1 INTRODUÇÃO    Normalmente, quando se trata de assuntos teóricos, sejam de qualquer natureza, para alguns é difícil assimilar, já para outros se torna fácil. No ambiente contábil pode-se afirmar com veracidade que grande parte dos profissionais não lidam bem com teorias, porém como sempre há uma exceção, alguns se sobressaem frente a estes conhecimentos teóricos.  Este relatório tem como objetivo explicitar alguns conceitos da Teoria da Contabilidade, disciplina que é abordada em praticamente todos os cursos de graduação em Ciências Contábeis. Unindo as ferramentas tecnológicas neste estudo, utilizou-se a ferramenta online Survey Monkey, um website que tem como função a criação de questionários online para qualquer tipo de assunto, facilitando assim a coleta das informações por parte de quem as elabora.  O questionário analisado foi composto por dez questões de múltipla escolha, que se encontra no anexo deste relatório. As questões abordaram, principalmente, conceitos básicos do CPC 00, um dos primeiros estudados e que traz informações importantíssimas para o atual cenário contábil, a adaptação das normas brasileiras às internacionais.                 

RELATÓRIO E ANÁLISE DAS RESPOSTAS COLHIDAS
A primeira questão foi explicar, dentre as alternativas exibidas, o significado básico da Teoria Neocontista. Conforme o Portal Contábeis (2010) a Teoria Neocontista defende o papel da contabilidade como forma de evidenciar o patrimônio líquido, o ativo e o passivo assim como também a situação líquida das unidades econômicas onde para isto devem-se abrir contas contábeis com saldos dos valores do ativo e passivo correspondente.
 Partindo então deste princípio, tem-se que a alternativa correta seria a letra “b” e a média das respostas foram as seguintes:
A – 4% - As operações fundamentais dos processos de auditoria;
B – 53% - Explica que a função da contabilidade é de registrar e classificar contas;
C – 42% - Explica que a função da contabilidade é de demonstrar aspectos econômicos.
Pode-se ver que a teoria, de fato, causa confusão para graduados em contabilidade, pois a resposta certa não foi a com maior porcentagem de marcação.
A segunda questão abordada pedia para marcar qual é o objeto de estudo da contabilidade, sendo esta uma das perguntas mais fáceis para os profissionais contábeis que a responderam. Segundo Iudícibus (2008) o objeto da contabilidade é, de forma resumida, a ciência que estuda o patrimônio da entidade, logo a alternativa correta é a letra D. as respostas tiveram como índice de assertividade:
A – 8% - Receitas;
B – 10% - Despesas;
C – 6% - Ativo; 
D -  76% - Patrimônio Líquido.
Pelas respostas marcadas pode-se perceber que, mesmo sendo uma questão de nível fácil, alguns profissionais se hesitaram em pensar com cautela, já que este tipo de questão deve ser respondida facilmente. 

A terceira questão abordou a parte em que se deve explicar, por meio das alternativas marcadas, qual doutrina define a contabilidade como a ciência que estuda o patrimônio como grandeza real que se transforma com a evolução das atividades econômicas, ou seja, qual é a escola que defende a contabilidade como estudo do patrimônio. Como definição, tem-se que a Escola Patrimonialista defendeu a contabilidade como objeto de estudo sendo o patrimônio da entidade, logo a alternativa correta é a letra C. As respostas foram marcadas da seguinte forma:
A – 43% Neocontista;
B – 53% - Patrimonialista;
C – 2% - Renascentista;
D – 2% - Personalista.
Percebe-se, mais uma vez, que a teoria as vezes pode parecer confusa ou esquecida por profissionais contábeis que não lidam diariamente com este tipo de conhecimento, uma vez que, conforme a distribuição das respostas, as mais marcadas foram a Neocontista e Patrimonialista.
A quarta questão adentrou quanto aos esclarecimentos do CPC 00 que trata da elaboração e mensuração das demonstrações contábeis. A questão indagava qual característica qualitativa é útil quando usada para tomada de decisões. Outra pergunta simples que deve estar compreensivamente clara na mente de qualquer profissional contábil que se adeque às normas internacionais.
A – 20% - competência;
B – 8% - Entidade;
C – 57% - Relevância;
D – 14% - Continuidade.
Conforme o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, a informação para ser relevante é quando a mesma pode influenciar de algum modo a decisão do usuário, no intuito de ajudá-lo a avaliar o impacto de qualquer evento, seja passado, presente ou futuro.

