RELATÓRIO DA VISITA AOS MONUMENTOS HISTÓRICOS DE ITAITUBA, REALIZADO NO DIA 02/08 NA DISCIPLINA...
 
RELATÓRIO DA VISITA AOS MONUMENTOS HISTÓRICOS DE ITAITUBA, REALIZADO NO DIA 02/08 NA DISCIPLINA DE ARQUIVOLOGIA
 



Ø A FONTE
A fonte da cidade com o nome Fonte Monteiro Lobato, em homenagem a um grande escritor da literatura brasileira. Esse espaço em meados de 1950 era apenas um olho d?água que era muito utilizado para banho dos moradores da cidade, já que a água que saia era sulforosa, sendo essa rica em minerais, além de sua temperatura quente, até 35º C.
Essa fonte foi descoberta quando procuravam petróleo no local. Hoje de tanto entupir e desentupir a saída de água, tudo foi perdido, tendo apenas uma fonte seca no local.
Ø A ORLA
Nessa caminhada aprendemos que a orla da cidade já foi dividida em duas praças, uma se chamava Praça Wilson Andrade Uchoa, que levou esse nome em homenagem à um garimpeiro conhecido na época, e outra parte da orla foi posto o nome de "Cacau" em homenagem a um famoso violeiro da época, sendo que nesse local há um violeiro que quando foi feita ficava em frente ao "Sonda Bar", bar movimentado da época.
Ø A BARRACA DA SANTA
Um dos monumentos mais interessantes da cidade, justamente, por causa da lenda de sua construção. Dizem que ela foi construída após um garimpeiro naufragar uma embarcação de ouro no rio Tapajós, depois do naufrágio ele fez uma promessa, que se ele recuperasse o ouro perdido ele construiria uma barraca naquele local para a santa padroeira da cidade, assim, ao conseguir encontrar o ouro, ele à construiu como prometido. É claro, que isso é uma lenda urbana da região, a construção foi feita por Silvio Macedo, quando prefeito da cidade, e seu objetivo era que ali fossem realizados eventos culturais, tanto que seu verdadeiro nome é Pavilhão de eventos culturais Edvaldo de Paiva Macedo, em homenagem à seu irmão falecido.
Ø O PAÇO MUNICIPAL
O paço municipal de Itaituba, foi a primeira prefeitura da cidade em 1857onde hoje se encontra a loja de turismo " Linda Turismo", lá podemos encontrar uma placa se referindo ao mesmo, além de podermos observar ainda a arquitetura portuguesa utilizada na época, com modificações é claro, hoje há entradas para ar condicionado e modificações na porta.
Ø A PRAÇA VICTOR CAMPOS OU PRAÇA DA BANDEIRA
Nessa praça encontra-se o busto erguido por Raimundo Pereira Brasil em homenagem ao fundador de Itaituba Joaquim Caetano Correa, atualmente essa praça é conhecida como praça da Bandeira. Essa praça foi construída em cima de um sitio arqueológico, um cemitério indígena, quando foi feita, foram achadas varias urnas funerárias, sendo a maioria delas quebradas pelos funcionários da prefeitura, justamente, pela a ignorância de não saberem do que se tratava aquilo. O mais interessante que ela é em frente ao museu da cidade. Contraditório não é?!!
Ø O PAÇO MUNICIPAL OFICIAL
O paço municipal oficial foi inaugurado em 15 de novembro de 1900, esse local não era só utilizado como prefeitura, mas sim, tinha sala de todos os órgãos públicos que funcionavam na cidade, desde os bailes de apresentação da sociedade na época até a delegacia municipal, na sala onde eram colocados os presos da cidade aconteceram varias fugas muito doidas, aqui citarei duas delas, ou seja, as mais marcantes. O Sr. Francisco Macedo fugiu do paço municipal, utilizando uma colher, com muita paciência ele cavou a parede e conseguiu fugir do local, outra fuga interessante foi a do Sr. "Cametá", utilizado para chamá-lo, conseguiu sair pelo teto e desceu pelo mastro da Bandeira do Brasil, povo criativo. Assim termino meu relatório, expondo mais uma vez a importância do estudo da história e das pesquisas de campo, afinal, como entenderemos o presente sem conhecer nosso passado?


 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Emanuelle Limenza Barros, Manu, curso História na Faculdade de Itaituba e adora pesquisas e viagens.
Membro desde agosto de 2011
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: