Relatorio de Estagio Supervisionado II Diagnostico Organizacional na Empresa Ceramica Torres.

Autor: Paulo Sergio Nascimento de Oliveira

No ano de 1978 foram iniciadas as atividades da empresa Cerâmica Torres localizada na cidade de Sobral, Estado do Ceará, tendo como fundador Jocely Dantas.
Inicialmente a empresa contava com um quadro de 60 (sessenta) colaboradores com produção media de 300.000 peças/mês, composta de telhas, tijolos e PM’s atendendo mercado local e da também da zona norte do Estado. No inicio, a empresa passou por diversas dificuldades, que foram sanadas através de um trabalho conjunto com os colaboradores e com isso foi possível diminuir gastos, através desse engajamento da equipe a empresa conseguiu aprimorar seu processo de produção e superou as dificuldades.
Em 1982, a empresa passou por uma mudança gestão assumindo a direção da empresa o engenheiro civil Fernando Ibiapina, através dessa mudança de inicio um novo ciclo na historia da Cerâmica Torres, uma fase de desenvolvimento e crescimento através dos investimentos em tecnologia e qualificação e principalmente em treinamentos e capacitação da mão de obra, a empresa tornou-se competitiva, lucrativa e com reconhecimento dos consumidores, resultando assim na conquista do premio SESI de qualidade no trabalho.
A empresa foi à pioneira no Estado a produzir o tijolo normatizado (9x19x9), de acordo com a portaria do Inmetro Nº 127 de 29/06/2005 em conformidade com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. No inicio de 2009 a empresa aderiu ao programa PSQ – Programa Setorial da Qualidade para blocos cerâmicos, e recentemente foi certificada sendo a primeira e única empresada região norte a ter esse certificado.
Atualmente a empresa esta presente nos mercados do Ceará, Piauí e Maranhão, gerando mais de100 empregos diretos e com produção de aproximadamente 1.600.000 pecas/mês, composta de tijolos, lajes e elementos vazados (combogos) e blocos estruturais.