro.

A ficha de controle de estoques é uma ferramenta básica que controla a movimentação individual de entradas e saídas dos materiais de estoques da empresa. Os registros de entradas devem ser feitos sempre no recebimento de matérias e insumos e os registros de saídas devem ser feitos sempre com base nas requisições.

Vantagens:

  • Ferramenta fácil de manusear;
  • Capacidade de registro de estoque;
  • Não requer muito tempo para adaptação;
  • Baixo custo de investimento.

Desvantagens:

  • Ferramenta limitada somente a registro escrito manualmente;
  • Disponibilidade de uma pessoa para o manuseio;
  • Ferramenta de controle que pode ter falhas e erros de informações

Aderir ao uso do sistema (software), pois é uma maneira segura e eficiente para controlar a gestão de estoques da empresa, além de possuir diversas funções que auxilia no controle e organização. Como a empresa já tem o sistema implantado, a mesma só vai precisar treinar a pessoa responsável pelo controle de estoques a usar o sistema. Para a utilização dessa ferramenta a empresa não vai precisar ter gastos, pois já tem o computador do almoxarifado e um funcionário que tem domínio do sistema e que pode treinar a pessoa que controla o estoque a usar o sistema.  Então a empresa pode usar o computador do almoxarifado e pode pegar o funcionário que já tem domínio do uso do sistema para treinar o responsável pelo controle de estoque a usar o sistema para fazer toda movimentação de estoques da empresa.

Vantagens:

  • Agilidade nas informações precisa;
  • Confiabilidade nos dados;
  • Facilita a consulta de dados com saldos entre outras;
  • Auxilia na tomada de decisões.
  • Não precisa de investimento

Desvantagens:

  • Requer um tempo para adaptação de manuseio;
  • Necessita de suporte;
  • Atualização constante;
  • Treinamento prévio de uso;
  • Fazer backup para eventuais perdas de dados.

8.  A MELHOR ESTRATEGIA

Diante das alternativas das propostas de sugestões para solução do problema de estoques da empresa, foi feito a escolha da melhor alternativa, com base nas vantagens e desvantagens expostas. Sendo assim a melhor alternativa escolhida para solução do problema foi a terceira proposta que é a utilização do sistema integrado para controle de estoques seguro e confiável.

    9. ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO

O quê               Usar o sistema

Quem               O responsável da área de estoques

Quando            Inicio: janeiro/2016        Término: Janeiro/2016

Quanto             Nenhum valor (R$) gasto

Por quê            Para organizar o modelo de gestão de estoques da empresa.

Onde                Na empresa, no setor de almoxarifado

Como         Através de treinamento, o gestor vai selecionar um funcionário que já conhece o sistema.         

 

Tabela 1: Plano de Ação - 5W2H

 

 

 

 

 

 

 

 

10.  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

Atividades

2015

2016

Dez

Jan

Escolha da melhor alternativa a ser usada na área de estoques

 

 

Decisão da pessoa que vai fazer o treinamento

 

 

 

Inicio do treinamento: 11 a 22 de janeiro

 

 

 

 

10.  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

Atividades

2015

2016

Dez

Jan

Escolha da melhor alternativa a ser usada na área de estoques

 

 

Decisão da pessoa que vai fazer o treinamento

 

 

 

Inicio do treinamento: 11 a 22 de janeiro