A quinta questão abordou o conceito propriamente dito do CPC 00 – Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis.
A – 45% - Trata dos conceitos e definições fundamentais para elaboração e apresentação das demonstrações contábeis;
B – 10% - Trata dos objetivos da apresentação dos laudos obtidos a partir dos papéis de trabalho da auditoria;
C – 8% - Conforme esse Pronunciamento Técnico, as demonstrações contábeis são comumente elaboradas segundo modelo com base no valor justo;
D – 37% - É um Pronunciamento Técnico propriamente dito e, portanto, define normas e procedimentos sobre aspectos relacionados à mensuração ou divulgação dos elementos patrimoniais.
Conforme dito anteriormente, o CPC 00 trata das definições utilizadas nas transações e apresentações das demonstrações contábeis como um todo, logo a alternativa correta é a letra A. Percebe-se que a letra D causou certa confusão, pela semelhança na interpretação. A diferença é que o CPC 00 não trata apenas de elementos patrimoniais separadamente.
A sexta questão tratou novamente da questão da relevância das informações, muitas das vezes confundida pelos profissionais contábeis, deixando de apresentar informações claras e precisas, algo muito comum na rotina contábil. É necessário frisar por parte de todos os profissionais contábeis que a relevância é fundamental no processo de elaboração de qualquer demonstrativo contábil, uma vez que este é usado por diversos usuários que buscarão soluções para minimizar erros e maximizar resultados positivos.
A – 12% - Competência;
B – 29% - Clareza;
C – 49% - Relevância;
D – 10% - Valor Original.

Pela distribuição das respostas pode-se perceber claramente que este conceito ainda não é claro por parte dos profissionais contábeis atuantes no mercado, uma vez que outra pergunta semelhante a esta foi feita anteriormente e a distribuição das respostas não foi semelhante a esta.
A questão de número 7 partiu para a parte conceitual dos elementos patrimoniais. Esta questão queria saber qual elemento patrimonial é definido como um recurso controlado pela entidade, decorrente do resultado de eventos passados, e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade. Conforme o CPC 00, esta definição confere ao elemento patrimonial Ativo.
A – 45% - Ativo;
B – 8% - Passivo;
C – 16% - Patrimônio Líquido;
D – 29% - Receitas.
Aproximadamente metade dos profissionais contábeis entrevistados acertaram esta questão. Um conceito simples e que também deve estar fluindo com facilidade durante a rotina desses profissionais.
A oitava questão também explorou o conceito dos elementos patrimoniais. Desta vez foi questionado a qual elemento é referido quando se trata do valor residual entre o ativo após deduzido todos os seus passivos. Como alternativa tevese:
A – 6% - Despesas;
B – 10% - Receitas
C – 69% - Patrimônio Líquido;
D – 14% - Nenhuma das Alternativas;
Esta questão foi melhor em termos de assertividade. Conforme o CPC 00, o Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

As últimas questões referiam-se aos aspectos acadêmicos no que tange aos conhecimentos sobre Teoria da Contabilidade. De forma geral, a importância do conhecimento foi demonstrada como muito importante dentre os entrevistados. Em relação ao conteúdo abordado na universidade por parte do corpo docente, houve uma homogeneidade entre o bom e o ótimo.                   

CONCLUSÃO
Hoje é nítida a importância do estudo teórico por meio das universidades no que tange os aspectos contábeis e a principal preocupação por parte de todos os profissionais é a correta divulgação do trabalho contábil. A valorização da profissão entra neste contexto quando se trata dos procedimentos contábeis adotados na elaboração e mensuração das demonstrações contábeis. No momento inicial de elaboração do questionário, a intenção era que de que a assertividade das respostas fosse superior à média de 60% (sessenta por cento), uma vez que o nível das questões foi fácil, de forma que facilitasse aos entrevistados por causa da extensa rotina diária. Mas as expectativas não corresponderam à realidade. Pelo nível das respostas pode-se perceber que muito ainda deve ser trabalhado para que os profissionais da contabilidade destrinchem sabiamente os conhecimentos teóricos advindos da universidade. Não se pode deixar de lado também o corpo docente. Um bom plano de trabalho e aulas que fluam de forma com que aluno e professor saiam beneficiados é fundamental. Claro que quaisquer disciplinas teóricas são cansativas e maçantes de se ministrar e desenvolver, e cabe ao aluno em absorver o máximo de conteúdo, este que será levado por toda a sua trajetória profissional.            

REFERÊNCIAS 
Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Disponível em: <http://www.cpc.org.br/CPC/DocumentosEmitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=80>. Acesso em: 04 maio 2016. 
CONTÁBEIS. Disponível em: <http://www.contabeis.com.br/artigos/449/escolaneocontista-ou-moderna-escola-francesa/> . Acesso em: 01 maio 2016. 
IUDÍCIBUS, Sérgio. MARTINS, Eliseu. KANITZ, Stephen. TOLEDO, Alkíndar. CASTILHO, Edison. BENATTI, Luiz. WEBER, Eduardo. DOMINGUES, Ramon. Contabilidade Introdutória. 10ª edição, 2006. Ed. Atlas. 
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Sistema Integrado de Bibliotecas. Orientações para elaboração de trabalhos científicos: projeto de pesquisa, teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a American Psychological Association (APA) e o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (VANCOUVER). Belo Horizonte, 2015. Disponível em: <www.pucminas.br/biblioteca>. Acesso em: 01 maio 2016. 
SILVA, Luiz Ivan dos Santos. Disponível em: <http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/38/5_contabilidade_objeto_objetivos_e_funcoes. pdf>. Acesso em 04 maio 2016.