UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE LETRAS 

ANE GOULARTE SCHMIDT 

ATIVIDADE DE EXTENSÃO 

Lajeado 

2012 

ANE GOULARTE SCHMIDT 

ATIVIDADE DE EXTENSÃO

Relatório apresentado ao curso de Letras da Universidade Luterana do Brasil, como requisito para aprovação do estágio curricular supervisionado I.

Orientadores: Prof.ª Elida Teresinha Vieira de Lima Webber e Prof. Fabiano Silveira

Co-orientadora: Prof.ª Aline Stacke

Prof ª titular: Vivian Zuffo

Lajeado

2012

Título: VIDA, EU QUERO! 

Local:

          Escola Municipal de Ensino Fundamental Vida Nova.

                             Data: 06/09/12, horário das 19h às 21h, carga-horária de 02h.

              Data: 10/09/12, horário das 07h30min às 11h45min, carga-horária de 04h.

              Data: 11/09/12, horário das 07h30min às 11h45min, carga-horária de 04h. 

Público-alvo:

              Disponibilizado para participação dos alunos do 3º ciclo, pais, professores, funcionários da escola e integrantes da comunidade escolar. 

Objetivo Geral:

              Sensibilizar os alunos e a comunidade escolar, para praticarem hábitos na sua vida, em seu cotidiano, que visem tanto o bem estar físico como o bem estar comum. 

Objetivos Específicos:

              Ampliar o conceito de sexualidade.

              Favorecer a reflexão sobre as vivências sexuais dos adolescentes, bem como repensar tabus e preconceitos referentes a sexualidade.

              Identificar a educação para o trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva. 

Justificativa:

              Considerando o contexto da atual sociedade, em que a vida parece ter perdido o valor para algumas pessoas, percebe-se a necessidade de aprimorar atitudes que promovam uma melhor qualidade de vida. 

Conteúdos:

              Sexualidade

              Dia: 06/09, início às 19h, palestra ministrada pela psicóloga Suzana Feldens Schwertner.

              Dia: 10/09, início às 07h30min, palestra ministrada pelo médico Giovani Menegoni Krinski. 

              Trânsito

              Dia: 11/09, início às 07h30min, palestra ministrada pelo guarda de trânsito Jeferson Dick. 

Desenvolvimento:

              Inicialmente a professora estagiária conversou com a direção da escola, a fim de identificar as necessidades da comunidade local. A direção então propôs que fosse trabalhado  o projeto da escola “Vida, eu quero!”, que envolve os temas sexualidade e trânsito. Com a definição dos temas a serem desenvolvidos, fora formulado um cronograma e apresentado à diretora, que o aprovou.

              Após a aprovação fora feito o contato com os palestrantes, que  ministrariam as palestras: a psicóloga Suzana Feldens Schwertner, o médico Giovani Menegoni Krinski e o guarda de trânsito Jeferson Dick. O local proposto para a realização das atividades foi o salão da própria escola.

              A primeira palestra ocorreu no dia 06 de setembro, das 19h às 21h, para os pais e integrantes da comunidade escolar, sobre o tema sexualidade, ministrada pela psicóloga Suzana Feldens Schwertner. Durante a palestra fora feita uma reflexão, sobre sexualidade na adolescência, experiência sexual, gravidez e a questão do aborto.

              A segunda palestra fora realizada no dia 10 de setembro, das 07h e 30min às 09h e 30min, para os alunos da turma 33A, e das 10h e 45min às 11h e 45min, para os alunos da turma 33B, com o tema sexualidade, ministrada pelo médico do PSF (Programa Saúde da Família) do bairro. Os alunos puderam esclarecer suas dúvidas através de questionamentos, anotados em folhas que, após, foram colocados em uma urna, para posteriormente o médico responder. Entre os assuntos abordados na palestra, destacam-se o início das experiências sexuais, o cuidado com as doenças sexualmente transmissíveis e a importância da utilização do preservativo.

              A terceira palestra fora sobre trânsito, e ocorreu no dia 11 de setembro das 07h e 30min às 09h e 30min, para os alunos da turma 33A e, das 10h e 45min às 11h e 45min, para os alunos da turma 33B, ministrada pelo guarda de trânsito do município. Em relação ao trânsito foram abordados os assuntos referentes à educação no trânsito, à utilização da faixa de segurança, uso do cinto, paciência e tolerância dos pedestres e motoristas, o consumo de bebida alcoólica e direção de veículo automotor, e também sobre a entrega de direção a pessoa não habilitada.           

Avaliação:

              A avaliação foi feita durante todas as atividades relizadas, por meio de observações, questionamentos e através da participação dos alunos e da comunidade. 

Considerações Finais:

              Durante a realização da prática de intervenção docente e da atividade de extensão aprendi muito, ao mesmo tempo em que ensinava. Pois, segundo Freire, “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (FREIRE, 1996, pg. 25).

              Em relação à seleção dos conteúdos e à definição dos objetivos, procurei levar em conta elementos das diversas disciplinas estudas no decorrer do curso, de modo a propiciar ao educando uma visão geral do que se passa no mundo, ou seja, em minha proposta de trabalho, mais que fornecer conteúdos e informações, tive como principal objetivo, levar o aluno a refletir sobre si mesmo e o mundo que o cerca, procurando resgatar valores esquecidos pela sociedade como limites, respeito e solidariedade.

              No início da prática de estágio na escola, estava um pouco insegura em relação aos discentes e a adequação dos conteúdos ao nível da turma. Também levava muito tempo planejando e selecionando as atividades, pois ainda não os conhecia.

              Nos primeiros dias de aula era difícil estabelecer limites a alguns alunos, pois a escola é de ciclos, portanto, muitos deles têm a concepção de que a escola não reprova e que não precisam realizar as atividades em sala de aula, para passarem de ano bastava apenas frequentarem as aulas, ou seja, estar em sala. Estes insistiam em sair da sala a todo o momento, se recusando a participar das atividades propostas, preferindo escutar música no celular. Entretanto com o passar dos dias, após muita conversa, paciência, sendo sempre firmes com os combinados, acabaram cedendo, fomos aos poucos nos conhecendo e adquirindo vínculos de amizade e respeito.

              Ao passo que conhecia melhor a realidade dos alunos, foi facilitando o planejamento, a seleção dos conteúdos e do material a ser trabalhado durante as aulas. 

A motivação para aprender está relacionada com o sentido que o estudante atribui ao conteúdo da aprendizagem e às tarefas que deve realizar: saber que função tem o conteúdo e conhecer o porquê de cada uma das atividades são algumas das razões que permitem que os alunos tenham interesse. (ZABALA, 2002, p. 120). 

              Em determinados momentos, a aula não ocorreu conforme o planejado, por motivos diversos, como a falta de tempo para realização de todas as atividades propostas no plano, gincana, entre outras.  Percebi que um bom planejamento possibilita que ocorram alterações no plano de aula, a fim de que surta o efeito desejado e supra as necessidades do educando.

              Já a atividade de extensão foi super tranquila, os alunos como os integrantes da comunidade, participaram questionando, colocando suas dúvidas e até mesmo dando sugestões durante as atividades desenvolvidas. Foi muito produtiva, acabei conhecendo há todos um pouco mais.

              As experiências adquiridas durante a prática do Estágio Curricular Supervisionado I proporcionaram uma reflexão sobre como é a realidade do docente em sala de aula, podendo perceber os problemas inerentes à atividade. Compreendi que educar não é uma tarefa fácil, pois requer do educador conhecimento, paciência, dedicação e muito mais. 

                                      Quanto mais penso sobre a prática educativa, reconhecendo a responsabilidade que ela exige de nós, tanto mais me convenço do dever nosso de lutar no sentido de que ela seja realmente respeitada. (FREIRE, 1996, p. 107). 

              Este estágio foi muito importante, afinal consegui ir além dos objetivos estabelecidos. Pois não construí apenas conhecimento com os alunos, mas também sentimentos que serão lembrados com carinho. 

Referências Bibliográficas:

CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Scipione, 1998. 

FREIRE, Paulo; Pedagogia da autonomia: saberes necessário à prática educativa. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 

SACCONI, Luiz Antonio; Novíssima Gramática Ilustrada Sacconi. 23. ed. São Paulo: Nova Geração,2010. 

TRINDADE, Ana Lígia. Normalização de Trabalhos Acadêmicos: Normalização segundo ABNT. Universidade Luterana do Brasil, Biblioteca Martinho Lutero/Canoas Setor de Recursos Online de Informação, 2011. Disponível em: http://www.ulbra.br/bibliotecas/files/abnt2011.pdf. Acessado em: 13 ago. 2012, 13:29:30. 

ZABALA, Antoni; Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: ARTMED, 2002