Quadro negro, giz.

União Metropolita de Educação e Cultura (UNIME / Itabuna-Ba)
Relatório de Estágio Curso de Pedagogia 8° Semestre
Discente- Jakson Queiroz Ramos

INTRODUÇÃO

            O presente relatório de Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica visa descrever as atividades e experiências desenvolvidas pela nossa dupla no âmbito escolar como coparticipadores das ações e medidas atribuídas a essa função dentro da empresa pesquisada.

A Gestão Escolar é de suma importância estratégica, na transformação de uma escola que atenda as atuais exigências de uma comunidade cada vez mais integrada em termos de conhecimento e inclusão. Em que os progressos das telecomunicações, da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar e desenvolver metodologias para sanar os mais diversos problemas que este ambiente venha adquirir por se tornar o mais complexo dos ambientes por acolher as mais diversas realidades da sociedade ou comunidade que está inserida.

            Com esse foco adentramos a Escola Municipal Lúcia Oliveira, observando sempre o que e como o trio gestor respondia aos trabalhos pedagógicos ou não, problemas, projetos e metas, tendo que administrar e gerir pessoas e recursos pedagógicos com o foco no cliente principal que é o estudante.

             Para atender essas exigências o gestor em seu perfil de líder (Gestor de Pessoas, Projetos e Patrimônio), deverá ter uma noção de comportamento humano que é fundamental dentro de suas funções o que consistirá na maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age, ou reage em suas inter-relações com o seu meio ambiente em resposta aos estímulos que dele recebe.

            A necessidade de um processo de liderança está presente em todas as partes da sociedade. A liderança decorre de uma série características primordial, como visão de futuro, autocontrole, coragem e valores, sendo sua função essencial a junção das forças e ideias para a realização de um bem comum, através da motivação gerada na equipe em que sua influencia será exercida. Sendo assim, A Teoria das Relações Humanas contrapõe o comportamento social do empregado ao comportamento do tipo máquina proposto pela Teoria Clássica, baseado na concepção atomística do homem. (CHIAVENATO, 2003, pg.106)

            Essa habilidade é que dará ao gestor (líder) as competências primordiais para balancear as diversas divergências encontradas por ele no âmbito escolar. Não podemos esquecer que manter o clima organizacional é de competência da gestão escolar.

             Permeando também sobre o comportamento, as atividades desenvolvidas pelo coordenador pedagógico que é um líder também dentro da escola, apesar desse profissional ter um foco pedagógico se diferencia das atividades do Gestor, no entanto se enlaçam na dinâmica administrativa da Empresa, Organização, Escola.

            Sendo assim, ao final deste relatório será possível perceber os pontos frágeis e os acertos que foram observados nesse curto espaço de tempo para o estágio de Gestão e Coordenação Pedagógica.

            A Escola Municipal Lúcia Oliveira, está situada Na Praça da Bandeira, n° 207 Centro, Itabuna/BA. Considerado o primeiro Grupo Escolar da cidade, teve sua fundação no dia 05 de Novembro de 1935. Hoje a escola tem matriculado 530 estudantes, 15 professores, 20 monitores do programa Mais Educação, 01 secretaria, 01 diretora, 02 vices diretoras e 02 Coordenadoras Pedagógicas. Os estudantes estão distribuídos em 20 turmas funcionando no horário matutino e vespertino, tendo no horário noturno o programa Projovem.

            A escola conta com uma sala de informática, uma sala de recursos Multifuncionais, uma sala de leitura, uma sala para os professores, dois banheiro, dois banheiros com adaptação para cadeirante, uma quadra poliesportiva.

 Apesar de a Escola ter uma infraestrutura grande, algumas salas são muito pequenas, principalmente as que estão localizadas na parte inferior da escola. A escola ainda tem uma quadra poliesportiva, laboratórios de informática e de aprendizagem, sala multifuncional e dos professores, cozinha, direção coordenação, secretaria. O pátio da escola se tornou pequeno, pois o mesmo também funciona como uma espécie de refeitório. A escola também recebe o programa Mais Educação e Pibid.

            Considerando que a escola está situada no centro da cidade e é contemplada com programas e projetos que somam dentro do âmbito escolar.

            Sendo assim a Escola Municipal Lúcia Oliveira, inaugurada em 05 de Outubro de 1934, foi a primeira escola pública da cidade, o terreno onde está localizada a escola foi doado pela Companhia Luz e Força (Hoje Coelba) .

            O nome Lúcia Oliveira foi dado em homenagem a 1° professora estadual que veio de Salvador para Itabuna, tornando-se diretora do primeiro Colégio Estadual de Itabuna, logo após sua inauguração.

            Tendo em vista, o decreto de 7.254 de 20/03/1998, o convênio de Ação e Parceria Educacional Estado – Município, a Secretária de Educação do Estado da Bahia Anaci Paim Bispo, homologa o processo de Municipalização da Escola.

            Como Escola Municipalizada, as atribuições relacionadas com a merenda escolar, PDE, verbas de suprimento e conservação do patrimônio Escolar estão sob-responsabilidade do governo municipal com parceria com o governo do estado a cargo da Secretaria Estadual de Educação...

[...]