Andresa de Sena Silva

Glauber Vinicius Santos de Oliveira

Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior

- Faculdade Fase –

RESUMO

Este artigo expõe o case da implantação do CESAD (Centro de Educação Superior a Distância), na Universidade Federal de Sergipe e assim no estado, com a implantação de novas tecnologias de informação e comunicação e as possibilidades perpassando pela educação à distância, sendo implantado na Universidade. Torna-se necessário a investigação da implantação do sistema de comunicação educacional, pois em debates sobre o tema a tendência de questões sobre a educação a distancia são sempre questionados por parte de alguns teóricos, em vertentes que se diferenciam sempre tanto pelo método de abordagem do monitoramento quanto por parte dos discentes envolvidos com um alto grau de rejeição e evasão constatados neste texto. Questões norteadoras como a evasão, aceitação, por parte dos docentes e discentes são sempre questionados desde layout educacional até a disponibilização de matérias, documentos que muitas vezes não são de grande validade intelectual.

Palavras chaves: Educação a Distância, Docência, Tecnologia, NTIC's.

1-INTRODUÇÃO

A presença dos elementos tecnológicos digitais vem promovendo um "dilúvio de dados" que a cada dia cresce de forma desordenada, exigindo meios diferenciados para acondicionar essas informações em diversas áreas do conhecimento.

Como referencial teórico, a pesquisa partiu dos estudos realizados no âmbito das teorias, por autores como: P. Levy (1993), Castro (1988), Júnior (1997),Gil (1991), Lakatos (1995), Roesch (1999), Severino (2000) e Almeida (2000), Valente (2003), Pimenta (2002), Oliveira (2001), Martino (2003), Aristóteles (1983), Nietzsch (1983). Esses autores teorizaram com o intuito de entender como os procedimentos informáticos influenciam a geração de conhecimento

Meios que permitem a recuperação distribuída de objetos digitais – textos completos, imagens em movimento, som, etc – estabelecendo como palavra de ordem a publicação na Internet e a interoperabilidade entre fontes de informação heterogêneas e globalmente distribuídas.

Este gerenciamento visa a muito mais do que armazenamento e produção, mas maneiras de gerir as informações, possibilitando aos usuários significarem os dados, transformando-os em conhecimento que podem ser partilhados por pessoas em diferentes pontos do mapa, construindo, assim, uma inteligência coletiva, que está em constante crescimento (LÉVY, 1994).

Uma inteligência que se constrói no ambiente de rede, mediante uma necessidade pontual dos seres humanos, que intercambiam os saberes, trocam e constroem novos conhecimentos e estabelecem assim um laço virtual que auxilia os seus membros no aprendizado do que querem conhecer. Ainda para Lévy, esta inteligência não prescinde da pessoal, do esforço individual e do tempo necessário para aprender, pesquisar, avaliar e se integrar a diversas comunidades, sejam elas virtuais ou não.

2-DESENVOLVIMENTO

Como referencial teórico, a pesquisa partiu dos estudos realizados no âmbito das teorias, por autores como: P. Levy (1991), Oliveira (2001). Esses autores teorizaram com o intuito de entender como os procedimentos informáticos influenciam a geração de conhecimento.

"A partir do século XX, com a ampliação do mundo, a progressiva descoberta de sua diversidade, o crescimento cada vez mais rápido dos conhecimentos científicos e técnicos, o projeto de domínio do saber por um indivíduo ou por um pequeno grupo tornou-se cada vez mais ilusório. Hoje, tornou-se evidente, tangível para todos que o conhecimento passou para o lado do intotalizável, do indominável." (LÉVY, 1991:161).

"As técnicas de simulação, em particular aquelas que utilizam imagens interativas, não substituem os raciocínios humanos, mas prolongam e transformam a capacidade de imaginação e de pensamento." (LÉVY, 1991:165).

"A distinção entre ensino 'presencial' e ensino a ''distância' será cada vez menos pertinente, já que o uso das redes de telecomunicações e dos suportes multimídia interativos vem sendo progressivamente integrado às formas mais clássicas de ensino. A aprendizagem a distancia foi durante muito tempo o 'estepe' do ensino; em breve irá tornar-se senão a norma, ao menos a ponta da lança." (LÉVY, 1991:170).

"A grande questão da cibercultura, tanto no plano de redução dos custos como no do acesso de todos à educação, não é tanto a passagem do 'presencial' à 'distância', nem do escrito e do oral tradicionais à 'multimídia'. É a transição de uma educação e formação estritamente institucionalizada (a escola, a universidade) para uma situação de troca generalizada dos saberes, o ensino da sociedade por ela mesma, de reconhecimento autogerenciado, móvel e contextual das competências." (LÉVY, 1991:172).

CARACTERIZAÇÃO E RELATO: A PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) instituiu, em 2006, o Centro de Educação Superior a Distância (CESAD). No âmbito da Educação a Distância (EAD), esta instituição vem acumulando algumas experiências: criação do Núcleo de Comunicação e Educação (NUCE), em 1996; criação da Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD), no Departamento de Educação, em 1998; e, em parceria com a Universidade Aberta e à Distância do Brasil (UNIREDE) e a Secretaria de Educação do Estado de Sergipe (SEED), foi ofertado o Curso TV Escola e os Desafios de Hoje, que atendeu cerca de 3000 alunos. Atualmente, oferece o Curso Multimídia em Educação em parceria com o Governo do Estado e municípios sergipanos.

O Programa de Educação Superior a Distância iniciou suas atividades com a oferta de setes cursos de licenciatura: Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química.

Com a criação do CESAD, foram institucionalizados pólos regionais de ensino de graduação à distância em alguns municípios do interior do Estado de Sergipe. No ano de 2007, foram contemplados os municípios de Arauá, Areia Branca, Brejo Grande, Estância, Japaratuba, Laranjeiras, Poço Verde, Porto da Folha e São Domingos. Trata-se de oferecer ao aluno de EAD maior facilidade de acesso às tecnologias da informação e da comunicação em laboratórios mais próximos de sua moradia, garantido, assim, mais interação com os tutores, professores, equipes de EAD e colegas de curso.

ANÁLISE: REALIDADE E POSSIBILIDADES DAS NTIC'S NA EDUCAÇÃO, ESPECIFICAMENTE NO CAMPO ANALISADO.

üFalta de comprometimento na implementação do sistema.

üAumento significativo do número de instituições de nível superior.

üCom a falsa idéia de democratização do acesso ao Ensino Superior.

üAlunos com falta de base na educação básica.

üO sistema é composto de doutores, coordenadores e tutores.

üEra necessário um conjunto de contato direto com os coordenadores, alunos e tutores.

HISTÓRICO

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), sintonizada com as mudanças crescentes na sociedade, graças às contínuas descobertas científicas e aos avanços das tecnologias da informação e da comunicação, possibilitando democráticas formas de acesso ao conhecimento, instituiu, em 2006, o Centro de Educação Superior a Distância (CESAD).

Com experiências consolidadas na expansão e interiorização de cursos, através do Programa de Qualificação Docente (PQD), em convênio com o Governo do Estado de Sergipe, e a criação de campi em alguns municípios sergipanos, a UFS vem assumindo uma política de democratização do acesso ao ensino superior, aliada à preocupação com a qualidade da formação que oferece.

No âmbito da Educação a Distância (EAD), esta instituição vem acumulando algumas experiências: criação do Núcleo de Comunicação e Educação (NUCE), em 1996; criação da Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD), no Departamento de Educação, em 1998; e, em parceria com a Universidade Aberta e a Distância do Brasil (UNIREDE) e a Secretaria de Educação do Estado de Sergipe (SEED), foi ofertado o Curso TV Escola e os Desafios de Hoje, que atendeu cerca de 3000 alunos. Atualmente, oferece o Curso Multimídia em Educação em parceria com o Governo do Estado e municípios sergipanos.

O Programa de Educação Superior a Distância iniciou suas atividades com a oferta de setes cursos de licenciatura: Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química.

Com a criação do CESAD, foram institucionalizados pólos regionais de ensino de graduação a distância em alguns municípios do interior do Estado de Sergipe. No ano de 2007, foram contemplados os municípios de Arauá, Areia Branca, Brejo Grande, Estância, Japaratuba, Laranjeiras, Poço Verde, Porto da Folha e São Domingos. Trata-se de oferecer ao aluno de EAD maior facilidade de acesso às tecnologias da informação e da comunicação em laboratórios mais próximos de sua moradia, garantido, assim, mais interação com os tutores, professores, equipes de EAD e colegas de curso.

A partir desta iniciativa, a intenção é que a proposta de cada curso de licenciatura oferecido pelo CESAD seja capaz de garantir o processo pessoal de construção da aprendizagem, desenvolvendo habilidades, competências, atitudes e valores necessários a sua formação profissional e vida pessoal.

Além disso, com o CESAD, uma considerável parcela da população sergipana à margem da educação superior, principalmente pela distância que se encontra da capital ou dos campi situados no interior do estado como também pela incompatibilidade de horário com as aulas do ensino tradicional, passa a ter acesso ao ensino superior de qualidade tão característico da UFS. Portanto, o CESAD favorece este processo de inclusão sem deslocá-los dos seus municípios. E ainda, atua decisivamente na formação de professores, o que vem a preencher esta lacuna no âmbito do interior do Estado de Sergipe.

De outro, a área especifica (educação e tecnologia) torna mais complexo o atendimento essa expectativa, não apenas por ser nova, por estar em processo de configuração, mas por compreender território difícil de delimitar, caracterizado por muitos deslocamentos e centro e margens, relacionados à objetivação das tecnologias e da sua incorporação educacional, bem como aos aspectos de lugares e de fluxos envolvidos (OLIVEIRA, 2001).

Na verdade, convém destacar que o aluno que ingressa através do CESAD é um aluno regular da Universidade Federal de Sergipe com a particularidade de realizar vestibular em seu próprio município e de participar das aulas através de um ambiente virtual de aprendizagem cujo acesso também é realizado em seu pólo. Assim, seu diploma é expedido e validado da mesma forma que os alunos presenciais da instituição. Acima de tudo, o aluno CESAD é um aluno da UFS. Por isso, é aplicada aos cursos oferecidos pelo CESAD a mesma qualidade de seus cursos presenciais, assim como os mesmos rigores acadêmicos, inclusive no tocante à avaliação da aprendizagem.

Como é possível verificar, no final do período contemplado por esta investigação os estudos sobre a EAD apresentam acentuado decréscimo, maior, inclusive, do que os referentes ao ensino presencial. Enquanto isso, apenas os relativos à virtualização são representados por curva ascendente. (BARRETO, 2006)

Evidentemente, o CESAD é uma iniciativa ousada e inovadora da UFS. Sua implementação enfrentou várias dificuldades decorrentes de uma ação desta magnitude. Entretanto, a soma de esforços dos gestores da UFS, da equipe administrativa do CESAD, das prefeituras municipais, do Governo do Estado e do Governo Federal vem avançando no enfrentamento destes desafios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

?Vivenciar, através de diagnóstico e posicionamento crítico, a realidade do uso das tecnologias.

?Dialogar com a realidade Educacional de Sergipe

?Perceber a realidade e os desafios da Educação diante dos novos ambientes de aprendizagem.

3-CONCLUSÃO

Este texto evidência o propósito do CESAD para com os estudantes o EAD e a Universidade Federal de Sergipe e disponibiliza a tecnologia como mais uma opção de se adquirir conhecimento acadêmico permitindo o acesso dos locais mais longínquos acabando com as paredes seculares do conhecimento. Por fim o estudo de caso tentou elucidar a implantação do CESAD na Universidade Federal de Sergipe e seus pontos positivos e negativos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARRETO. Raquel G. As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Autores Associados: Rio de Janeiro: v11 n. 31 jan/abr. 2006.

FERRETI, Celso João. et al. Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: debate multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 151 a 167.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1991.

OROFINO, Maria Isabel. Mídias e Mediação Escolar – Pedagogias dos meios, participação e visibilidade. 1. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2005.

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico; a mediação tecnológica nas práticas didático-pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, Campinas: Autores Associados: Rio de Janeiro: ANPEd, n 18, p. 101-107, set./ dez. 2001.